Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

danielfreddy

D90 com flash sb600

Recommended Posts

Amigos,

 

Gostaria de ajuda para configurar da melhor forma possível a minha Nikon D90 e o flash SB600, de forma que o rosto das pessoas não fiquem estourados e com aquele brilho na testa.

 

Utilizando o difusor incorporado, o zoom fica em 14. Para uma receita de bolo:

 

ISO

Abertura

velocidade

Distancia Focal

Distancia da lente/maquina ao rosto.

 

Sei que todos os valores são relativos já que dependem de muitas variáveis. Já tentei de varias formas sem tem uma forma padrão básica.

 

Para flash rebatido no teto os valores tem que ser difentes.

 

Se for colocar o flash remoto, é necessário disparar o flash da maquina, a localização do remoto deve ficar em qual posição/distância relativa ao rosto.

 

 

Abs,

Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros,

 

Estou postando uma foto com os principais parâmetros. Não estou preocupado da composição da foto e sim das cores, principalmente da pele.

 

Maquina Nikon D90;

Flash SB 600 colocado na sapata da maquina;

Programa M Manual

Abertura f/9.5

Velocidade 1/125

ISO 200

Dist. Focal 48.0 mm

Zoom no Flash 14

Difusor do flash abaixado, nesta situação o zoom fica permanente e 14.

 

Imagem Postada

 

Aguardo criticas referente a configuração usada.

 

Câmera: Nikon D90

Exposição: 0,008 sec (1/125)

Abertura: f/9.5

Distância focal: 48 mm

Distância focal: 47.6 mm

ISO: 200

Compensação de exposição: 0 EV

Flash: On, Red-eye reduction, Return detected

 

Abs,

Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu não manjo defotografar com flash, primeira vez que usei foi semana passada, usei no modo acho que é MANUAL ou algo assim (não é o TTL), você define a abertura no flash igual da camera, o ISO na camera você define por exemplo 200 ou 400 e depois compensa o flash qnto menor a carga no flash (ex: ISO 100 flash - ISO 400 camera) ele vai jogar mais luz, qto maior (ex: ISO300 flash - ISO 400 camera) eles irá jogar menos luz pois entende que não precisa compensar, fiz no modo rebatido, com um rebatedor de plastico branco fixado com velco bem maior que o do flash apenas e obtive resultado assim:

 

Imagem Postada

 

Model Canon EOS DIGITAL REBEL XSi

Date/time original 06/03/2010 21:43:16

Shutter speed value 1/128 s

Aperture value f/5.6

ISO speed ratings ISO 400

Exposure bias value 0.00 eV

Metering mode Spot

Focal length 28 mm

White balance Manual white balance

 

 

eu gostei dessa cor de pele do garotinho apesar de aparentar não estar inteiramente homogênea, repare na luz nas pernas, no corpo e rosto

mesmo que a cor dele não seja igual por inteiro principalmente a perna ficou mais claro que o tronco, mas pode ser pela sua posição e a dele, mas está bem suave

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diogo,

 

O que eu acho mais difícil no momento ´a utilização do flash. O problema é o estouro ou o brilho no rosto.

 

Ao utilizar o flash incorporado existe maior controle sobre potência de luz, porém é fraco para distancias maiores.

 

Por este motivo estou usando o SB600, da seguinte forma:

 

Para disparar fotos sobre rostos fico a uma distancia de 2 a 3 mts., baixo o difusor, este aumenta o ângulo de cobertura para objetiva de 14mm. ISO 200/400, velocidade 1/125, abertura 8.0 a 12 e acerca com zoom, nesta condição o flash não muda de potência para 14mm. O resultado e mais ou menos.

 

Quando retiro o difusor, a potência do flash é alterada em função da distancia focal, logicamente a maior distancia focal maior é a potência da luz. Para fotografar para longe é muito bom pois fica todo iluminado. Mais apresenta brilho no rosto.

 

Tenho conseguido melhorar um pouco colocando o flash em condição vertical (apontando para cima)e um difusor adaptado colado com velcro acompanhando a direção da luz (para cima).

 

De qualquer forma é muito difícil conseguir que o rosto e a pele do corpo da pessoa fique sem brilho e de cor natural (verdadeira).

 

Veja estas fotos:

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

 

Eu queria uma receita de bolo.

 

Abraços,

Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estas ultimas fotos estão incríveis, a segunda estourou somente um pouco perto do olho esquerdo mas está bem suave para flash dedicados

eu não manjo muito então não sei o que é possível fazer com um flash TTL NA CÂMERA, pois sei que disparando fora do corpo o resultado é bem diferente, pois você faz a direção da luz melhor.

 

eu usei desse modo que você citou, com um velcro e tal... é uma forma de rebater a luz e deixar ela mais suave.... existem outros aparatos que deixam a luz mais difusa, como estes difusores:

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

este segundo é muito usado por profissionais na área de eventos, eu nunca usei mas já vi alguns reviews na internet e o resultado foi muito bom, não são muito caro em torno de R$30 e R$70 ... se achar caro no http://www.instructables.com/photography existem tutoriais de como fazer difusores caseiros com grande resultados, eu nunca testei pois não possuo flash pra minha.

 

alguns resultados INCRÍVEIS com o Lightsphere (esse segundo difusor arredondado), podem ser encontrado no Flickr http://www.flickr.com/search/?q=lightsphere&ss=2&m=tags

 

Imagem Postada

sem difusor / com difusor

 

Imagem Postada

580EX + Lightsphere

 

Imagem Postada

28-135mm + 430EX + Lightsphere

 

Imagem Postada

18-70 + SB800 + Lightsphere

 

existem várias maneiras, além de rebater no teto... eu acho a luz mais suave, só que o teto não pode estar muito alto, basta girar a direção do flash pra 90º dependendo da altura do flash terá de aumentar a carga, isto faz com que o consumo da bateria também seja maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei a cor da pele da moça que está dançando perfeita, eu tenho esse difusor Lightsphere, acho ele um pouco exagerado. Até agora fiz algumas fotos, sem ter analisado o resultado.

 

Vou esperar algumas das minhas netas e testar, com algumas variações, distância, ISO, vel, abertura etc.

 

Depois coloco para criticas.

 

abraços,

daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem legal os estudos amigo Daniel, continue.

 

E coxa, excelentes as fotos que achou hein, muito bom mesmo esse lightsphere!

 

O que seria este lightsphere??? :(

 

Essas fotos são incriveis....sem duvida a qualidade aumenta bastante com o flash externo :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.