Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matheus Dourado

Windows Xp 32 bit só reconhece 2,93gb de ram, como resolver isto pelo

Recommended Posts

Quero resolver isto, vi num fórum falando de colocar no boot.ini o PAE, algo assim, mas não sei se é seguro fazer isto. Pensei também em instalar outro Sistema operacional, só que ai entra a questão de compatibilidade, também tem a questão que o note da minha mãe ela só usa pra mexer no office praticamente, então não sei se compensaria formatar e instalar outro Windows, ou simplesmente instalar por cima, pois se não for fazer diferença o mais prática seria deixar o Xp 32 bits mesmo. Já usei o Ram Disk , porém o Ram Disk acredito que não adianta pra o note reconhecer todos 4gb de ram. Minha esperança é isto do boot.ini . Queria muito continuar com o Xp, devido a compatibilidade de arquivos, para ela iria ser melhor talvez o xp , pois ela recebe arquivos .doc .pps e estes do office mesmo por e-mail.

me ajudem

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O XP só reconhece até 3GB, ele utiliza os 4GB mas apenas reconhece como utilizados 3GB.

Pelo que me lembro existe uma forma de faze-lo reconhecer os 4GB mas ele perde em desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser uma configuração do boot do XP. Faça o seguinte:

Entre nas propriedades do Meu Computador (Iniciar > Painel de Controle > Sistema).

Na aba Avançados

Na seção Inicialização e recuperação, clique em Configurações

Copie e cole tudo o que está escrito e poste aqui para podermos ajudá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade JonJon, o XP não reconhece mesmo 4GB, reconhece no máximo 3GB

Quando comprei meu computador com 4GB me deparo com 3GB no XP, ai fui pesquisar e os resultados indicaram que o XP trabalha com 4GB mas por algum motivo não reconhece os 4GB

Compartilhar este post

Link para o post

Ih é mesmo. Matheus, a melhor coisa a fazer é você nos dizer

qual é a configuração do seu computador para ver se pode instalar o

Windows 7 (se você quiser).

O Windows 7 da 10x0 no Windows XP.

Off: mesmo o seu post estando uns 8 minutos antes do meu eu não o vi. Por isso tava postado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo JonJon hehe

De qualquer forma, mesmo o XP não reconhecendo os 4GB ele trabalha com 4GB

Mas dependendo da config pode colocar o Seven

Eu particularmente não tenho vontade de usa-lo ainda, vai de cada um hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser uma configuração do boot do XP. Faça o seguinte:

Entre nas propriedades do Meu Computador (Iniciar > Painel de Controle > Sistema).

Na aba Avançados

Na seção Inicialização e recuperação, clique em Configurações

Copie e cole tudo o que está escrito e poste aqui para podermos ajudá-lo.

Imagem Postada

Está ai a imagem , queria saber se fazendo o macete do boot.ini o pc reconhece 4g , se bem q um membro do fórum esta dizendo q o xp 32 bits reconhece 4gb , ele só não deve apresentar como informação no sistema, mas esta rodando os 4gb,

um fator importante de lembrar é que o note que quero que reconheça os 4gb , talvez seja perda de tempo instalar outro sistema 64 bits ou um win q reconheça os 4gb, pois o note que tem 4gb minha mãe só usa pra mexer no office no máximo.

e também o xp é mto compativel e outros podem ter problemas com compatiblidade,

e não sei também se adianta ter 4gb reconhecidos e ficar mexendo no office, talvez só vá gastar mais bateria e energia elétrica e não mudar nda,

queria saber se o note precisar só de 2gb e tiver 4gb ativos, faz diferença ter 4 ou 3,2gb reconhecidos?

Imagem Postada

http://mdwebdesign.freehostia.com/configuracao.jpg

Estou enviando o link da imagem acima, pois não sei se ela ta aparecendo na mensagem

de qualquer forma vou enviar o que ta na configuração, por escrito:

Sistema operacional padrão

"Microsoft Windows Xp Professional/noexecute=optin/fastdete

tempo para exibir lista de sistemas operacionais 30segundos

tempo para exibir opções de recuperação se ncessário 30 segundos

falha do sistema

marcados os itens:

gravar um evento no log do sistema

enviar um alerta adminisrativo

reiniciar automaticamente

gravando informações de depuração

despejo de memória completo

arquivo de despejo:

%SysteRoot%\MEMORY.DMP

marcado: Substituir qualquer arquivos existente

em editar

no boot.ini

está assim

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

Outras informações do Notebook

Sistema

Microsoft Windows Xp

Professional

Versão 2002

Service Pack 3

Computador

Pentium Dual-Core CPU

T4300 @ 2.10 Ghz

2.09 Ghz, 2,93 GB de RAM

obs: o note tem 4gb de ram, porém só aparece 2,93 gb de ram nas informações do sistema

Compartilhar este post

Link para o post

se bem q um membro do fórum esta dizendo q o xp 32 bits reconhece 4gb , ele só não deve apresentar como informação no sistema, mas esta rodando os 4gb

isso mesmo, roda com 4GB

obs: o note tem 4gb de ram, porém só aparece 2,93 gb de ram nas informações do sistema

Isso mesmo, esta certinho. Apenas o tamanho exibido (2,93GB) que varia conforme a placa de video on-board, no meu por exemplo é 2,96GB que é exibido

http://forum.clubedohardware.com.br/memoria-kingston-4g/579881?amp;

mesmo problema que o seu, olha a última resposta ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Detalhe... o Windows Seven 32bits tbem só gerencia 3GB

Para os sistemas operacionais reconhecerem os 4GB ou mais precisam ser 64bits. Seja ela XP, Vista ou Seven.

Presetem atenção. Reconhecer não significa que o S.O irá gerenciar.

Pode até aparecer os 4GB mas se irá gerenciar é outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já que disse que ela usa só o Office no máximo eu também não vai ter diferença e eu não vejo necessidade

de mexer também.

Mexer no boot.ini teria alguma melhora no desempenho fazendo isto do boot.ini?

será que é seguro e recomendavel este método de mexer no boot.ini e ativar o "pae"?

http://teteraconsultoria.com.br/blog/como-fazer-o-pc-reconhecer-mais-de-4gb-de-memoria-ram/

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668496.aspx

"Como fazer o PC reconhecer mais de 4GB de memória RAM

O problema: Você instalou mais de 4 GB de memória RAM no PC, mas ele reconhece no máximo 4 GB.

A solução: Não se desespere, a solução existe e está no sistema que permite o funcionamento em nível de PAE (Physical Address Extension), uma característica dos processadores x86 que permite vencer a barreira dos 4 GB de RAM.

Este resultado é obtido a partir do processador 36bit utilizando uma abordagem que, embora compatível com a estrutura de 32 bits, possibilita que o sistema operacional chegue até 64GB de RAM.

Tanto o Windows XP / Vista quanto as distribuições Linux não tem suporte nativo para o PAE, e algumas vezes a placa mãe ou os drivers instalados em seu sistema operacional se tornam incompatíveis.

Por isso, a única coisa a fazer é tentar transformar o registro para ativar o Modo PAE, após tomare as precauções necessárias, é claro.

Ativar o modo PAE no Windows XP

Clique com o botão direito em Meu Computador e selecione “Propriedades”

Abra a guia Avançado e em Inicialização e recuperação, entre em Configurações e clique em “Editar”

Isto abrirá o Bloco de Notas com o conteúdo do arquivo boot.ini. Abaixo da linha “[operating systems]” está a linha identificada como:multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS=”Microsoft Windows XP” /noexecute=optin /fastdetectEsta informação deve ser alterada para:multi (0) disk (0) rdisk (0) partition (1) \ WINDOWS = “Microsoft Windows XP” / noexecute = OptIn / PAE

Salve o arquivo e feche.

Ativar o modo PAE no Windows Vista

Pressione a tecla Windows + R, em seguida, digite cmd e tecle enter

Pressione Ctrl + Shift + Enter para executar o prompt no modo de administrador

Digite o comando Bcdedit? Set PAE forceenable e tecle enter.

Ativar o modo PAE no Linux Ubuntu

Abra um terminal e execute a seguinte seqüência de comandos para instalar um kernel PAE”:sudo apt-get update sudo sudo apt-get install linux-headers-server linux-image-server linux-server

Após a instalação, reinicie o sistema com o novo kernel:

sudo reboot

Com estes procedimentos sua máquina deve reconhecer muito mais dse 4GB de memória RAM.

"

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente não sei te responder.

Eu particularmente não o faria, não tenho conhecimento para mexer no boot.ini, posso fazer alguma cagada e ferrar o PC.

Meu conselho é que não o faça, principalmente pelo motivo que mesmo reconhecendo, nada garante que o Windows irá utilizar os 4GB, e também nada garante que não irá dar problema no seu computador http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei dizer a fundo.

Mas eu acho que esse esquema de mexer somente no boot.ini fará que apareça os 4GB nas propriedades do computador.

Mais uma vez insisto reconhecer é muito diferente de gerenciar.

Pode reconhecer, pode aparecer para você. Mas se ele realmente irá fazer uso, irá gerenciar é outra coisa.

Mas se você utiliza somente para atividades de escritorio. Você dificilmente irá utilizar os 4GB.

Pode ser que trocando o sistema operacional para 64bits a performace do comupador melhore. Mas isso não será pelo fato da memoria e sim pela arquitetura do hardware/software trabalhando em 64bits.

Mas isso pode ser notado mais em alto nivel de processamento, as veses em atividades de escritorio a diferença pode ser minima e sem ser sentida.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.