koga021 0 Denunciar post Postado Março 3, 2010 Boa noite. Eu estou com uma divida que estame matando. Eu quero montar um servidor, para que ele distribua ip para cada maquina automaticamente e essa maquina consiga navegar na internet. O servidor esta conectado ao velox, e possui 2 placas de rede, 1 para o velox e outra para o Switch. O Servidor DHCP e o squid me vieram a cabeça. Agora vem a pergunta, se eu instalar o DHCP ele por si só ira distribuir IPs para a rede junto com acesso a internet? OU O Squid ele distribui os IPS como se fose um DHCP junto com a internet? Ou para funcionar eu tenho que instalar o DHCP + o Squid? Descrição do servidor: SO=Linux Ubuntu, 2 placas de redee 1 switch. abç Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 4, 2010 Um serviço para cada tarefa. O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) apenas distribui IPs para as estações de trabalho. O Squid (que é um serviço de Proxy) apenas faz com que suas estações de trabalho naveguem na internet. - Existe outra maneira de navegar na internet, no caso, sem o squid? Sim, é possível configurar o compartilhamento com a internet apenas com algumas linhas de regras do firewall (iptables). - Mas existe alguma vantagem em usar um Proxy ao invéz de compartilhar a internet direto no firewall? Sim, no serviço do Proxy você pode incluir outras regras de navegação, como, por exemplo, endereços bloqueados, autenticação de usuários, etc. Se achar necessário você pode integrar outros softwares, um exemplo seria para fazer filtro de conteúdo e anti-vírus. Claro que todas estas opções vão depender apenas de ti. Inicialmente você pode fazer o mais simples e ir aprimorando, até porque, alguns destes recursos (anti-vírus, por exemplo), vai depender de um bom equipamento (levando em consideração a quantidade de pessoas que vão usar a internet). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
koga021 0 Denunciar post Postado Março 7, 2010 Ola amigo, muito obrigado pela resposta. abraço Topico Resolvido Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites