Anderson Ferminiano 2 Denunciar post Postado Julho 8, 2010 Durante os últimos 3 meses trabalhei intensamente em 2 projetos de jogos sociais para o Orkut que serão lançados em breve, um deles de corrida e o outro de decoração de casas. Lar Doce Lar Furious WheelsO mercado de jogos sociais deve ser encarado com um foco totalmente diferente do mercado de jogos para PC ou Consoles, boa parte dos jogadores dentro desses jogos não são gamers fanáticos, está aí a principal característica do jogo social... Então um jogo de RPG 2D onde um personagem se mexe, interage com outros jogadores, mata monstros, completa missões faria sucesso dentro de uma rede social? É muito provável que não, pelo motivo de que seu jogador não é um gamer, então ele não passa horas e horas na frente do computador, este estilo de jogador costuma acessar em média 3 vezes cada jogo que tem instalado por um intervalo de 2 a 10 minutos para cada visita. Então nesse pouco período de tempo o que o jogador quer fazer? Clicar em alguma coisa, e quando voltar já estar tudo prontinho evoluído, e não ficar 10 horas matando monstros e mais monstros para evoluir um nível como um gamer costuma fazer. Como essa evolução deve ocorrer nesses jogos? É um estilo de jogo mais parado em que a física de games não entra muito, a física que conta nesses joguinhos de clique são bem simples então o que mais conta aí é a qualidade do design, a interface bem resolvida e a boa jogabilidade, além da idéia. Outra característica do jogo social é que geralmente utilizam o servidor da google ou facebook, eu não preciso ter um servidor dedicado 24/7 i5 para suportar um jogo online, como acontece em um MMO por exemplo. Por este motivo, você tem limites, a google por exemplo (Orkut) só permite que você utilize 200 conexões com o banco de dados dela por jogador em um único dia. Se essas regras forem quebradas seu aplicativo fica fora do ar temporariamente ou definitivamente, dependendo do caso. A divulgação de um jogo social é um ciclo, por isso a quantidade de jogadores muito alta, nas atualizações do meu perfil aparece "Anderson Ferminiano está jogando Lar Doce Lar." para todos meus amigos, se eu tiver 1.000 amigos, vou divulgar então esse jogo sem perceber p/ 1.000 pessoas, se 10 pessoas dessa lista de 1.000 amigos começarem jogar e 50% delas postarem a atualização no perfil, mas amigos verão, e assim entra em um ciclo infinito de marketing praticamente grátis que é gerado pela própria rede social. Exemplo de atualização de um #@?$%~ cara feio. São essas as principais características dos jogos sociais por enquanto, assim que tiver feedbacks de jogadores ativos, e outras estatísticas dos meus jogos postarei artigos afirmando essas informações acima com números Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
towhook 0 Denunciar post Postado Agosto 9, 2010 interessante. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maykonn 6 Denunciar post Postado Setembro 13, 2010 Eu penso que estamos evoluindo legal na area de social games. Muitos jogos estao sendo desenvolvidos e claro, uma grande oportunidade para todos que aderirem. O dificil e convencer um jogador a aguardar carregar a interface. Sabem como e nossa internet brasileira. Dias atras as principais reclamacoes que tivemos foi relacionado a isso. A espera. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Du-mar 0 Denunciar post Postado Novembro 26, 2011 Olá Anderson, estou com umas idéias para um jogo para ser usado em redes sociais. Você conseguiria desenvolver ou sabe onde podemos comprar o script de um game clone do comfarmville, cityville? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites