Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diego Engel

Como planejar um website?

Recommended Posts

Bom dia pessoal...

 

Estou com a idéia de montar um site, porém faz muito tempo que não mecho com isso e estou totalmente desatualizado...

 

Não sei qual metodologia é utilizada no planejamento e contrução de um web site e nem as tecnologias mais comuns para isso atualmente, poderiam me ajudar?

 

Desde já, muito obrgado !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Diego, bom dia. Tudo certinho?

 

Bom, isso varia muito de projeto para projeto! Mas as tecnologias mais utilizadas são HTML, CSS e PHP. Para quem ta começando agora eu recomendaria estudar bastante sobre HTML e CSS, que seria o básico, sem saber isso você não vai sair do Photoshop/Fireworks ;)

 

Sobre as metodologias utilizadas, também varia de profissional para profissional. Recomendo que leia algum livro sobre Metodologia Ceintífica!

 

Espero ter ajudado.

 

Um abraço,

Allan P. Franck

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De forma bem resumida:

 

1 - Arquitetura de Informação

Nesta etapa você faz o levantamento de requisitos, e faz a prototipagem em wireframes de como quer que o site fique. Tbm é levado em conta a usabilidade, acessibilidade, etc.

 

2 - Design

Com o wireframe em mãos, o designer fará o design do site em uma ferramenta de preferencia dele. (photoshop, fireworks, gimp, etc)

 

3 - Desenvolvimento Front-end

Com o design completo, o profissional desta etapa, montará o HTML o CSS, etc. Nesta etapa recomendo que utilize padrões webstandarts para o desenvolvimento.

 

 

4 - Desenvolvimento back-end

Aqui entra a programação pura do site/sistema (java, php, asp, etc...)

 

5 - Testes de Qualidade

É muito importante os testes no sistema, ou seja, a homologação, para garantir que oq irá ao ar, seja com qualidade e funcionando.

 

6 - Implantação

Realiza o deploy do site, ou seja, publica na internet/intranet.

 

E seja feliz!!! Em meu blog eu posto bastante sobre arquitetura de informação e design. Se quiser saber mais é só dar um pulo lá. Qualquer coisa, tamos ae.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

há dois pontos essenciais

 

 

comercial

técnico

 

o lado técnico dependerá do lado comercial

 

"lado comercial" não significa necessariamente ser "comercial", é uma generalização que quer dizer "modelo de negócio"

 

a parte técnica depende do modelo de negócio.

 

sugiro começar a análise por aí

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se é a maneira certa, mas para mim, sempre faço desta forma:

Design:

 

Planejo primeiro o HTML, sem nem tocar no CSS, após concluir o HTML, parto para o CSS. Ultimamente me privo de várias imagens, trabalho mais com o CSS.

 

Vale a pena dar uma olhada:http://www.w3c.br/Home/WebHome

 

Programação:

 

Na hora de programar,planejo primeiro as páginas da administração, sem nem ao menos tocar no PHP(linguagem que uso atualmente para programação WEB). Após concluir todas as páginas, parto para a programação, procuro criar minhas classes(POO), isso é altamente vantagoso, sem falar que temos as funçoes, assim economizamos código na hora de utilizar tal comando em um determinado local.

 

Bom, é assim que trabalho e sempre deu certo e estou contente com meu desempenho.

 

:!: Mas não se esqueça,você não pode deixar nenhum reply deste tópico afetar o jeito como você se sente bem trabalhando, apenas procure programar de forma correta e flexível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pague alguém que seja bom nisso. Ganhará tempo e tempo é dinheiro. Não perca tempo reaprendendo algo que abandonou a tempos.

sinto descorda com você nessa parte, estamos em um forum onde poderemos muito bem aprender tudo novamente, mesmo que tempo seja dinheiro, ele só é dinheiro quando tem como base o conhecimento, e é de nosso direito e dever não negar-mos a ninguém, não mim entenda mal, só não acho que deveriamos pedir para alguém desistir de nada que se tenha interesse, apenas saiba separar e estudar bem organizado que você consegue sem problemas.

 

minhas técnicas, estou começando a utiliza-las agora, domino CSS e HTML nos padrões WEB porém nunca tinha visto isso como um ponto bom, sou programador e estou tentando desenvolver sites agora, espero até conseguir montar minha equipe, apesar de ser decepcionante receber algumas reclamações de veteranos no ramo, não baixo a cabeça , o melhor de tudo é nunca desistir de tentar.

 

primeiro eu faço a estrutura, criação de janelas agora que vim saber que é wireframes, já aplicava a técnica e nem sabia como erá chamada, enfim depois de algumas discurções com o cliente, parto para o design, faço varios layouts, monta imagens, troca isso aquilo, gosto de deixar um site dinamico, por que para mim não tenho interesse que tem aquela imagem ali, parada , sem mais nem menos, está lá simulando alguma coisa, agora temos que parar e ter uma reflexão do site, para poder, saber o sentido real daquilo, depois parto para a implementação para browser, faço os sistemas de controle e pronto.

 

desculpa pessoal pelo post longo, estou grato em poder ajudar alguém que é como eu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.