smllizlcs 0 Denunciar post Postado Junho 6, 2010 E ai Pessoal estou com a seguinte duvida: Tenho um cadastro de aluno que contem Entrada, Matricula, Nome, Hora. Agora vai minha duvida, quando for salvar uma nova entrada preciso consultar no banco de dados se o aluno ja esta cadastrado no banco e se a hora e maior ou menor para poder dar uma menssagem ao usuario. obs: as ferramentas que estou usando e Delphi 7, ADOConnection, ADOquery e instrucoes SQL. Obrigado Pela atenção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Raficcha 1 Denunciar post Postado Junho 6, 2010 Qual é a sua dúvida? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
smllizlcs 0 Denunciar post Postado Junho 6, 2010 acho que nao fui mto claro. faço o seguinte comando para salvar: adoquery.sql.text:='insert into Tabela(Entrada, Matricula, Nome, Hora)Values(:Entrada, :Matricula, :Nome, :Hora)'; antes desse comando preciso verificar se o aluno ja esta cadastrado e se a hora e menor ou maior, isso eu não sei fazer. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Sanches 0 Denunciar post Postado Junho 6, 2010 faça via comando sql tbm ... query.sql.text:= 'select MATRICULA from TABELA_ALUNOS where MATRICULA = :pMatricula'; query.parambyname('pMatricula').value:= 1; query.open; if not query.isempty then //localizou aluno com matricula = 1 begin showmessage('Aluno com esta matrícula já está cadastrado'); end; query.close acima coloquei só um exemplo ... substitua pela sua query, nome de campo e tabela ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
smllizlcs 0 Denunciar post Postado Junho 6, 2010 faça via comando sql tbm ... query.sql.text:= 'select MATRICULA from TABELA_ALUNOS where MATRICULA = :pMatricula'; query.parambyname('pMatricula').value:= 1; query.open; if not query.isempty then //localizou aluno com matricula = 1 begin showmessage('Aluno com esta matrícula já está cadastrado'); end; query.close acima coloquei só um exemplo ... substitua pela sua query, nome de campo e tabela ... ok, agora como faço para verificar se a hora e maio ou menor? obrigado pela atenção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Sanches 0 Denunciar post Postado Junho 6, 2010 fica tudo no comando SQL: query.sql.text:= 'select MATRICULA from TABELA_ALUNOS where (MATRICULA = :pMatricula) and (HORA < :pHora)'; query.parambyname('pMatricula').value:= 1; query.parambyname('pHora').value:= time; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
smllizlcs 0 Denunciar post Postado Junho 7, 2010 if Key=VK_RETURN then begin dmBanco.Conexao.Connected:=true; adoControl.SQL.Text:='Select Matricula from Controle where (Matricula= :Matricula) and (HoraLimite< :HoraLimite)'; adoControl.Parameters.ParamByName('Matricula').Value:=txtMatricula.Text; adoControl.Parameters.ParamByName('HoraLimite').Value:=StrToTime(txtHora.Text); adoControl.Open; If adoControl.IsEmpty then imgCobrar.Visible:=true else imgLiberar.Visible:=true; adoControl.Close; end; E ai pessoal coloquei assim e deu certo. mas esta ocorrendo um erro, quando entra minutos essa verificação não fuciona. Alguem poderia se tem alguma função para converter a Hora em numeros? obrigado pela atenção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
smllizlcs 0 Denunciar post Postado Junho 7, 2010 if Key=VK_RETURN then begin dmBanco.Conexao.Connected:=true; adoControl.SQL.Text:='Select Matricula from Controle where (Matricula= :Matricula) and (HoraLimite< :HoraLimite)'; adoControl.Parameters.ParamByName('Matricula').Value:=txtMatricula.Text; adoControl.Parameters.ParamByName('HoraLimite').Value:=StrToTime(txtHora.Text); adoControl.Open; If adoControl.IsEmpty then imgCobrar.Visible:=true else imgLiberar.Visible:=true; adoControl.Close; end; ok resolvido com o codigo acima, o meu banco de dados tava errado. Obrigado pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Sanches 0 Denunciar post Postado Junho 8, 2010 ok !! coloque [resolvido] no título do tópico ... abraço !! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Raficcha 1 Denunciar post Postado Junho 8, 2010 Huhu, ja to colando resolvido galera.. Parabens ai pela solução Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites