Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabio Lody

Adobe diz a Apple que ninguém controla a web

Recommended Posts

SÃO PAULO – Os co-fundadores da Adobe, John Warnock e Chuck Geschke, assinaram hoje uma carta online com a intenção de responder as críticas feitas por Steve Jobs sobre as tecnologias do Flash.

Considerada por Apple – e depois Microsoft e Opera Software - como detentora de uma aplicação fechada e pouco eficiente para a evolução da internet, a Adobe rejeitou o rótulo e julgou as opiniões contrárias como pretensiosas, concluindo que nenhuma empresa pode estipular quais os padrões devam ser usados na web.

Segundo a dupla de executivos, a empresa acredita que os consumidores deveriam ser livres para acessar seus conteúdos favoritos e aplicações, independente do computador que eles usem e quais navegadores gostam.

“Nenhuma empresa – não importa quão grande e criativa ela seja – deveria ditar o que você pode criar, como você pode criar isso, ou qual deve ser a experiência na web”, escreveram.

Na carta, Warnock e Geschke ainda defenderam que a liberdade de escolha na web é o que vem causando uma explosão de conteúdo e uma transformação no modo em que as pessoas trabalham, aprendem, comunicam e se expressam. Logo, o mercado aberto seria a preferência de desenvolvedores, do consumidor e, por conseguinte, da Adobe.

Para os criadores do Flash, no entanto, a Apple trilha um caminho oposto, delimitando as tecnologias de desenvolvimento, o que pode enfraquecer o enorme potencial dos smartphones e tablets.

“A Apple deve minar um novo capítulo da web – o capítulo em que os dispositivos móveis superam os móveis, qualquer indivíduo pode ser um editor e o conteúdo é acessado em qualquer lugar a qualquer momento”.

A resposta é uma clara resposta à carta aberta enviada por Steve Jobs no fim de abril, quando o co-fundador da Apple declarou que a verdadeira empresa fechada era a Adobe, pois mantém o Flash como sistema 100% proprietário, com preços estipulados pela própria empresa e indisponível de outra forma no mercado.

Tal atitude, de acordo com as palavras de Jobs, seria um atraso para o desenvolvimento de tecnologias na internet, pois acredita que o tratamento com os padrões na web deveriam receber um tratamento diferencial, mais aberto.

Semanas depois, representantes da Microsoft e de Opera endossaram o coro contra o Flash na web, pedindo uma modernização da aplicação.

fonte: info.abril.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei não, eu fico meio confuso com tudo isso... A Apple também é uma empresa que restringe os seus produtos... E o linux, que é tão aberto, é muito pouco badalado, pouca gente usa, e eu particularmente não posso usar o linux por causa do Photoshop, CorelDRAW, e Illustrator... É, esse mundo de tecnologia virtual é meio complicado, pelo menos pra mim...

Compartilhar este post

Link para o post

bem cada um puxa sardinha pro seu lado. Lógico que o Flash incomoda empresas grandes como Apple, MS etc.

Flash é quase que um monopolio e por isso Jobs quer acabar com ele. Mas ai é um assunto pra eles se entenderem.

Só o tempo dirá o que realmente acontecerá.

Compartilhar este post

Link para o post

To com o flash e não abro.... engraçado mesmo disso tudo é que eles começaram a se rebelar quando surgiu esse html5... antes aceitavam sem reclamar e agora querem acabar só pra da mais poder ao html5.... aff

Compartilhar este post

Link para o post

Patrique além dos interesses comerciais tem também a insegurança que o Flash impõe mas é besteira da MS ou Apple achar que o HTML5 não terá vulnerabilidade pois já se tem conhecimento de como explorar ele fazendo com que a maquina infectada envie arquivos infectados para um determinado servidor mesmo a maquina estando off-line.

Será trocar 6 por meia-dúzia, na minha opinião deveria era investir recursos para tapar os enormes buracos e riscos que o flash impõe aos seus usuários.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Silas, o meu ponto de vista é o seguinte, porque antes de surgir este html5 eles nunca advertiram usuários... nunca tentaram proteger ao máximo o flash dando suporte e auxilio a Adobe, nunca reclamaram, nunca argumentaram...

Começaram com essa historinha de se opor ao flash justamente quando começou o rebuliço pelo html5 isso no mínimo é uma falta de respeito com os usuários, pois eles ficaram anos ignorando e fingindo que o flash era perfeito... se tivessem mesmo o pensamento de que estão tentando proteger os usuários, eles teriam feito alguma coisa antes e não fingir que nada acontecia até esperar algo concorrente e talvez melhor aparecer.

A questão toda é essa, além disso como você mesmo disse o html5 vira com falhas tão graves e até mais graves que o flash.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora me pergunto, quantos bolsos podem encarar um Mac ou outros produtos da Apple?

Pelo que li, a Adobe reconhece as vulnerabilidades e está trabalhando para oferecer atualizações que venham a corrigir as deficiências. Pela qualidade dos produtos que oferece e a supremacia em termos de mercado, merece credibilidade, mas isso ainda é futuro, vamos aguardar.

Já o Silverligh (Microsoft) pode ser excelente, muitos afirmam que irá superar o Flash, por acaso não oferece vulnerabilidades? ou será que não conhecemos o bastante por ainda não ser tão usual? Roda em todos os dispositivos (nunca li nada sobre isso)? É aberto?

Eu sou suspeita pra falar, amo Flash.

Levando em conta as inúmeras falhas que os produtos da Microsoft possuem, sem falar nos preços, soa estranho acusar a Adobe.

Quanto ao Opera sempre foi meio capenga pro Flash, é o único navegador que precisava clicar para ativar, me arrependo amargamente de ter feito a última atualização, deixou as animações em Flash que é uma carroça.

Afinal, quais os critérios para considerar algo eficiente para a "evolução" da internet?

Na minha opinião é oferecer produtos e conteúdo de qualidade, e permitir ao usuário a livre escolha.

Quanto ao html 5, pelo que li (não sei se já resolveram), ainda não tem suporte a alguns recursos. Então, é produto inacabado.

Como o Pablo mencionou, uso programas que rodam bem no Windows (ou Ruindows), e me falta conhecimento quanto as adaptações para funcionar no Linux.

Que se dane o Jobs e a Microsoft, quem faz a web são os usuários.

Fico com a Adobe e não abro.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer levantar uma teoria da conspiração aqui, mas todas decisões vindas deles, provavelmente são estudadas minuciosamente para não ter erros , um fundamento eles possuem, e um interesse econômico talvez seja a motivação maior..

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi ainda, a Adobe não percebeu que Apple e MS já se "rebelaram"?

Se o Google estivesse nessa jogada, pronto, a Adobe quebraria.

Se Apple e MS estão erradas eu não sei, só o futuro vai dizer.

Agora, a Adobe tem que parar de querer peitar eles ou se fazer de coitadinha e botar a mão na massa. Que faça o flash funcionar (bem) no Android, assim o público (clientes) poderão escolher um smartphone com ou sem flash.

O iPhone OS não tem suporte ao flash. O Windows Phone 7, até onde li, também não terá de primeira.

Que a Adobe mostre todo o seu potencial (ou não) ao público e deixem que eles escolham o que é melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Já o Silverligh (Microsoft) pode ser excelente, muitos afirmam que irá superar o Flash, por acaso não oferece vulnerabilidades?

Sim elas existem pois o silverligth permite o ataque por cross-site scripting ou XSS.

No caso da Adobe penso que só reformulando o flash para acabar com tantos buracos, pois ando lendo o blog de alerta da própria adobe e cada dia é descoberta uma "nova" vulnerabilidade.

Quanto a Apple e a MS impedir que os usuários rodem flash em seus aparelhos ou maquina penso ser uma ditadura, pois o usuário tem liberdade de escolha e se ele quiser rodar flash no Iphone ou no PC que ele comprou ele tem esse direito. O problema é que o usuário final nunca reclama e esta sempre conformado com a situação que lhe é imposta por grandes empresas.

Lido com segurança e acredito que não vai ser barrando o Flash que os usuários estarão mais seguros, até porque um ataque usando flash não é lá muito comum, apesar de estar sendo muito explorado ultimamente.

Compartilhar este post

Link para o post

@Silas

Exato, quis me referir que os ataques estão cada vez mais sofisticados e naturalmente exploram falhas em meios com grande números de usuários.

Hoje a imensa porta aberta pode ser os softwares da Adobe, mas certamente não são as únicas.

A Microsoft e a Apple vão oferecer o que em substituição? Sem nenhum interesse, apenas para a "evolução"??? é duro acreditar.

Que a Adobe precisa melhorar nem se discute, barrar o uso já é outra história.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.