CappiLevi 1 Denunciar post Postado Março 3, 2010 Olá, é só para tirar uma dúvida. o moderador Thiago Retondar dividiu um tópico na qual eu publiquei uma mensagem, ou melhor, fiz uma reaproveitação de um tópico já publicado no fórum... este era de 2007. Segue o link: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/385177-lista-nao-fica-sem-espacamento-entre-itens/page__gopid__1497234entry1497234 O pessoal do fórum está sempre dizendo para reaproveitarmos tópicos já publicados, para não haver conteúdos repetitivos. Bom, foi o que fiz, porque era o assunto que eu queria saber e não tinham resolvido o problema. Por isso continuei com a discussão apesar do tópico ser antigo. Afinal, devemos ou não aproveitar tópicos já publicados? Ou devo publicar um novo tópico mesmo que já exista um com o assunto que estou procurando? Na minha opinião não deveria haver isso de divisão de tópicos em casos como este, em que não encontraram uma solução ainda. Porque assim, aquele tópico antigo nunca terá uma solução, porque as mensagens que eu publiquei no tópico antigo, com a solução do problema, transformaram-se num novo tópico. Se alguém encontrar aquela página antiga a procura da resposta, através do Google por exemplo, não seria melhor que lá tivesse a solução do problema? :huh: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Março 3, 2010 Ultimate, Essa questão depende da interpretação de cada moderador. No caso específico que você menciona, o moderador agiu corretamente, pois o seu post, apesar de ser relacionado ao tema principal do tópico em questão, poderia ramificar-se para assuntos fora do foco principal. Abordando o caso mais detalhadamente, no referido tópico existem links que poderiam estar quebrados ou com o conteúdo original modificado, pois o tópico é do ano de 2007. Veja os posts #4 e #5. As respostas subsequentes foram baseadas no link postado no post #5, o qual, está fora do ar atualmente. Há casos específicos em que permitimos que os membros postem em tópicos antigos, desde que estejam dentro de critérios pré-estabelecidos internamente pela equipe de moderadores. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Março 3, 2010 Opinião de usuária. Quando observo algum colega ressussitando posts muito antigos ou [RESOLVIDO] sugiro a abertura de um novo tópico. Penso que é válido usar o link original sobre o assunto como referência ou para evitar comentários desnecessários (redundância de informações que já foram testadas). Penso que seria interessante, após algum tempo (por exemplo, 1 mês) bloquear novos posts em tópicos dados como [RESOLVIDO]. Condição mais que suficiente para que o autor pudesse solicitar, se necessário, a reabertura a algum dos moderadores. Eu já tive tópicos abertos por uns 4 meses, sem solução ou novos posts, mesmo assim, quando consegui resolver com auxílio externo, voltei para informar a situação e solicitar o fechamento. O que for mais antigo, vale para referência e pesquisa. O Google é sempre excelente por se renovar a cada dia. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Giovani 104 Denunciar post Postado Março 3, 2010 Elektra, o que você disse no parárafo abaixo ficou muito bom. É exatamente essa questão de referência que deve ser observada. sugiro a abertura de um novo tópico. Penso que é válido usar o link original sobre o assunto como referência ou para evitar comentários desnecessários (redundância de informações que já foram testadas). Por outro lado, como disse o hinom, isso depende da interpretação do moderador. Se a dúvida for exatamente idêntica, sem ramificações secundárias que levam a mais repostas, pode ser discutido no próprio tópico. Se o moderador preferir pode também dividí-lo. Por isso acho que a questão do bloqueio depois de um determiando tempo não é necessária. Obrigado pela resposta :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Prado 64 Denunciar post Postado Março 3, 2010 Concordo na questão do bloqueio ser desnecessária e também acho melhor sempre ser criado um novo tópico, pois aquele antigo que você visitou, se o autor não for um membro ativo dificilmente voltará para ver como anda o tópico. No caso eu acho melhor optar pela separação até mesmo pela comodidade do novo membro com a dúvida, onde as respostas serão diretamente a ele. Em relação ao ponto citado pela Elektra, assim como o Giovani achei ótimo. Muitos dos tópicos existentes hoje o moderador geralmente pede um link, imagem ou o código (no caso de alguma linguagem) e citando o tópico antigo irá poupar muitos posts desnecessários com respostas inválidas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Março 3, 2010 Usei o termo "bloqueio", realmente é algo drástico, mas no momento foi o que me ocorreu. Mas, não me recordo de ter lido nas regras do fórum nenhuma sugestão para evitar essa situação. O que há é orientação para não "invadir" tópicos alheios, quanto a ser dado como "resolvido" é uma condição entre o moderador e o autor. Diferente do que ocorre na sessão "Artigos e Tutoriais" quando diferentes usuários pedem o auxílio do autor. Ressussitar tópicos antigos é mais frequente com usuários novos, que por vezes não observam a data ou mesmo que o autor já tenha encontrado solução. Conforme a situação, procuro informar o colega a criar um novo, dou um toque que fica melhor para obter a resposta, maior visibilidade, conteúdo atualizado, etc. Quanto a desmembrar um tópico ser recomendável ou não, só vendo como foi elaborado. Há colegas que perguntam tudo de uma vez, fica complicado responder. Também já ocorreu de iniciar em um assunto e após obter a resposta o usuário adicionar uma nova pergunta no mesmo tópico, nesse caso, sugiro ao usuário a abertura de um novo, mas um moderador viu o que estava ocorrendo e fez o desmembramento, ou seja, criou um novo tópico. Penso que seja mais adequado o usuário ser orientado ao procedimento correto diretamente no tópico. Há situações e situações, mas conversando a gente se entende. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
desisto 0 Denunciar post Postado Março 4, 2010 Ressussitar tópicos antigos é mais frequente com usuários novos, que por vezes não observam a data ou mesmo que o autor já tenha encontrado solução. Conforme a situação, procuro informar o colega a criar um novo, dou um toque que fica melhor para obter a resposta, maior visibilidade, conteúdo atualizado, etc. se me perimtir discordar... acho que ha muitos topicos antigos e com meias soluções, e nao custa nada alguem chegar e por uma resposta final, assim teremos um fim à cada duvida, por mais que o autor tenha 'morrido', alguem pode obter a resposta imagina você com uma duvida complexa, ter que explicar tudo... é muito mais valido você aproveitar um topico criado e com possiveis soluções do que comecar do zero Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Giovani 104 Denunciar post Postado Março 4, 2010 Claro que permitimos você discordar desisto :) Mas existe o bom senso. Não é necessário trazer um tópico de alguns anos, basta fazer a referência. Por isso, repito o que eu disse acima: Se a dúvida for exatamente idêntica, sem ramificações secundárias que levam a mais repostas, pode ser discutido no próprio tópico. Se o moderador preferir pode também dividí-lo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
desisto 0 Denunciar post Postado Março 4, 2010 Claro que permitimos você discordar desisto :) obrigado :) ao meu ver, a proposta do forum é ajudar... bla bla bla ai um cara faz uma busca na internet e acha a duvida dele aqui no forum, mas o topico é de 1973, porem alguem tem a resposta mas nao postaram uma resposta pq passou muito tempo... entendeu meu ponto de vista? ainda acho que seria melhor ter os topicos, mesmo os da vovó, com uma resposta uma ideia pra adm entao quando alguem der uma de coveiro apenas solucionando o topico, nao mandem aquela msg padrao de topico antigo, pelo painel deve dar pra mandar a mensagem la pro final, nao da? essa é uma sugestao []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Março 5, 2010 Perdão, desisto!!! Mas diga aí, com a evolução que observamos diariamente, o que ainda pode ser "válido" em um post de 1973??? Nem mesmo funciona para os padrões atuais. Já é complicado quem ainda desenvolve layouts para resoluções de 800x600 e insiste no IE6, o resto nem vale mencionar. Upgrade, em todos os sentidos, faz parte né? Ok, o tópico merece uma resposta, desde que o autor esteja ativo (interessado nas respostas), mas isso não significa que "invasores" ressussitem assuntos do fundo do baú depois de séculos de abandono. É nesse sentido que a criação de um novo tópico é recomendável, fica mais visível até nas pesquisas pelo Google ou outros mecanismos de rastreamento. Nos desculpem os que insistem em furungar nos "recôncavos" da web, são apenas saudosistas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Março 5, 2010 uma ideia pra adm entao quando alguem der uma de coveiro apenas solucionando o topico, nao mandem aquela msg padrao de topico antigo, pelo painel deve dar pra mandar a mensagem la pro final, nao da? conforme elucidamos nos posts acima, esse critério fica de acordo com o bom senso do moderador que se responsabiliza pelo tópico. Particularmente, prefiro não intervir quando alguem ressuscita um tópico de 1914 com uma resposta útil. Inclusive isso é determinado em regras internas. Na equipe de moderadores, temos pessoas mais experientes e outras não, por isso, algumas decisões minuciosas como o caso que estamos discutindo neste tópico, podem passar desapercebidas. Mantemos um compromisso com a gerência do forum até certo limite, pois todos aqui somos voluntários. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
desisto 0 Denunciar post Postado Março 5, 2010 Perdão, desisto!!! Mas diga aí, com a evolução que observamos diariamente, o que ainda pode ser "válido" em um post de 1973??? Nem mesmo funciona para os padrões atuais. Já é complicado quem ainda desenvolve layouts para resoluções de 800x600 e insiste no IE6, o resto nem vale mencionar. Upgrade, em todos os sentidos, faz parte né? Ok, o tópico merece uma resposta, desde que o autor esteja ativo (interessado nas respostas), mas isso não significa que "invasores" ressussitem assuntos do fundo do baú depois de séculos de abandono. É nesse sentido que a criação de um novo tópico é recomendável, fica mais visível até nas pesquisas pelo Google ou outros mecanismos de rastreamento. Nos desculpem os que insistem em furungar nos "recôncavos" da web, são apenas saudosistas. definitivamente nao estamos falando a mesma lingua posso nao ter sido claro o bastante, mas me refiro aos topicos de desenvolvimento, nao os de webstandard ha, e em o que ainda pode ser "válido" em um post de 1973??? muita coisa por sinal, ja achei duvidas como as minhas em topicos bem antigos - uns com resposta e outros nao - que me serviram pra solucionar meu problema, que se eu tivesse postado poderia ajudar mais alguem, mas preferi nao fazer pra nao vir nenhum moderador com mensagem padrao Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
CappiLevi 1 Denunciar post Postado Março 5, 2010 Boas! Eu não sabia que o meu tópico iria gerar tanta discussão, o que não é mal, afinal o fórum serve pra isso ^_^ . Sobre o tópico aberto, era mais uma dúvida sobre um tópico específico, que não... não era de 1900 e tal e sim, do ano de 2007. Em relação ao que a Elektra disse eu não concordo totalmente, quando utilizou a pergunta retórica "...o que ainda pode ser "válido" em um post de 1973???" par dizer que os posts antigos hoje em dia dificilmente estarão de acordo com os novos padrões da Web. Bom, nem sempre isso acontece não é... visto que, mesmo hoje em dia há muitas técnicas antigas que ainda se utilizam, mesmo no ramo da Informática. Em outras áreas como Histórica então nem se fala... mas isso é outro assunto. Eu concordo com o desisto quando ele diz que um tópico antigo mais vale uma resposta do que sem, mesmo se esta resposta demorar tanto tempo para ser publicada, sem ter a necessidade de criar outro tópico. Mas também concordo que isso depende muito da situação... que não vou entrar em detalhes. Bom, na minha opinião, deviam abrir novos tópicos quando já existiram soluções para o caso em questão. Até porque, tomando como exemplo o post de 2007, era uma dúvida bem simples e o conteúdo do post era mais do que recente, mesmo sendo de 3 anos atrás. Afinal, para que serve o sistema que colocam as mensagens no topo da listas? (pergunta retórica... kkk) Um abraço pessoal! E bons estudos! ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Março 5, 2010 O pessoal do fórum está sempre dizendo para reaproveitarmos tópicos já publicados, para não haver conteúdos repetitivos. A questão, acho que é: Pesquisar antes de postar. Pois não raramente, já aconteceu comigo tb: Queria perguntar uma coisa, e qndo pesquisei achei um topico que resolveu meu problema, e assim não precisei nem postar um novo. Não foi 'reaproveitar o topico', mas se beneficiar de conteudo já existente. Não raramente, aparecem 3~4 topicos iguais na mesma semana, em Javascript/CSS.. chega a ser engraçado, ver 3 caras perguntando como: 'Fazer o background ser liquido, ou seja, se adequar à resolução do cliente', e esses 3 topicos estarem na mesma página, mas seguindo caminhos diferentes, e demorando para serem solucionados, sendo que esse mesmo assunto já possui resposta por aqui. Aconteceu que postamos nesses topicos, o mesmo link de um tutorial, e resolveu todos eles. Lógico que 'vai do bom senso do moderador', deixar um topico não [Resolvido] rolar ou não. Para tanto, é que estamos aqui, trabalhando voluntariamente, para garantir que as coisas fluam bem. Tenta se colocar 'no nosso lugar' um pouquinho.. talvez você entenda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Março 5, 2010 Desisto, compreendi a sua colocação, apenas mencionei um exemplo qualquer. Ultimate, a observação que fiz não traz intenção de persuadir ninguém (retórica). É apenas um comentário que norteia minha atitude em relação aos tópicos antigos. Prefiro criar um novo e usar o anterior como referência. O fórum é muito flexível nesse sentido, cada um proceda como achar melhor. O importante é que todos possamos oferecer o melhor ao nosso alcance. Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
desisto 0 Denunciar post Postado Março 5, 2010 Desisto, compreendi a sua colocação, apenas mencionei um exemplo qualquer. entendi, mas eu falava de desenvolvimento e você de webst. obvio que nao queremos que ninguem descave um topico sobre como usar <table> ou um elemento flash, e por ai vai... coisas que ja nao sao usadas mas em asp, php, sql - algumas duvidas e respostas sao eternas foi apenas nesse sentido que falei []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Março 5, 2010 entendi, mas eu falava de desenvolvimento e você de webst. obvio que nao queremos que ninguem descave um topico sobre como usar <table> ou um elemento flash, e por ai vai... coisas que ja nao sao usadas mas em asp, php, sql - algumas duvidas e respostas sao eternas foi apenas nesse sentido que falei []s Beleza, falei qualquer batata, mas olha só, já no Action Script (linguagem do Flash) é gritante a diferença entre a versão 2.0 e a 3.0, muita gente embola o meio de campo tentanto usar recursos que não são mais compatíveis. Alguns usuários ainda querem misturar um pedaço de cada código e quando dá erros absurdos é um custo fazer o vivente entender. Quanto ao software Flash, a versão CS3 gerava o arquivo "AC_RunActiveContent" ao inserir um swf no html, já no CS4 esse arquivo vem incorporado. Alguns recursos prontos de animações presentes na versão CS3 foram removidos na CS4. Ferramentas 3D e Bone Tool não é aceito com AS2, apenas com AS3, e por aí vai as diferenças. Por isso penso que cada situação pede uma solução adequada, vale o bom senso. PS: falando em "table", hoje teve um usuário no fórum de Flash & Action Script com problemas de visualização de um swf no Firefox. Testar com uma imagem simples, nada! Divs??? não, quer milagre. rsrsrs E a gente aqui, na boa, faz o que pode, com muito bom humor. Bem tranquilo. (depois dessa vão me rotular de "prolixa", e daí!) Tudo de bom pra você, grande abraço. :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
desisto 0 Denunciar post Postado Março 6, 2010 Tudo de bom pra você - antes de comecar :) você ta falando do cara com table, passa la no asp que você vai ver umas boas tb hehehehe acho que nao tenho mais nada pra acrescentar []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Março 6, 2010 Tudo de bom pra você - antes de comecar :) você ta falando do cara com table, passa la no asp que você vai ver umas boas tb hehehehe acho que nao tenho mais nada pra acrescentar []s The End! Você fica com os doidos do asp e eu do action, e vamos vivendo, kkkkkkk! Fuiiiiiii! :P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
desisto 0 Denunciar post Postado Março 6, 2010 HAuaHuahAHUHA ai, você deu uma ideia ao final de cada ano, vamos eleger as perguntas mais estranhas do forum hehehheehheh Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites