Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Prog

Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx)

Recommended Posts

Esta disponível para download a mais nova versão do Ubuntu Linux.

 

http://releases.ubuntu.com/10.04/

 

Dentre as principais novidades:

- Manual bem completo;

- Tema totalmente renovado;

- Boot ainda mais veloz;

- A ferramenta GIMP não faz parte da instalação padrão, sendo necessário instalar via gerenciador de pacotes;

- Incluída a ferramenta de editoração de videos PiTiVi;

- OpenOffice 3.2;

- Gnome 2.30;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prog quem usa a versão 9.10 como faz para migrar para a 10.04 LTS?

 

Tem que formatar e instalar essa nova versão?

 

Ha!! se puder me dar uma força aqui, ficarei grato:

http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/392870-tutorial-sobre-como-instalar-programas-no-linux-ficou-bom/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edvan,

 

Existem uma maneira de fazer a migração de versão.

 

 

Menu Sistema >> Administração >> Gerenciador de Atualizações:

Nesta janela ele vai informar que existe uma nova versão, no caso, a 10.04 LTS.

Para fazer a atualização desta forma, clique no botão atualizar. Este procedimento faz a atualização do sistema todo pela rede, ou seja, o tempo de atualização vai ser proporcional a velocidade do link com a internet.

Observação: ~605MB para download, vai depender do que você já tem instalado

Eu particularmente não faço isso. :)

Instalo sempre minha distribuição com a pasta "home" (dos usuários) em partição de disco separada, neste caso, a instalação é menos trabalhosa, uma vez que não será necessário fazer um backup dos meus arquivos. Então, eu sempre faço uma nova instalação quando vou trocar de versão. O maior trabalho será a reinstalação e reconfiguração de todos os programas que você precisa e que não fazem parte da instalação padrão, como, por exemplo: Apache, MySQL, PostgreSQL, PHP...

 

Qualquer dúvida, só perguntar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a versão 10.04 LTS será que resolve o problema da resolução do video?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, é onbord mesmo!!

 

Prog, vamos primeiro tentar colocar Net nele, depois nós vemos a questão da resolução do video..

 

Hoje comprei uma placa de rede nova da D-link, então como nao tive tempo de passar o MAC para o pessoal da empresa da internet, então eu clonei o MAC da rede onbord para minha placa nova da D-link pra mim nao ficar sem NET...rsrsrsrr

 

Clonei tando no XP como no Seven ambos já estão com NET, abronca agora é colocar net no UBUNTU...

 

Alguma solução?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente fazer o spoofing desta forma:

ifconfig eth0 down

ifconfig eth0 hw ether 01:02:03:04:05:06

ifconfig eth0 up

Isto deve ser feito toda vez que iniciar o sistema, para ficar definitivo, você pode trocar a configuração no arquivo /etc/network/interfaces.

Onde você encontrar referencia a eth1 (a eth0 deve ser a sua placa on-board), você vai incluir a seguinte linha:

hwaddress ether 01:02:03:04:05:06

 

Obs: todas as tarefas devem ser executadas como root ou sudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prog, eu fiz uns procedimentos parecidos ontem a noite e não deu certo...

 

Será que é a mesma coisa que esse que você passou? veja só:

 

Desabilitando a interface de rede:

# ifconfig eth0 down

Alterando o endereço MAC do dispostivo:

# ifconfig eth0 hw ether 00:60:08:C5:B5:40

Levantando a interface:

# ifconfig eth0 up

Verificando a alteração realizada:

# ifconfig eth0 | grep HW

 

Nota: A opção hw ajusta o endereço MAC do dispositivo, se o driver do dispositivo suporta a operação. A palavra que segue a opção é classe de hardware a que pertence o dispostivo, ether (Ethernet), ax25 (AMPR AX.25), ARCnet e netrom (AMPR NET/ROM).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Prog beleza?

 

Um amigo tinha me passado uma configuração bem mais complicada no terminal, daí fiz de uma forma bem mais fácil, editando direto a placa de rede, em vez de DHCP deixei como manual, daí coloquei o ip, mascara, gateway e servidor dns..

 

Ficou show de bola, veja no print abaixo:

Imagem Postada

 

OBS: Esse poste agora já foi no linux, agora eu quero deixar ele mais bonito, arrumar essa resolução, pois está tudo grande, colocar msn, colocar tocador de som...etc..

 

Teria como você me ajudar ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre a resolução, acho esquisito o sistema não estar permitindo alteração, pode ser devido a uma detecção incorreta do hardware.

 

Tente fazer o teste de hardware que acompanha o Ubuntu, fica aqui:

Menu Sistema >> Administração >> Sistema de teste.

Na janela que se abre você escolhe quais testes deseja executar.

 

Outra alternativa seria baixar a versão 10.04 e testar como LiveCD, se a detecção for mais adequada ao seu equipamento o sistema deve suportar a troca da resolução, neste caso você pode pensar na atualização da versão que você esta usando para a mais recente.

 

Em último caso podemos tentar fazer uma configuração de forma manual.

Você pode tentar seguindo este documento:

http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

specificações do monitor não detectadas

 

*

 

Antes de alterar o arquivo xorg.conf faça uma cópia de segurança.

 

Abra o arquivo em um editor de texto, como por exemplo o gedit:

 

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

 

Procure no arquivo pela seção chamada "Section Monitor". Dentro desta seção encontre procure por HorizSync e VertRefresh (caso estas linhas não aparecam não se preocupe).

 

Agora é necessário obter informações sobre seu monitor. É preciso saber a frequência horizontal (horizontal sync frequency), geralmente medida em kHz, e a frequência vertical (vertical refresh rate), medida em Hz. Você pode encontrar estas informações no manual ou procurando no Google pelo modelo do seu monitor. Outra alternativa é utilizar o comando ddcprobe, que pode ser instalado e executado no terminal da seguinte forma:

 

sudo aptitude install xresprobe

sudo ddcprobe | grep monitorrange

 

Os dois primeiros valores são as taxas HorizSync e segundo par informa os valores de VertRefresh. Agora basta adicionar estes valores no seu arquivo xorg.conf. O procedimento consiste em adicionar duas linhas no arquivo na seção "Section "Monitor", que ficará da seguinte forma:

 

Section "Monitor"

Identifier "Monitor generico"

Option "DPMS"

HorizSync 30-96

VertRefresh 50-160

EndSection

 

obviamente trocando os valores de acordo com os que você encontrou anteriormente. Atenção: não altere os itens Identifier e Option.

 

Salve o arquivo e reinicie o X.

 

 

Quando executo esse comando:

 

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Não aparece nada para alterar dentro, pois não existe esse arquivo xorg.conf dentro de etc/X11.. pode ser que na versão 9.10 do ubuntu eles tiraram o xorg.conf... :o

 

Outra alternativa seria baixar a versão 10.04 e testar como LiveCD.

Acho que vou fazer isso mesmo!! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.