Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

IvanNildo

[Resolvido] Como aprender javascript?

Recommended Posts

Fala galera tranquilo?

Depois de estudar um pouco de xhtml, css e lógica de programação resolvi começar a estudar javascript. Mas to precisando de indicação de como aprender. Baixei já umas 2 apostilas e procurei nos artigos/tutoriais do site porém não gostei das apostilas e uma delas até passava umas coisas que não funcionava kkk...

Gostaria então de pedir alguma indicação de material (de preferencia alguma apostila de graça na net ou vídeo-aula)... procurei por tópico fixo também na parte de artigos mas não achei, vocês podem me ajudar?

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera to com algumas dúvidas e se vcs puderem me ajudar eu agradeceria!

Eu não to conseguindo entender como a linguagem é "formada" vamos dizer... como seria o "padrão"...

Pelo que eu entendi seria aonde vai ser feito "." o que vai ser feito, por exemplo: document.write certo? o que seria o "()" que fica depois da função?

Quais são as reais aplicações do javascript? A única que eu "conheço" basicamente seria a de menu drop-down... quais são as outras comum que um desenvolvedor deveria saber?

Outra coisa, como eu coloco os comandos em um arquivo diferente do xhtml? Como seria o caso do css... se utiliza o elemento, id ou class pra isso... como é feito isso com javascript?

Desculpa se são coisas "bobas" mas é que eu to lendo apostilas sobre isso e não to achando o lado mais "prático" da coisa...

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não to conseguindo entender como a linguagem é "formada" vamos dizer... como seria o "padrão"...

vamos chamar de sintaxe

Pelo que eu entendi seria aonde vai ser feito "." o que vai ser feito, por exemplo: document.write certo? o que seria o "()" que fica depois da função?

Não. Não é isso.

O ponto, indica junção de métodos, 'classes', funções, elementos..

Quais são as reais aplicações do javascript? A única que eu "conheço" basicamente seria a de menu drop-down... quais são as outras comum que um desenvolvedor deveria saber?

-> transições de um slideshow

-> requisições assincronas (sem o refresh da página), com a metodologia AJAX

-> validação de formulários, cálculos

-> etc..

Outra coisa, como eu coloco os comandos em um arquivo diferente do xhtml? Como seria o caso do css... se utiliza o elemento, id ou class pra isso... como é feito isso com javascript?

São 2 coisas aqui.

você deve usar a tag <script> com um atributo src apontando para o arquivo.

você pode usar id, name, class.. pegar um elemento pelo nome da tag.. enfim.. percorrer o DOM, como quiser.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você tiver alguma experiência em programação, recomendo comprar o livro JavaScript - O Guia Definitivo.

Caso não tenha tanta experiência no ramo, pode comprar também, mas vai ter algumas dificuldades, já que o livro aborda conteúdo até intermediário com uma linguagem não muito fácil a primeira vista. Foi o que aconteceu comigo.

:thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.