clone_pt 0 Denunciar post Postado Março 26, 2010 Boa noite :) Estou precisando de uma ajuda com estes 6 exercícios de algorítmia (é um trabalho para a escola)... Será que alguem pode dar uma ajudinha? 1. Dado o ano de nascimento de 5 pessoas, calcular a idade de cada pessoa, indicar se a pessoa é maior de idade ou menor de idade. No final apresentar a média de idades. 2. Algoritmo que receba um número inteiro e calcule os primeiros n múltiplos do número. O número de múltiplos (n) é indicado pelo utilizador no início do algoritmo. 3. Algoritmo que apresente números impares entre 4 e 65 e calcule e apresente a respectiva média. 4. Algoritmo para calcular a soma de vários números inferiores a 100 introduzidos pelo utilizador. O número só é adicionado se for inferior a 100. Termina quando a soma for igual ou superior a 600. No final é apresentada a soma e quantos números foram somados. 5. Ler 10 números e calcular e apresentar a percentagem de múltiplos de 3. 6. Dado o preço de um artigo e 6 quantidades distintas desse artigo, calcular e apresentar o valor de cada quantidade. Apresentar também o valor total. Obrigado desde já. Cumps, clone_pt Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
danielswater 0 Denunciar post Postado Março 27, 2010 Ok, qual é a sua dúvida? Coloca o código ai que agente ajuda Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 27, 2010 Amigo você quer ajuda ou que alguém faça os exercícios de escola para você? Se quiser ajuda só começar um dos exercícios que agente vai ajudando na medidad do possível, agora fazer tudo para você acho meio difícil. Abraços e bons estudos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
clone_pt 0 Denunciar post Postado Março 27, 2010 Eu já consegui resolver alguns, e aqui fica o código que eu consegui: Problema 1: Dado o ano de nascimento de 5 pessoas, calcular a idade de cada pessoa, indicar se a pessoa é maior de idade ou menor de idade. No final apresentar a média de idades. algoritmo "Idades" var p1, p2, p3, p4, p5, idadep1, idadep2, idadep3, idadep4, idadep5, maior: inteiro media: real inicio escreva("Qual é o ano de nascimento da primeira pessoa? ") leia(p1) idadep1 <- 2010-p1 escreva("A primeira pessoa tem",idadep1," anos ") se idadep1>=18 entao escreval("e é maior de idade.") senao escreval("e é menor de idade.") fimse escreva("Qual é o ano de nascimento da segunda pessoa? ") leia(p2) idadep2 <- 2010-p2 escreva("A segunda pessoa tem",idadep2," anos ") se idadep2>=18 entao escreval("e é maior de idade.") senao escreval("e é menor de idade.") fimse escreva("Qual é o ano de nascimento da terceira pessoa? ") leia(p3) idadep3 <- 2010-p3 escreva("A terceira pessoa tem",idadep3," anos ") se idadep3>=18 entao escreval("e é maior de idade.") senao escreval("e é menor de idade.") fimse escreva("Qual é o ano de nascimento da quarta pessoa? ") leia(p4) idadep4 <- 2010-p4 escreva("A quarta pessoa tem",idadep4," anos ") se idadep4>=18 entao escreval("e é maior de idade.") senao escreval("e é menor de idade.") fimse escreva("Qual é o ano de nascimento da quinta pessoa? ") leia(p5) idadep5 <- 2010-p5 escreva("A quinta pessoa tem",idadep5," anos ") se idadep5>=18 entao escreval("e é maior de idade.") senao escreval("e é menor de idade.") fimse media <- (idadep1+idadep2+idadep3+idadep4+idadep5)/5 escreva("A média das idades é: ",media) fimalgoritmo Problema 2: Algoritmo que receba um número inteiro e calcule os primeiros n múltiplos do número. O número de múltiplos (n) é indicado pelo utilizador no início do algoritmo. Este aqui não funciona e o código que tenho actualmente é: algoritmo "Múltiplos" var i, n, numero, resto: inteiro inicio escreva("Qual é o número? ") leia(numero) escreva("Quantos múltiplos deseja calcular? ") leia(n) para i de 1 ate n faca resto <- numero mod n se resto = 0 entao escreva(n) fimse fimpara fimalgoritmo Problema 3: Algoritmo que apresente números impares entre 4 e 65 e calcule e apresente a respectiva média. Nâo consegui resolver este porque não sei como é que faço o Visualg escolher os números impares :S Problema 4: Algoritmo para calcular a soma de vários números inferiores a 100 introduzidos pelo utilizador. O número só é adicionado se for inferior a 100. Termina quando a soma for igual ou superior a 600. No final é apresentada a soma e quantos números foram somados. algoritmo "somatorio" var numero, soma, cont:inteiro inicio cont<-0 enquanto soma < 600 faca cont<-cont+1 escreva("Introduza um número: ") leia (numero) se numero < 100 entao soma <- soma + numero senao escreval("Insira um número inferior a 100") fimse fimenquanto escreval("Somou", cont," números e a soma dos números introduzidos é ", soma,".") fimalgoritmo Problema 5: Ler 10 números e calcular e apresentar a percentagem de múltiplos de 3. Este não sei como calcular a percentagem de múltiplos de 3 :S Problema 6: Dado o preço de um artigo e 6 quantidades distintas desse artigo, calcular e apresentar o valor de cada quantidade. Apresentar também o valor total. algoritmo "artigos" var preco, precoq1, precoq2, precoq3, precoq4, precoq5, precoq6, precototal: real quant1, quant2, quant3, quant4, quant5, quant6: inteiro inicio // Seção de Comandos escreva("Qual é o preço do artigo (em euros)? ") leia(preco) escreva("Insira uma quantidade (1/6): ") leia(quant1) precoq1 <- preco*quant1 escreval("O preço da quantidade 1 é: ", precoq1,"€.") escreva("Insira uma quantidade (2/6): ") leia(quant2) precoq2 <- preco*quant2 escreval("O preço da quantidade 2 é: ", precoq2,"€.") escreva("Insira uma quantidade (3/6): ") leia(quant3) precoq3 <- preco*quant3 escreval("O preço da quantidade 3 é: ", precoq3,"€.") escreva("Insira uma quantidade (4/6): ") leia(quant4) precoq4 <- preco*quant4 escreval("O preço da quantidade 4 é: ", precoq4,"€.") escreva("Insira uma quantidade (5/6): ") leia(quant5) precoq5 <- preco*quant5 escreval("O preço da quantidade 5 é: ", precoq5,"€.") escreva("Insira uma quantidade (6/6): ") leia(quant6) precoq6 <- preco*quant6 escreval("O preço da quantidade 6 é: ", precoq6,"€.") precototal <- precoq1+precoq2+precoq3+precoq4+precoq5+precoq6 escreval(" ") escreval("O preço total é: ", precototal,"€.") fimalgoritmo Quanto aos algoritmos 1 e 6 eu acho que o código está muito grande, porque eu não achei outra maneira para usar menos variáveis... Será que alguém pode me ajudar a simplificar eles? Obrigado pelo seu tempo, Cumps, clone_pt Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
clone_pt 0 Denunciar post Postado Março 27, 2010 Já progredi no ex. 2... algoritmo "Múltiplos" var i, n, numero, resto: inteiro inicio escreva("Qual é o número? ") leia(numero) escreva("Quantos múltiplos deseja calcular? ") leia(n) para i de 1 ate n faca resto <- numero mod i se resto = 0 entao escreva(i) fimse fimpara fimalgoritmo No entanto este não é o resultado desejado, porque ele só calcula os múltiplos de 1 até (n), e (n) deveria ser o número de múltiplos a apresentar no final, por exemplo: Qual é o número? 30 Quantos múltiplos deseja calcular? 20 1 2 3 5 6 10 15 *** Fim da execução. *** Feche esta janela para retornar ao Visualg. Só está aparecendo múltiplos de 1 a 20, e deveria aparecer 20 múltiplos :S Alguma solução? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
clone_pt 0 Denunciar post Postado Março 27, 2010 Já consegui resolver os 6 exercícios. Obrigado na mesma =P Cumps, clone_pt Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Março 29, 2010 Que bom amigo, + só uma coisa, nesse seu exercicio 1 ai, usa um loop q o código fica bem + limpo ;D []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
clone_pt 0 Denunciar post Postado Março 29, 2010 Que bom amigo, + só uma coisa, nesse seu exercicio 1 ai, usa um loop q o código fica bem + limpo ;D []s O código final ficou assim: algoritmo "Idades" var i ,anoactual, anonasc: inteiro media, idade, total: real inicio escreva("Ano actual: ") leia(anoactual) total <- 0 para i de 1 ate 5 faca escreva("Ano de nascimento: ") leia(anonasc) idade <- anoactual-anonasc escreval("Idade: ", idade," anos") total <- total+idade se idade>=18 entao escreval("Maior de idade: Sim") senao escreval("Maior de idade: Não") fimse fimpara media <- total/5 escreval("Média de idades: ", media," anos.") fimalgoritmo O que você acha? (: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Março 30, 2010 Agora ficou mais claro ;D []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites