Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tubadc

Metodologia de Desenvolvimento XGH

Recommended Posts

Dale Galera, está matéria é para descontrair um pouco mas ao mesmo tempo, fazer uma crítica a metodologias de desenvolvimento que não seguem padrão nenhum...

Certa vez estávamos com uma bucha daquelas sem solução na mão, até que um de nossos pequenos gênios aqui da empresa resolveu o problema, com uma gambiarra monstruosa, e nos apresentou o método XGH...

 

Você com certeza já usou ou, conhece alguem que usa... hahaha segue o link do método e como funciona.

 

XGH

 

 

eXtreme Go Horse (XGH)

 

1- Pensou, não é XGH.

 

XGH não pensa, faz a primeira coisa que vem à mente. Não existe segunda opção, a única opção é a mais rápida.

 

2- Existem 3 formas de se resolver um problema, a correta, a errada e a XGH, que é igual à errada, só que mais rápida.

 

XGH é mais rápido que qualquer metodologia de desenvolvimento de software que você conhece (Vide Axioma 14).

 

3- Quanto mais XGH você faz, mais precisará fazer.

 

Para cada problema resolvido usando XGH, mais uns 7 são criados. Mas todos eles serão resolvidos da forma XGH. XGH tende ao infinito.

 

4- XGH é totalmente reativo.

 

Os erros só existem quando aparecem.

 

5- XGH vale tudo, só não vale dar o toba.

 

Resolveu o problema? Compilou? Commit e era isso.

 

6- Commit sempre antes de update.

 

Se der m*****, a sua parte estará sempre correta.. e seus colegas que se fodam.

 

7- XGH não tem prazo.

 

Os prazos passados pelo seu cliente são meros detalhes. Você SEMPRE conseguirá implementar TUDO no tempo necessário (nem que isso implique em acessar o BD por um script malaco).

 

8- Esteja preparado para pular fora quando o barco começar a afundar… ou coloque a culpa em alguém ou algo.

 

Pra quem usa XGH, um dia o barco afunda. Quanto mais o tempo passa, mais o sistema vira um monstro. O dia que a casa cair, é melhor seu curriculum estar cadastrado na APInfo, ou ter algo pra colocar a culpa.

 

9- Seja autêntico, XGH não respeita padrões.

 

Escreva o código como você bem entender, se resolver o problema, commit e era isso.

 

10- Não existe refactoring, apenas rework.

 

Se der m*****, refaça um XGH rápido que solucione o problema. O dia que o rework implicar em reescrever a aplicação toda, pule fora, o barco irá afundar (Vide Axioma 8).

 

11- XGH é totalmente anárquico.

 

A figura de um gerente de projeto é totalmente descartável. Não tem dono, cada um faz o que quiser na hora que os problemas e requisitos vão surgindo (Vide Axioma 4).

 

12- Se iluda sempre com promessas de melhorias.

 

Colocar TODO no código como uma promessa de melhoria ajuda o desenvolvedor XGH a não sentir remorso ou culpa pela cagada que fez. É claro que o refactoring nunca será feito (Vide Axioma 10).

 

13- XGH é absoluto, não se prende à coisas relativas.

 

Prazo e custo são absolutos, qualidade é totalmente relativa. Jamais pense na qualidade e sim no menor tempo que a solução será implementada, aliás… não pense, faça!

 

14- XGH é atemporal.

 

Scrum, XP… tudo isso é modinha. O XGH não se prende às modinhas do momento, isso é coisa de v****. XGH sempre foi e sempre será usado por aqueles que desprezam a qualidade.

 

15- XGH nem sempre é POG.

 

Muitas POG’s exigem um raciocínio muito elevado, XGH não raciocina (Vide Axioma 1).

 

16- Não tente remar contra a maré.

 

Caso seus colegas de trabalho usam XGH para programar e você é um coxinha que gosta de fazer as coisas certinhas, esqueça! Pra cada Design Pattern que você usa corretamente, seus colegas gerarão 10 vezes mais código podre usando XGH.

 

17- O XGH não é perigoso até surgir um pouco de ordem.

 

Este axioma é muito complexo, mas sugere que o projeto utilizando XGH está em meio ao caos. Não tente por ordem no XGH (Vide Axioma 16), é inútil e você pode jogar um tempo precioso no lixo. Isto fará com que o projeto afunde mais rápido ainda (Vide Axioma 8). Não tente gerenciar o XGH, ele é auto suficiente (Vide Axioma 11), assim como o caos.

 

18- O XGH é seu brother, mas é vingativo.

 

Enquanto você quiser, o XGH sempre estará do seu lado. Mas cuidado, não o abandone. Se começar um sistema utilizando XGH e abandoná-lo para utilizar uma metodologia da moda, você estará fudido. O XGH não permite refactoring (vide axioma 10), e seu novo sistema cheio de frescurites entrará em colapso. E nessa hora, somente o XGH poderá salvá-lo.

 

19- Se tiver funcionando, não rela a mão.

 

Nunca altere, e muito menos questione um código funcionando. Isso é perda de tempo, mesmo porque refactoring não existe (Vide Axioma 10). Tempo é a engrenagem que move o XGH e qualidade é um detalhe desprezível.

 

20- Teste é para os fracos.

 

Se você meteu a mão num sistema XGH, é melhor saber o que está fazendo. E se você sabe o que está fazendo, vai testar pra que? Testes são desperdício de tempo, se o código compilar, é o suficiente.

 

21- Acostume-se ao sentimento de fracasso iminente.

 

O fracasso e o sucesso andam sempre de mãos dadas, e no XGH não é diferente. As pessoas costumam achar que as chances do projeto fracassar utilizando XGH são sempre maiores do que ele ser bem sucedido. Mas sucesso e fracasso são uma questão de ponto de vista. O projeto foi por água abaixo mas você aprendeu algo? Então pra você foi um sucesso!

 

22- O problema só é seu quando seu nome está no Doc da classe.

 

Nunca ponha a mão numa classe cujo autor não é você. Caso um membro da equipe morra ou fique doente por muito tempo, o barco irá afundar! Nesse caso, utilize o Axioma 8.

 

 

 

 

Abs

 

 

 

 

OBS: não sei se aqui é o lugar certo para postar este tipo de matéria, acredito até que deveriamos ter uma área de Gerenciamento de Projeto, Framewroks Ágeis e outros ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Movido:

 

Artigos, Tutoriais e Matérias (PHP) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Entretenimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AUHuAHuaHuaHa eu ri http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É engraçado, mas não entendi a critica as metodologias.

Primeiro, padrão de que? Nós não construimos casas, prédios que seguem padrões. Construimos softwares!

Nosso trabalho está mais ligado ao do artesão do que ao do engenheiro.

 

Eu já usei algumas metodologias e sei que todas tem virtudes e defeitos, mas pelo que mais acompanho o maior defeito delas não está nas especificações ou nas boas práticas e sim em quem as aplica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.