Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AcquaBlue

[Resolvido] processo gráfico

Recommended Posts

Um graaaaaaande saaalve a comunidade iMaster!!

Estava morrendo de saudades de entrar aqui depois de um 2009 muito louco que eu tive, e vou começar com chave de ouro aqui na parte de produção gráfica. Espero que possam me ajudar.

Ja faz um bom tempo que eu não mexo com desenhos, mas nessa ultima semana recebi um trabalho bem interessante e desafiador que eu aceitei (não é profissional, as quero fazê-lo direito).

Trata-se de um adesivo. Peça única que eu tenho que produzir na cor branca, que terá uma dimensão retangular de aproximadamente 40cm por 20cm (ainda não fechei com detalhes a medida). Mas eu nunca mexi com esse tipo de trabalho, e gostaria de saber como proceder para que o trabalho saia com boa qualidade da gráfica e o que eu devo cobrar e procurar quando for atrás de quem for prestar esse serviço para mim.

Especificamente se trata de uma imagem tribal, que vai exigir recorte em um adesivo transparente com o desenho em branco. Vou produzir a imagem no Illustrator. Eu não faço idéia de como funciona o processo de corte e o que eu preciso enviar a grafica além do desenho vetorial. Para piorar não se tipo de "papel" pode ser usado nesse tipo de produção, mas eu imagino algo semelhante aos adesivo "aplicaveis" como os usados em personalização de carros por exemplo. Alguém sabe o nome?!

Olha, o desenho esta sendo produzido aqui, e enquanto isso eu estou a buscar essas respostas, espero que vocês não se importem de guiar esse leigo na produção gráfica! :D

Um fortíssimo abraço a todos!

Obrigado desde já! ;D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acqua,

Pelo que entendi, você mesmo respondeu sua própria dúvida.

O ideal é que seja feita em recorte no vinil mesmo.

Mas como não entendi plenamente, pergunto:

- Onde será aplicado?

- Só terá uma cor (branco)?

Compartilhar este post

Link para o post

Manda o arquivo fechado em PDF (em 300dpi, é claro) e cuidado pra não passar dos 320% na soma dos valores CMYK. De resto, siga as práticas já usadas em qualquer outro material destino à impressão. ;)

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aí que tá Junior...

É impressão ou recorte?

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera, é assim. A aplicação vai ser feita em um VIOLÃO e vai ser só branco mesmo, pois o violão em questão é preto e minha amiga (no caso quem esta me pedindo isso) quer só as duas cores (até agora ela so quis 2 cores...).

Vai ser basicamente um...

"Decalque"! (Nossa, eu acho que eu to me respondendo. Acabei de procurar o significado no google de decalque é a basicamente isso mesmo!)

Mas então, tudo certo: mandar o arquivo em .pdf com 300dpi e não passar os 320% (eu dei uma lida ja nos fixos http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif), mas eu mando o que no arquivo!?

Minha maior dúvida é a respeito do q que as gráficas vão precisar para realizar tal trabalho. No caso a figura, certo. Mas e o corte? Como é feito, o que eles precisam e como se chama esse tipo de serviço?

Decalque? Adesivo? Corte especial?! Eu ja vi tanto nome que eu não sei como procurar pela gráfica certa por que eu não sei como procurar pelo serviço, entende? É uma coisa bem leiga mesmo!

Forte abraaços!

Compartilhar este post

Link para o post

Simplificando...

Isso vai ser feito em uma ploter de recorte ou serigrafia.

90% das gráficas não trabalham com este material.

Você deve procurar empresas do ramo de comunicação visual.

Não precisa fechar este arquivo em PDF (a não ser que você tenha muita certeza do que está fazendo).

Caso seja recorte, não deve ter contorno, estes deverão ser transformados em objetos.

Como é em duas cores, eles recortarão cada cor por vez e montam as duas em uma máscara transparente para aplicar no violão.

Poderia (eu disse poderia) ser feito também em impressão digital em gráfica expressa. Mas como vai haver impressão de branco, isso pode ser um empecilho, visto que são poucas gráficas digitais que trabalham com cores especiais (sim! branco em gráfica é especial).

Compartilhar este post

Link para o post

Uhhm, entendi. Vou ter um belo trabalhinho aqui então ainda com essa história do contorno.

Porém se o arquivo for passado fechado em PDF o contorno afeta em algo?

Fora isso, agora que você falou da cor Branca ser especial me veio uma coisa que eu não sei se é possivel.

Será que existe uma forma de eu requisitar somente o recorte em papel adesivo branco?

Em vez de eu mandar um arquivo com a imagem, envia-los somente um "negativo" para corte?

Por que inicialmente eu estava pensando em papel transparente mas por uma segurança de a imagem não ficar com falhas, pedacinhos faltando e tudo mais (eu iria instruir um corte dando uma margem de alguns milímetros da borda dos desenhos), mas vista dessa questão do branco me surgiu essa alternativa....

Compartilhar este post

Link para o post

Será que existe uma forma de eu requisitar somente o recorte em papel adesivo branco?

Em vez de eu mandar um arquivo com a imagem, envia-los somente um "negativo" para corte?

Isso mesmo! Você pode mandar recortar o vinil branco e nada mais.

Caso tenha mais uma cor, esta deverá ser feita em um recorte separado e depois montado sobre a máscara.

Até que eu entendi, seu arquivo não necessita de impressão, somente recorte.

Quanto ao contorno, a ploter não "enxerga" a espessura. Ela trata o recorte como se visualizasse em wireframe (aramado). Por isso deve ser feita a conversão do contorno em objeto.

Neste caso, sendo recorte, é mais recomendável, importar em EPS, ao invés de fechar em PDF.

Poste uma imagem do seu job, para ver se exisite outra possibilidade e ver se estou orientando corretamente, pois estou me baseando pelo que estou entendendo.

A ideia é semelhante a dessa imagem:

Imagem Postada

Um vídeozinho do processo de aplicação após o recorte.

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=ty_IcmVGG4c

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa senhora DiMinas!!

Magaaavilha brother!! Com todo respeito eu te amo! Hahahahahahaha!

Cara é exatamente isso ai que você mostrou que eu to precisando!!

Quanto ao contorno tranquilo isso eu dou um jeito facilmente agora... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Bem, como eu ja fiz várias imagens diferentes vou passar um pedaço de uma delas para vocês darem uma olhada. Espero que não se importem se for um pedaço xD

Eu particularmente tenho medo desse pessoal que achas as coisas no google e não é do forum >_<"

Imagem Postada

Forte abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Massa Acqua!

É isso aí mesmo. Só tome cuidado aonde você vai mandar fazer este recorte, pois tem muita empresa que mal sabe o que é um arquivo com exensão "ai". Assim eles pegam este arquivo e importa para o Corel e isso costuma dar pau.

Mande este arquivo original (ai) junto com um arquivo exportado em EPS e para garantir um jpg.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.