Mística 0 Denunciar post Postado Abril 6, 2010 Olá, amigos! Como estão? bOM...Eu fiz questão de postar em PHP exatamente para conseguir colher boas opiniões. Mas um detalhe, gostaria da opinião de programadores web e não de defensores do bom e velho PHP. Li muito a respeito, tirei boas conclusões, descobri que ASP.NET não é uma linguagem e sim uma plataforma para se trabalhar com outras linguagens voltadas para web (me corrijam se eu entendi errado, ok?) - descobri que o PHP é linguagem simples, mas bem voltada para quem gosta da programação e outras coisas. bOM...Vamos ao que interessa. Não sou amante da programação, mas estou muito afim de estudar, e sou totalmente imparcial com relação à ASP e PHP. Aliás, pelo que li a linguagem ASP não existe mais, isso foi o que entendi. O que existe é VB ou C# dentro do ASP.NET. Na opinião de vocês, para quem vai começar do zero, lógica de programação e depois o resto, qual seria o melhor investimento para o mercado hoje - C# e ASP.NET ou PHP? Conto com vocês, um abraço!!! ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Shwa 0 Denunciar post Postado Abril 6, 2010 olha cara, o php tem uma sintaxe facil, a maior quantidade de conteudo possivel pela internet, ótima acessibilidade vendo que qualquer servidor tosco por ai roda php e nunca tive problema com desempenho nas ultimas versoes ele tem ficado bem mais robusto e eu nao tenho do que reclamar, pelo menos nunca precisei de algum recurso que o php nao fosse capaz de cubrir tem gente que diz que .net está pra concorrer diretamente com java e que o php nem entra na parada... mas pra te responder melhor eu teria que manjar dos 3, entao, paro por aqui mesmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mística 0 Denunciar post Postado Abril 6, 2010 Shwa...Cara não! Moça! rsrs Entendo, realmente o que começo a reparar é que o PHP seria uma boa opção pelo fato de estar começando, e pelo fato de rodar em qualquer plataforma. Mas confesso que dentro do meu pouquíssimo conhecimento teórico do assunto, estou ficando meio maravilhada com as possibilidades que ASP.NET me oferece. Aiiii que dúvida cruel!!! Valeu a resposta!! Abraços!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Abril 6, 2010 Pra começar, recomendo sim PHP ou C#/++ SEM .NET. Mas Conhecimento nunca é demais, depois você pode passar para a plataforma .NET depois que tiver pleno conhecimento e domínio de linguagem. Como você disse, vai começar, então comece pelo simples, C ou PHP em codificação procedural (não se esqueça que, se for programar para web também entram na jogada HTML, CSS e Javascript além do opcional ActionScript para Flash). A partir da codificação modular (entender onde e quando utilizar funções pré-definidas) você já estará apta a estudar linguagens paralelas. O mundo Java é um pouco mais restritivo, pois já te coloca de cara em POO que é algo que vai muito mais além de enfiar linhas de códigos dentro de classes e tornar variáveis privadas. A minha sugestão é (tomando como base que você vai programar para web): tenha uma EXCELENTE - não boa, excelente - bagagem de HTML, noções razoáveis de CSS, então parta para Javascript para se iniciar à programação (Lógica, algoritmos) por ser uma linguagem mais 'palpável', direta e rápida. Parta para o PHP para aprimorar a lógica, desenvolver várias maneiras de raciocínio e elevar o nível de programação: linear -> modular -> objetos A partir do nível modular, comece a se inserir no meio .NET sem deixar os estudos de PHP+OO de lado. Quando dominar profundamente o terceiro nível, arrisque programar em JSP e então poderá escolher uma linguagem favorita. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mística 0 Denunciar post Postado Abril 6, 2010 Valeu, Evandro! Bom, XHTML, CSS e tudo de design eu já domino. Trabalho com criação há 16 anos. Porém, só a parte de Design e lógico, a parte de Tableless que eu amo. Javascript eu me viro com scripts prontos e action também. Você falou em POO, é uma das minhas prioridades, principalmente por causa do Action. Mas é aquela coisa, sem base de lógica, não dá para sacar nada. A questão sobre PHP e ASP é que quero ampliar minha área de atendimento, porém, não sou muito fã de programação, odeio lógica, mas sei o quanto é necessário saber isso. Minhas prioridades são: formulários validados, sistemas ADMIN, comunicação com banco para atualização de conteúdos de site. Li qualquer coisa sobre Frameworks, os do ASP.NET são maravilhosos pelo que entendi. Por isso a dúvida tão cruel, se não fosse isso, já teria metido um PHP logo no peito...rsrs. Bom...valeu! