Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

O sucesso na implantação de um sistema de gestão depende da comunicaçã

Recommended Posts

O sucesso na implantação de um sistema de gestão depende da comunicação

 

O processo de implantação de um sistema de gestão de mercado em uma empresa trás, ao gestor de TI, muitos desafios.

 

Normalmente, é um processo conturbado para a organização que precisa contar com a colaboração de diversos profissionais e, esses, por sua vez, precisam lidar com mudanças na forma de trabalho, horas-extras e muita pressão.

 

Os gestores e os profissionais de TI acabam enfrentando grandes resistências internas às mudanças implementadas.

 

Devemos lembrar que, qualquer mudança é desafiadora e difícil para as pessoas causando sensação de stress, insegurança e medo.

 

Para minimizar essa situação, temos que lembrar que lidamos com pessoas e que elas necessitam saber o porquê das mudanças e quais são os objetivos e metas no âmbito coletivo e individual.

 

É muito importante que os gestores da empresa deixem claro quais são os planos da empresa para o futuro, o que se espera de cada profissional e explicar qual é o papel de cada um nesse processo.

 

Por isso, se a sua empresa adquiriu um sistema de gestão, alinhe um discurso único para a empresa e seus funcionários.

 

Algumas dicas para comunicar corretamente:

 

1º Decisão de escolha do ERP:

Assim que a alta gestão da empresa definiu a mudança do software de gestão, trace metas e objetivos no curto, médio e longo prazo e apresente esse plano aos profissionais envolvidos.

 

2º Escolha do sistema de gestão:

Crie comitês para ajudar na escolha do sistema. Defina uma liderança para cada departamento e envolva-os.

 

3º Defina papéis:

Escolhido o ERP, indique quem será o gestor do projeto (o executor) e o "padrinho" (o "padrinho" deve ser um diretor ou presidente com poder de decisão) e quais são os usuários-chave. O sucesso de uma implantação de sucesso está em grande parte nas mãos deles.

 

4º Dê um nome para o projeto:

Estabeleça um nome para o projeto que remeta aos objetivos da empresa. Essa técnica ajuda a envolver os profissionais e a motivá-los durante o processo.

 

5º Hora da implementação:

Analise a metodologia de implantação e defina como será o processo dentro da empresa. Divulgue para os gestores e usuários-chave.

 

6º Momentos de crises:

Quando houver impasses é hora de o "padrinho" do projeto agir e delimitar o melhor caminho a seguir. É ele quem deve comunicar, de forma clara e precisa.

 

7º Lidando com o stress:

Durante a implantação do software de gestão podem ocorrer momentos de stress por conta da pressão e da quantidade de trabalho. Deixe claro quais serão os desafios e como a empresa irá apoiar o trabalhador.

 

A implantação do sistema de gestão é um processo que tem data de início e data de conclusão. É um momento de transição e o fator humano é importante do início ao fim.

 

A empresa precisa saber comunicar corretamente seus colaboradores a fim de que tenha sucesso almejado e alcance às metas traçadas.

 

Fonte: iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.