Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hellnel

[Resolvido] Charset UTF-8

Recommended Posts

Pessoal, antes de cobrarem o uso da ferramenta pesquisa informo que já pesquisei e li bastante, achei alguns tópicos antigos e encerrados (e também não quis ressucitar morto) e por isso decidi abrir um novo topic.

A minha dúvida parece simples, mas está me tomando um tempo danado.

Sempre usei o LATIN1 no Mysql e o ISO 889 no html, e até então não tive muitos problemas com acentuação, porém seguindo as tendências e recomendações, pretendo passar a utiliar UTF-8 tanto no Mysql quanto charset no html.

Porém ao criar um simples HTML com charset UTF8 (antes mesmo de retornar qualuqer dado do banco) as pontuações já ficaram erradas, tanto no IE7.0.5 quanto no FF3.6.3.

<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-type" content="text/html; charset=UTF-8" />
</head>
<body>

ação á é í ó ú

<?php
require 'conectar.php';

echo "ação á é í ó ú";

?>

</body>
</html>

Resultado no IE:

��o � � � � � a��o � � � � �

Resultado no FF:

a��o � � � � � a��o � � � � �

OBS: Os quadrados acima no FF são representados por losangos pretos.

OBS 1: Neste teste decidi não usar nenhum editor (dreamweaver, netbeans, etc), fiz o código no NOTEPAD e rodei no XAMPP local

OBS 2: No arquivo conectar.php está apenas os dados para conexão ao banco, nada com relação a charset, doctype, etc.

Bom, me desanimou a dificuldade de fazer o UTF8 rodar bem no IE e FF antes mesmo de trabalhar com dados retornados do MYSQL (aonde o banco foi todo feito em collation unicode_utf8).

Espero que possam me ajudar ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

notepad -> Bloco de Notas do Windows ?

lembre-se de mudar a Codificação, na hora de salvar o arquivo.

é uma caixinha logo abaixo de onde você coloca o nome e escolhe o tipo de arquivo.

notepad++ -> Editor que faz highlight

Vá em:

Format > Encode in UTF-8 without boom

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe, é uma vergonha alguem tão habituado ao notepad quanto eu esquecer deste detalhe banal.

Obrigado, a principio era apenas a codificação UTF8 no salvar do documento mesmo.

Aliás, andei lendo alguns topics seus, parabéns pelo trabalho.

Abraço e pode encerra o topic

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.