Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

toddy_inex

Preto calçado, couchê, plotter...

Recommended Posts

Olá!

Sou mais um leigo perdido no mundo gráfico.

Preciso imprimir urgente um cartaz (uma cópia apenas) em papel couchê (gramatura igual ou superior a 115g) para um concurso, no tamanho exato de 46 x 64 cm, pouco superior ao A2. Estou com sérias dificuldades para achar uma gráfica que imprima apenas uma unidade neste tamanho e neste suporte.

Alguém por acaso sabe onde posso fazê-lo?

Um amigo me disse que é só procurar um serviço de plotagem, mas não tenho certeza se plotters imprimem em couchê (muito menos neste tamanhão). Alguém sabe se sim?

Este mesmo amigo recomendou um outro tipo de suporte chamado papel glossy, que, fisicamente, é semelhante ao fotográfico e tem uso majoritário em impressões de plotter. Temo que seja muito diferente do couchê, tanto em qualidade de impressão quanto em aspecto. Alguém conhece esse tipo de papel e, se sim, tem feedbacks a respeito dele?

Outra dúvida: o concurso restringe o uso de pantones, sendo permitido somente quadricromia CMYK. Como meu cartaz contém grandes de preto, precisarei calçá-lo. Mas algumas áreas possuem texto em corpo 12, e tenho medo que a sobreposição do preto acabe borrando esses grafismos finos. Existe esse risco num couchê 115g/m²?

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente há uma dificuldade em se imprimir formato 2 em pequena tiragem. Desconheço alguma imrpressora digital para este formato. Seu amigo tem razão, você terá que fazer a impressão no glossy em alguma empresa de plotagem.

Não é recomendado que se use traços finos para preto calçado em offset, no caso de plotagem pode ser diferente, mas pessoalmente eu também evitaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente há uma dificuldade em se imprimir formato 2 em pequena tiragem. Desconheço alguma imrpressora digital para este formato. Seu amigo tem razão, você terá que fazer a impressão no glossy em alguma empresa de plotagem.

Não é recomendado que se use traços finos para preto calçado em offset, no caso de plotagem pode ser diferente, mas pessoalmente eu também evitaria.

Entendi...

Googlei por um plotter que imprimia em couchê, mas a procedência do site era duvidosa. Pareceu-me uma gráfica bem picareta.

A maioria oferece sulfite, vegetal e esse tal de glossy para impressões grandes (via plotter).

Esse papel glossy é igual ao couchê, em termos de qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Há anos não vejo um Glossy, mas acredito que seja aparentemente um Apergaminhado. Não sei se há brilho.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.