Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcos.cardoso

Caracteres especiais no linux

Recommended Posts

Bom dia,

o problema ocorre em um jogo infantil desenvolvido em AS2. O objetivo desse jogo é apresentar algumas imagens para que o usuário digite seu nome em um campo dinâmico que está à frente da imagem, inclusive com a acentuação e demais caracteres especiais (ç ã á, etc). Por exemplo, aparece a imagem de um armário, então o usuário deveria digitar "armário" no campo, simples assim.

O problema é que quando executo o aplicativo no linux (fedora para ser mais exato) e tento digitar acentos, por exemplo, aparecem outros caracteres.

Já fiz o embed no campo dinâmico com todos os caracteres especiais possíveis, então acredito que o problema já não é mais com o flash. Nesse caso pode ser algum problema com o teclado (sei lá).

Se você já passou por uma situação assim, ou tem alguma idéia do que pode estar acontecendo sua sugestão é bem vinda.

Desde já agradeço.

Um detalhe que talvez seja importante é o fato de que o aplicativo é executado no browser no linux, talvez seja ele o culpado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom provavelmente é diferença de teclado... configuração eu digo.

Por exemplo eu moro no canadá... mas não tenho nenhum dos acentos como os brasileiros, e para acentuar minhas palavras eu preciso usar Eua Internacional como teclado padrão... pra mim isso não faz sentido, uma vez que eu tenho um teclado brasileiro e a opção de teclado para o brasil... mas realmente não funciona. Mesma coisa no MAC que eu trabalho tenho que colocar no inglês internacional.

Então veja ai o que pode ser, porque no flash eu tenho certeza que não é o problema... já que como você diz já embedou todos os caracteres possiveis e imaginaveis... e acredito que tenha utilizado o código System.useCodePage = true.

Se ta tudo assim... ai o problema já não é mais do flash e sim do SO que ta executando o mesmo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhh, eu não coloquei o System.useCodePage = true não.

Eu tenho três frames apenas, na timeline principal, o primeiro com o preloader, o segundo com uma tela inicial de apresentação e o último com o jogo. Em qual deles eu devo colocar o código?

vlw

Coloquei em todos os frames, um de cada vez e "nada". Nada entre aspas porque eu consegui, de certa forma, resolver o problema. Instalei o swfdec que funciona como uma forma de plugin para o browser fazendo com que os caracteres especiais não sejam modificados eles apenas não aparecem. Por exemplo, qdo eu digito á, sem o swfdec apareceria Ã~ ou alguma coisa assim, com o swfdec aparece somente o a. Foi bom porque não aparece aquele monte de lixo, mas não resolve o problema, pois os caracteres especiais ainda continuam sem aparecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Rs

Tu ta chegando lá o problema é o Linux hahaha e não o flash.

Pq como você mesmo diz ele ta desformatando o encode dos characteres...

Mude seu browser para utf-8 e veja o que acontece :)

E linux até onde eu sei é usado por 1% da população brasileira... se isso... então eu nem ficaria tão preucupado com isso... a não ser que onde você vá dar display no game seja apenas linux.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

OOO Azar...

E colégio que só usa Linux??? onde fica isso??

Milagre O_O

Tentou utilizar o SWFObject para dar embed no objeto? e Coloque o System.useCodePage = true apenas onde está o action e os campos de texto... no resto dos frames não precisa.

Tem algum link para eu testar???

Eu tenho linux... Mac e Windows... quem sabe eu posso lhe ajudar se tiver algum link online... ou outros usuários.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Esse colégio é em uberaba minas gerais (Colégio Cenecista Dr Jose Ferreira). Azar mesmo.

Entao, acho q SWFObject num vai funcionar. Andei pesquisando e a não ser que tenha tido uma noção errada ele é colocado no html e meus apps são independentes de paginas.

Creio que eu vá fazer um sitezinho pra colocar como teste, pelo menos. Ai posso testar até o SWFObject.

Continuo pesquisando aki, vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.