Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

_Isis_

[Sugestão] Sub-seção Livros Técnicos

Recommended Posts

Muita gente pergunta qual livro comprar p/ linguagem X. Acho que seria uma boa idéia 'centralizar' essas referências de cada usuário do fórum. Não sei se o melhor seria criar um fórum separado das linguagens e subdividi-lo, mas também poderia servir como local de review de livros que os membros adquiriram (vou criar um tópico no fórum de Python daqui a pouco) para comentar a qualidade das traduções e revisões ou conceitos apresentados de forma errada. Sabemos que existem pessoas aqui que, por mais que se diga que é melhor ler o material no idioma original (seja inglês, alemão, espanhol, francês ou até finlandês), insistem em querer ler livros técnicos em pt_BR. E isso inclui os livros necessários p/ universidade/faculdade. Então, um fórum desses ajudaria essas pessoas a decidir melhor antes de comprar um livro ou outro ou pelo menos a considerar o aprendizado de um segundo idioma em alguns casos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seráá q um tópico só nas áreas que mais tem disso resolveria?

Tipo um tópico fixo?

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei, porque isso é útil em quase todas as áreas do fórum... Mesmo que seja um livro sobre uma ferramenta tipo ZBrush, Maya, Photoshop ou Corel Painter.

Sempre vai ter um melhor que o outro.

Também, criar um fórum só p/ reviews de livros e esperar que todo mundo use tags p/ deixar as coisas mais organizadas é ser inocente demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Também, criar um fórum só p/ reviews de livros e esperar que todo mundo use tags p/ deixar as coisas mais organizadas é ser inocente demais.

Não entendi seu ultimo comentário, parece estar dizendo que a ideia não daria certo

Entretanto penso como o quitZAUMMM

Compartilhar este post

Link para o post

Estou falando que criar um fórum só p/ review de livros e esperar que o povo organize usando tags p/ indicar os assuntos (facilita a busca) é ser inocente demais. Isso deixa sobrando a opção de 'fragmentar' a seção nos fóruns existentes.

Entendeu agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi mas continuo acreditando que um tópico sobre livros resolveria

Compartilhar este post

Link para o post

Oi _Isis_, tudo bem.

Acho a idéia da referência de livros excelente. Realmente indispensável.

Já adquiri alguns (na Amazon) por sugestão de colegas que respeito, por ter reconhecido domínio sobre o assunto do meu interesse, mesmo em idioma que tenho deficiência (inglês), mas com disposição e necessidade inevitável para brevemente fazer curso que favoreça meu entendimento.

Isso dentro do fórum específico, por intermédio de colegas que acompanho as postagens e observo o procedimento. Bem diferente de uma lista com destaques sobre sites ou tutoriais onde qualquer um informa o que lhe convém.

Penso que fique complicado administrar atualizações a nível geral, usar tags para assuntos, e considerar opiniões de desconhecidos.

Até o momento, nunca criei tópicos para solicitar sugestões de livros, pesquisei por minha conta e acompanhei posts de outros usuários.

Em algunas casos, bem raro no fórum que sou ativa, ofereci referências de livros que usei para meu aprendizado (em português) com alguma descrição do conteúdo, e muito mais excepcionalmente dos títulos em inglês (que adquiri antecipadamente para um curso de programação que farei em breve).

Mesmo o tópico com destaque para sites com dicas e tutoriais está morto faz tempo, nenhuma referência para livros.

Talvez seja um bom começo (nem tudo irão encontrar "de grátis" via torrent).

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Os reviews que existem na amazon resolvem p/ os livros em inglês. Quem não tem cartão internacional ou vai ter que encontrar na internet ou pedir p/ livraria importar. E se ela não fizer isso, o cara fica refém de livro traduzido. É esse o problema geral: saber quais livros traduzidos prestam. Na melhor das hipóteses, que praticamente é impossível de acontecer, certos títulos rendem comentários ruins, as vendas despencam e talvez comecem a se importar um pouco mais com qualidade.

A piada é que depois aparece um projeto de lei querendo proibir filme e livro em outro idioma que não seja português... Se até filme, que não faz um estrago grande na profissão de alguém, traduzem errado....

Outro ponto: você disse que mesmo tendo deficiência em inglês vai atrás de livros em inglês. Existem mais dois grupos: os que não querem/se importam em aprender outro idioma (pq pensar dói) e os que não tem condições (seja tempo ou dinheiro) de pagar um curso. Eu não me importo com o primeiro, por motivos óbvios. Mas acho que o segundo deveria pelo menos se livrar das bombas que existem nas livrarias, como por exemplo o tal livro de Python traduzido (uma verdadeira M) e um dicionário Francês-Português que comprei e na realidade era PT de Portugal, e não PT_BR. Também tem muito livro que faz 'propaganda enganosa' por aí: a capa diz uma coisa e o conteúdo é diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho interessante a idéia mas antes de tudo é preciso verificar se haverá demanda para a criação de um novo fórum.

Quanto a criação de um tópico fixo não vejo problema, mantenho um parecido com dicas de sites de apostilas, vetores, tutoriais, etc. mas quanto a criação de um fórum para isso é preciso verificar como será a aceitação dos usuários e se haverá demanda que necessite de abrir este novo fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.