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Batista Neto 448 Denunciar post Postado Abril 6, 2010 descobri que ASP.NET não é uma linguagem e sim uma plataforma ASP é um framework onde você pode programar usando VBScript, Javascript ou outra linguagem suportada. .NET é uma plataforma, quando você programar utilizando .NET "teoricamente" você poderá executar seu código em qualquer coisa que tenha a plataforma. qual seria o melhor investimento para o mercado hoje - C# e ASP.NET ou PHP? Bom @Mística, a pergunta ai foi qual o melhor investimento e, nesse caso, acredito PHP ser o melhor investimento: 1. A curva de aprendizado pequena, consequentemente o investimento em cursos é menor. 2. Servidores de hospedagem que suportam PHP normalmente são mais baratos. 3. PHP é uma linguagem robusta, dinâmica e em constante evolução. 4. Como PHP é uma das linguagens mais utilizadas atualmente, é também a com a maior comunidade de desenvolvedores e isso, para quem está começando, é uma grande vantagem já que, maior comunidade significa diretamente maior número de fóruns. tem gente que diz que .net está pra concorrer diretamente com java e que o php nem entra na parada... Bom, essa é definitivamente a opinião de um "amigo de ASP" que provavelmente nunca programou em PHP. Programo em Java, C e C++ mas desenvolvo aplicações em PHP porque é uma linguagem prática, mesmo em aplicações com necessidades muito específicas, PHP dá conta do recado e, se algum dia existir alguma situação onde o desempenho de uma linguagem compilada fizer a diferença, basta escrever o código em C e compilá-lo como módulo PHP. Como você disse, vai começar, então comece pelo simples, PHP em codificação procedural Devo descordar veementemente do Evandro, se você vai começar a estudar PHP, comece estudando o que o PHP oferece de melhor no PHP 5.3 e não olhando para o passado com o PHP 4, na verdade, o maior problema do PHP é a herança do PHP 4, então, se vai começar a estudar, procure ao máximo tirar todo o proveito de todo o suporte à orientação a objetos que o PHP oferece. A minha sugestão é (tomando como base que você vai programar para web): tenha uma EXCELENTE - não boa, excelente - bagagem de HTML, noções razoáveis de CSS, então parta para Javascript para se iniciar à programação (Lógica, algoritmos) por ser uma linguagem mais 'palpável', direta e rápida. É claro que conhecer HTML é uma boa, porém, isso não é um requerimento. Sou um engenheiro de aplicações, até conheço a especificação do XHTML 1.1, odeio CSS porém, me especializei em server side, foque seu aprendizado em alguma coisa, se gostar mais de desenvolvimento front-end, estude CSS, HTML, Javascript, agora, se gostar mais de server-side, foque seus estudos em PHP (ou qualquer linguagem que escolher) e procure sempre conhecer bem pelo menos um SGDB. A partir do nível modular, comece a se inserir no meio .NET sem deixar os estudos de PHP+OO de lado. Quando dominar profundamente o terceiro nível, arrisque programar em JSP e então poderá escolher uma linguagem favorita. Bom, acho isso um desperdício de investimento, estudar várias linguagens para só depois escolher. Sinceramente, acredito que o PHP e Java são as únicas duas opções realmente plausíveis, adoro as duas e não acredito que ASP (com qualquer linguagem de script) nem a plataforma .NET tem qualquer possibilidade de se comparar com qualquer uma das duas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mística 0 Denunciar post Postado Abril 6, 2010 João, entendi perfeitamente seu comentários. Concluí que exatamente pelo fato de estar começando, o melhor mesmo é entender o bom e velho PHP na sua forma mais nobre, PHP5...rs. Afinal é aí que entra a POO com ele...correto? Bom, valeu mesmo pelas dicas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Batista Neto 448 Denunciar post Postado Abril 6, 2010 Afinal é aí que entra a POO com ele...correto? O suporte à orientação a objetos vem sido implementado no PHP desde a versão 4, porém, nessa versão o suporte era muito restrito; Já o PHP 5 melhorou muito o suporte e o PHP 6 vem vindo com muitas novidades, algumas dessas novidades antecipadas no 5.3 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mística 0 Denunciar post Postado Abril 7, 2010 Mais alguém para comentar sobre o assunto. Ajudem aí meninos! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Williams Duarte 431 Denunciar post Postado Abril 7, 2010 Olha tinha dúvidas igual quando comecei, e sai em busca de respostas e ouvindo vários comentários cada um defendendo a sua tese e isso é normal, mas o comentário que mais me chamou atenção estava escrito em uma única linha, que foi a seguinte de uma grande programador. Quando o Linux e ASP virar business eu meto o pé no Windows e PHP Como estava começando a dar as primeiras pinceladas e não era cético, percebi que dificilmente alguém tira a microsoft do mercado mesmo que muitos queiram, e pelo que tenho acompanhado em fóruns mundiais o php vai dominar por ser open source. Assim olhando como "empreendedor", mas não como "programador", foco em duas coisas, windows e php, pq não vejo dificuldades em encontrar profissionais qualificados na área para fazer te tudo que você pensar na web. Abraços!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mística 0 Denunciar post Postado Abril 7, 2010 Nó!! Que frase hein! Cara, eu vou encarar o ASP.NET! Tenho muito chão pela frente, o primeiro obstáculo é deixar a lógica me incomodar e passar numa boa por ela. rs Quando começar a entender a linguagem e a maneira de pensá-la, vou arriscar começar a estudar PHP também. Aposto nele tb! Valeu! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Will Fernando 2 Denunciar post Postado Abril 7, 2010 bem cara, seguinte .. a cerca de dois anos atras quando eu estava procurando meu primeiro estagio como programador . tive uma proposta muito interessante para trabalhar web com visual studio (C# ou asp.net) mas na epoca oque eu queria era aprender esse mundo de "padroes web" sabe .. MVC, OOP, DAO, e todas as demais siglas :P e sabia que o caminho mais curto era no PHP que era uma linguagem que eu "me acertava mais", entao aceitei otra proposta talvez menos interessante mas com php, mas enfin consegui atingir meu objetivo, aprender um pouco sobre tudo essas coisas, hoje eu trabalho na mesma empresa daquela primeira proposta com as 3 linguagens =] *ainda estou migrando para o C# mas a principio da pra aproveita ums 80% do que aprendi com php =] entao.. sei la .. reveja seus objetivos e veja qual o "caminho mais curto" para eles =] valww Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
edbello 0 Denunciar post Postado Abril 12, 2010 Bom, Eu vou só dizer o seguinte: tinha uma base mixuruca de lógica de programação, precisei fazer um site de e-commerce que só não tinha integrada uma solução para meios de pagamento (coisa tosca - mande um e-mail com o número do comprovante de depósito), e queria aprender "esse tal de PHP", já que tinha ganho um livro sobre ele. Um mês depois comecei a realmente fazer o site e, mais um mês, ele tava pronto. Ou seja, do zero a um site que pode não ser uma obra-prima da programação, mas que funcionava bem, em dois meses. Acho que nenhuma linguagem de programação é tão rápida para iniciar. Já trabalhei com o ASP, não o .NET, e o abandonei por isso. Tudo o que precisei, consegui desenvolver em PHP. Ainda tenho muito que aprimorar, mas já sei por qual estrada vou seguir. Essa facilidade é que me torna um entusiasta do PHP. Boa sorte. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Thaynner Araujo 1 Denunciar post Postado Março 8, 2012 E ai mistica atualmente estou com a mesma duvida que você. Depois de todo esse tempo poderia me dizer como está indo e em qual linguagem está trabalhando? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
