Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gRoOvE

[Resolvido] JSON/XML utilidade

Recommended Posts

Gostaria de saber em que ocasião usa-se o JSON/XML para armazenar dados formtados, ou seja, por que devo ter um arquivo desses se posso pegar estes dados do banco de dados? Se puderem exemplificar seria mais fácil entender.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hum... ajax por exemplo ^_^

esses dados virão do banco.. mas não diretamente... antes você forma um jSON ou XML, e ai então coloca na página.

ou então, um webservice...

ou então um arquivo de configuração... guardar a configuração do proprio banco, no banco, não rola ne?!

.. enfim..

Compartilhar este post

Link para o post

Ajax, tipo um combo box com os estados e cidades?

Mas no caso que você mencionou de vir do banco e antes formatar em JSON, não vai dar na mesma de vir direto do banco? Não entendi..

Não tenho experiência com programação, nunca trabalhei..penso que ficaria muito lento um servidor com um arquivo formatado em JSON/XML para um webservice por exemplo, tipo algo em torno de 100MBs, demoraria um tempo pra fazer o parsing e distribuir as informações, não?

Compartilhar este post

Link para o post

hum.. não. Não dá na mesma pelo simples fato, de que retornar em HTML, te prende a uma implementação..

e se você precisasse que ao inves de fazer 2 combobox, você fizesse um grid ?

se você retornar o HTML pronto: <option>... você vai precisar de um outro retorno, para fazer o grid..

se você retornasse algo mais 'reutilizável', poderia usar o mesmo jSON ou XML para fazer tanto <select>s, como grids..

imagina se os webservices retornasse um HTML formatado ? seria muito pior para trabalharmos com os dados.. pois primeiro, teriamos que limpar o retorno, e extrair só oq precisamos..

http://cep.republicavirtual.com.br/web_cep.php?cep=91010000&formato=javascript

Programe para uma interface e não para uma implementação. ^_^

veja que o banco de dados forma o jSON/XML/query string, em tempo de execução.. em vez de já devolver direto o HTML..

http://www.i-stream.com.br/webservices/cep.asmx?op=Cidades

26 corresponde a São Paulo

ps: cara! o json/xml será formado através de uma consulta no banco!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questão de retornar HTML e formato JSON eu compreendo, o tamanho das tags de formatação HTML são bem maiores que JSON([]{}:,), o que quis dizer é que acho que ficaria muito pesado carregar um arquivo formatado em JSON do servidor, em vez de pegar a informação direto do banco...tipo causaria uma lentidão, ou não?

Esse slogan "Programe para uma interface e não para uma implementação." é do java né? Comecei a estudar esses dias, não sei o que é uma interface ainda, hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Um outro ótimo motivo pra usar json é CACHE.

Outro ótimo motivo é não precisar de linguagem server-side ou acesso ao banco pra ler ele

Outro motivo incrivelmente importante é INTEGRAÇÃO com outros sites (onde obviamente não temos acesso ao banco).

Compartilhar este post

Link para o post

É útil pra você guardar em algum arquivo simples, alguma consulta que seria complexa no banco de dados ou em algum site (seu ou de outros).

Vamos fazer um "supositório" - como diria o chaves:

Digamos que eu tenha um banco de dados com cidades e estados.

Quando o user seleciona um estado, eu devo mostrar as cidades daquele estado pra ele.

Pra realizar o cenário acima, seria só eu fazer um select no banco com o WHERE estado=estado_tal

Agora pense que tenho um site muito visitado e zilhões de requisições por minuto.

Neste cenário, será muuuuito melhor eu ter um arquivinho json pra cada estado contendo as cidades dele.

Economizo nas consultas ao banco, o restante do site fica mais leve, economizo dinheiro...

Sacou o lance do benefício do json no cache?

Compartilhar este post

Link para o post

Ajax, tipo um combo box com os estados e cidades?

Exatamente como pensei, hehe. JSON sem dúvida é um cara power :))

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.