Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JonatasFn

Pista de corrida

Recommended Posts

Olá pessoal, sempre fui muito bem auxiliado neste forum, por isso tô aqui novamente para pedir uma ajudinha.

Meu gerente, me pediu para desenvolver um sistema simples, que é basicamente uma Pista de Corrida.

Lançarei o valor, e de acordo com este valor, o carrinho ficará na pista.

Mais ou menos como um gráfico de barras, onde o valor maior está na frente e o menor atrás. Só que ao invés de utilizar o gráfico, preciso utilizar carrinhos de corrida.

Uma outra função que preciso colocar é, quando clicar no carrinho, ele exiba o valor que ele está.

O problema é que nào tenho nem idéia de como começar. O que queria saber é o que vcs indicam de ferramentas para desenvolver esta pista? Quais objetos?

Não quero nada pronto, nem quero q façam o projeto pra mim, só quero sugestões para que possa desenvolver de forma correta.

Vlw ! []'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, você pode utilizar alguns TImage e importar uns carinhos em umas pistas. Depois você utiliza uns cálculos de proporção para posicionar o carinho na pista.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, você pode utilizar alguns TImage e importar uns carinhos em umas pistas. Depois você utiliza uns cálculos de proporção para posicionar o carinho na pista.

Eae Raficcha, beleza?

Então cara, pensei nisso também, acho que o meu problema esta na posição dos carrinhos. O que acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Você vai ter que utilizar alguns calculos também para posicionar os TImage no form.

Compartilhar este post

Link para o post

Você vai ter que utilizar alguns calculos também para posicionar os TImage no form.

Raficcha, me ajuda ae ... eu fiz o background da Pista com TImage, e os carrinhos tbm com TIMage, já consegui movimentá-los, vou usar a propriedade Left do TIMage, até aí tudo certo ...

O problema é que dependendo da resolução da tela o carrinho fica em um determinado lugar, por exemplo, no meu PC q é 1366x768 o mesmo carrinho q está no meio da pista, fica no final dela em uma resolução de 1024x768, pois a janela diminuiu, mas o left do carrinho está no mesmo lugar.

Alguma idéia?

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode fazer assim.. Posicione o seu carrinho no form por "porcentagem" (Ex.: o carinho 1 está em 50%, o 2 Em 78,7%)..

assim fica mais facil de posicionalos. Para posicionar um carinho então utilize o seguinte cálculo:

x = fcw/100*pc

aonde

'x' será a posição (propriedade Left) do seu carinho (que é um TImage)

'fcw' é o form.ClientWidth, ou seja, o tamanho horizontal do seu form (sem o tamanho das bordas (repare que não é width e sim ClientWidth)

'pc' é a posição (em porcentagem) em que o seu carinho vai estar.. (obviamente valores de 0 a 100)

Obs. : Este calculo vai te retornar um valor em float (x: real).. para colocalo na propriedade "left" do seu carinho você vai precisár trunca-lo (converter para inteiro). Para isto utilize a função "Trunc(Value: real): Integer".

assim vai funcionar... :D:D:D:D:D:D:D:D:D

Compartilhar este post

Link para o post

A sim, mais uma coisa, utilizando isso, quando a posição do carinho for 100%, vai ter uma rolagem no form. Isso acontece por que o left se refere a extrema esquerda dos componentes; quando o carinho for posicionado no final, a sua extrema direita vai ficar alem do form.. Para resolver isso segue a alteração no cálculo:

x = (fcw - cw)/100*pc

as propriedades continuam iguais, com excessão da nova "cw" que é o "Carinho.Width", ou seja, o comprimento da sua imagem

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.