shini 318 Denunciar post Postado Março 8, 2012 .net paga mais q php e tem mais vagas clt. A maior parte de quem trabalha com php é freelancer(existem exceções). depende do q você quer, se quer so um complemento para o conhecimento de webdesign estude php se quer trabalhar como programador va para .net.(n sou fã de tecnologia da ms) A ausencia de tipagem do php facilita o aprendizado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Março 8, 2012 O PHP eh bem mais simples de aprender, eh totalmente voltado pra web...eu sou adorador do PHP, porem serei imparcial, pois por exemplo, tenho q fazer java na faculdade, e nao gosto de java...mas quanto mais você conhecer melhor...mas tb entra a questao do projeto: na minha empresa estou desenvolvendo um sistema de gerenciamento, nao o fiz em php, pq? preciso de imprimir documentos e no php nao tenho controle de coisas do tipo timbragem do documento, to fazendo o programa em flex, onde sim tenho o controle da impressao, por conta de um unico requisito mudei de linguagem o projeto, to feliz? sim e nao, mas fazer o q? o projeto eh q manda....sem contar q o php eh multiplataforma....roda em qq servidor e SO...esta eh minha opiniao... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gabriel Heming 766 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Didaticamente falando, eu aconselharia o Java, por ser mais restritivo, obrigará a aprender da forma correta. [...]se você vai começar a estudar PHP, comece estudando o que o PHP oferece de melhor no PHP 5.3 e não olhando para o passado[...] Concordo plenamente com o comentário do João Batista Neto. Se pretende realmente estudar, comece pelo o que oferece melhor. Eu considero Java a melhor opção didática. Outros comentários sobre o Java, pelo menos aqui, nas regiões que eu conheço do RS (Serra e os Vales), a procura por programadores Java competentes está cada vez maior, pois cada vez menos há programadores estudando-a afundo.Mas esse assunto já é outro. Em questão de mercado de trabalho, é mais fácil conseguir um emprego como programador PHP do que programador Java, exatamente pelos motivos já apresentados: 1. A curva de aprendizado pequena, consequentemente o investimento em cursos é menor.2. Servidores de hospedagem que suportam PHP normalmente são mais baratos. 3. PHP é uma linguagem robusta, dinâmica e em constante evolução. 4. Como PHP é uma das linguagens mais utilizadas atualmente, é também a com a maior comunidade de desenvolvedores e isso, para quem está começando, é uma grande vantagem já que, maior comunidade significa diretamente maior número de fóruns. Principalmente o primeiro e o terceiro item, já que o Java, pelos comentários que eu ouço, não está com rumo certo e classes antigas, que deveriam ser melhoradas, não estão sendo trabalhadas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Thaynner Araujo 1 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Não gosto de java de jeito nenhum. Vi na faculdade e não gostei, tem que estudar de mais pra fazer coisa que se faria facilmente em .net... Fora que pra você ser conhecido como um bom programador java, voce tem que passar o dobro de tempo que iria gastar para ser um bom profissional .net ( levando em conta o nível de interesse igual). Quero opiniões entre .net e php msm.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Rangel 208 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Já saindo um pouco das linguagens que você jogou na mesa mais que certamente será de grande ajuda é o Portugol. ela é usada para ensinar algoritmo, uma das coisas que me faltava ficar %100 claro em minha cabeça e que hoje é graça a essa linguagem. como todo mundo já disse PHP é a linguagem do momento, é fácil é rápido. mais como você disse que não é fã de programação que é mesmo para saber o JAVA é um bom começo pois ele te permite entender mais rápido Orietando a Objeto que pode ser usado praticamente em qualquer linguagem. eu parti do PHP e agora estou no JAVA, e o que estou aprendendo com JAVA esta me permitindo melhor minha performance em PHP. acho que se tivesse feito o oposto eu já seria mais avançado. Só para concluir o melhor caminho é ver a base de todos e saber qual te agrada pois cada um tem uma opinião, no final das contas gosto do PHP e por mais que qualquer programador PHP tente lhe abrir caminhos ele vai sempre esta dizendo: você pode escolher ISSO mais o PHP .... boa sorte com os estudos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Só para concluir o melhor caminho é ver a base de todos e saber qual te agrada pois cada um tem uma opinião, no final das contas gosto do PHP e por mais que qualquer programador PHP tente lhe abrir caminhos ele vai sempre esta dizendo: concordo plenamente... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites