Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gabi tardivo

Necessario MovieClip?

Recommended Posts

Gente,

Sou novata nessa area.

Estou fazendo um site, onde basicamente existe um Menu Fixo na lateral, e uma "caixa" que contém todas as informações, e a cada link dentro dessas caixas ha textos, etcs.

Tenho duas dúvidas:

- Me disseram que se eu fizer um MovieClip consigo fazer com que a cada link, esse MovieClip se comporte de uma maneira (correto?) Por exemplo, ao clicar o link contato, dentro dessa caixa, o MovieClip se direciona para o formulario de contato. Sendo assim não é necessario fazer vários frames...

Outra duvida:

- Em um dos links, há um sublink. Por exemplo, escolhi link Bola, e dentro ha as opções azuis, verdes e etc. Queria que os outros links se distanciassem para que o sublink ficasse a mostra, deu pra entender? rs..

Obrigada gente! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi gabi, tudo bem.

Fiquei em dúvida quanto a algumas partes do seu tópico.

existe um Menu Fixo na lateral, e uma "caixa" que contém todas as informações, e a cada link dentro dessas caixas ha textos, etcs.

Não entendi o que é a "caixa".

A melhor forma é que as suas páginas sejam arquivos externos (swf).

Neste caso, como está começando, fica mais fácil criar um movie clip que servirá de alvo (ou container) onde suas páginas serão carregadas ao acionar os links do menu.

Crie um shape exatamente do tamanho de suas páginas no mesmo arquivo onde está o menu, converta em movie clip, adicione o instance name, clique 2 vezes para abrir o movie clip e delete o shape. Será um movie clip "vazio", mas servirá como local de exibição.

Depois, precisa declarar no código que ao clicar nos botões (exemplo: empresa, produtos, contato) as páginas serão carregadas no "container_mc".

Quanto aos sublinks do menu, já é um pouco mais trabalhoso, não adianta apenas criar uma animação, vai precisar usar action script para fazer a estrutura funcionar. Isso não dá para lhe explicar em algumas palavras, aprendi em um curso, e levamos 2 aulas para montar e compreender o que estavamos fazendo.

Eu uso AS3, não sei lhe indicar nenhum tutorial para a criação do menu como você deseja.

Fica legal que você informe a versão do AS que está usando.

Publique o código, se necessário, acionando o ícone < > e colando entre code e /code, isso facilita a visualização, e outros colegas poderão auxiliar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada pela ajuda gente!

Elektra,

Estou usando AS2. Não sei se de repente é melhor migrar para o AS3, me disseram que era mais fácil.

Uma solução que eu fiz, foi criar vários layers com os links, e em cada link correspondia a um frame na timeline, fiz certo?

Quanto ao sublinks, você pode me dizer como eu posso pesquisar esse problema?

Muito obrigada de novo!

Compartilhar este post

Link para o post

gabi, não sei lhe indicar nenhum tutorial para lhe auxiliar com o menu.

O que posso lhe sugerir é que publique uma imagem de como você está tentanto fazer os sublinks e qual o action que está usando para isso, talvez os colegas do AS2 possam lhe dar uma idéia.

Como mencionei, fazer o menu abrir é fácil, basta criar uma animação pela timeline mesmo, a questão é o action que faz permanecer aberto e permite clicar, e também o cálculo com relação ao palco para definir que ao retirar o mouse o menu irá retornar a posição inicial.

No site ffiles.com tem muitos templates em AS2, talvez encontre algo semelhante ao que deseja.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Há várias maneiras de se fazer isso..

Acredito que o que você esteja falando seja..

que os link sejam cada um um Movie clip

e o conteúdo seja outro MovieClip com vários frames, q cada frame corresponde há um conteúdo ligado a um link do menu.

Dessa forma você vai continuar precisando de vários frames, só que dentro do MovieClip e não direto no palco.

Acho que a única vantagem disso é que vai ficar um pouco mais organizado do que se fosse tudo direto no palco...

Mas é possível sim... nos links você colocaria no onRelase deles o comando, conteudo_mc.gotoAndStop(x), no caso x seria o frame

do conteudo correspondente..

Outro jeito seria.. em vez de deixar os conteudos, cada um em um movieclip e deixar na biblioteca e um movieClip vazio no palco(além dos links), ae você teria que ir nas propriedades deles

e deixar eles exportados pra actionscript, aí no comando onRelease dos links você colocaria a ação conteudo_mc.attachMovie(nome da biblioteca, novo nome, nivel)

////

No caso dos sublinks você teria que fazer com que a posição dos movieclips (_x e _y) fossem relativas uns aos outros.

Daria pra colocar no onEnterFrame deles, para que verificassem a todo momento as posições.

por exemplo, com dois links, link1 e link2, são dois movieclips, o link1 tem dois sublinks, o moviclipe dele tem dois frames, o primeiro soh ah o link1 sem sublinks, o segundo frame

tem o link1 e os dois sublinks, ou seja qdo o link1 tah no frame2 sua altura eh maior.

o q teria q fazer eh no onEnterFrame do link2 ficar verificanfo a altura do link1, e setando o valor do _y dele. por exemplo

link2.onEnterFrame = function() {

this._y=link1._y + link1._height + 10

}

ou seja o _y do link2 vai ficar recebendo o valor do _y + altura + 10(isse seria uma margem para nao ficar grudado) do link1.

Espero que tenha entendido, para começar rsrs, seria melhor se você postasse uma imagem do seu layout, para visualizarmos melhor.

Quaçqur coisa estamos aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Há várias maneiras de se fazer isso..

Acredito que o que você esteja falando seja..

que os link sejam cada um um Movie clip

e o conteúdo seja outro MovieClip com vários frames, q cada frame corresponde há um conteúdo ligado a um link do menu.

O habitual é que o menu seja um movie clip, e os demais sublinks sejam animações com "buttons" na timeline interna.

A questão é definir uma variável Booleana false para o menu fechado, mais três functions (abrir, fechar e verificar frames), considerando os frames para o "gotoAndPlay" e as posições "X" e "Y" com relação ao stage para mouse_over.

Como mencionei, é necessário visualizar a forma e como os objetos foram utilizados, além do action, indispensável.

Sem isso, não dá nem para começar.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi gente!

Obrigada pela ajuda!

Segui alguns tutoriais de menu. Consegui fazer menu em movieclip agora estou com seguinte problema:

quando clico em "contato" aparece o movieclip correspondente.

Depois escolho a seção "coleções", automaticamente o movieclip abre o sublink, mas o movieclip de "contato" permanece aberto e tudo se desloca junto com sublink.

Vou deixar o endereço do teste:

http://www.daschlingerie.com.br/teste/teste/index.html

o que pode ser?

Obrigada de novooo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ao clicar em COLEÇÕES" além de abrir o menu é necessário o action para carregar outra página.

No sublink basic abre uma "galeria", encobrindo parte do menu.

Ficou estranho mesmo o deslocamento do formulário de contato ao clicar no menu, mas precisa informar se o menu foi criado direto na timeline principal, se cada item for um movie clip com anima interna é outra história.

Como não mencionou detalhes quanto a criar o menu, pensei em outra possibilidade, links horizontais, sublinks com anima independente em mouse over, daí mencionar a posição em relação ao stage. Você encontrou uma solução legal, bem mais simples de fazer.

O tamanho do seu layout gera rolagem horizontal, certamente desenvolveu para monitores widescreen. Estou visualizando em um tela de 19, fica visível apenas o "d" e uma parte do "a" do logo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Elektra,

Estou chamando SWF externos. Mas quando abro um, ele sobrepoe ou fica por baixo do outro. Não estou conseguindo criar os levels. Você pode me dar uma luz?

Obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi gabi, eu uso AS3.

Fica legal você informar o código que está usando, outros colegas podem colaborar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Elektra,

Obrigada pela força! Desculpa te encher a paciência :)

Estou postando código em AS2 que estou usando. Problema que cada vez que ele abre um SWF externo, sobrepõe outro. Já tentei usar level, mas erro continua. O que posso fazer?! Outra coisa, posso usar target e level juntos?!

Segue código:

createEmptyMovieClip ("container", vazio);

loadMovie ("swf/onde.swf", vazio);

vazio._x = 339.9;

vazio._y = 132.8;

Obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

Também estou aprendendo, gabi.

Tenho o maior prazer em colaborar com o pouco que sei.

A finalidade do fórum é essa, será sempre bem vinda.

Abraços e sucesso no seu trabalho ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.