Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Batista Neto

Construindo uma rede social

Tecnologias  

100 votos

  1. 1. Linguagem Server-Side

    • PHP
      65
    • ASP
      6
    • ASP com .NET
      2
    • Java
      3
    • Python
      3
  2. 2. Client-Side

    • Javascript
      69
    • Adobe Flex
      3
    • Java
      5
    • GWT (Google Web Toolkit)
      2
  3. 3. Banco de Dados

    • MySQL
      66
    • PostgreSQL
      7
    • Mongodb
      3
    • Cassandra
      3


Recommended Posts

Já possuímos várias ideias para iniciarmos os trabalhos, porém, precisamos definir quais serão as tecnologias utilizadas e, também, qual será a metodologia de desenvolvimento.

 

Escopo Inicial:

Cadastro e perfil do usuário:

Nome de usuário.

Nome real.

Senha.

Email.

Site pessoal (apenas link).

Avaliação (dado por outros usuários).

Status (Estilo qualquer rede social). (Será necessário gravar um histórico dos status, igual outras redes ?)

Ideias sendo seguidas.

Ideias iniciadas (somente leitura, quantidade de ideias que o usuário iniciou).

Máximo de ideias (define quantas ideias um usuário pode iniciar).

Será importante agora no inicio, vamos limitar a quantidade por uma série de questões, inclusive infra.

Caixa de mensagens (mensagens pessoais, enviada diretamente por outros membros).

A caixa de mensagens será derivada de uma "ideia", porém de visibilidade privada. Isso garantirá que não tenhamos que desenvolver um mecanismo específico para esse fim.

Ideias:

Título da Ideia.

Descrição da Ideia.

Tags da ideia.

Visibilidade da ideia (define se qualquer um pode segui-la ou se precisará de convite).

Permissões da ideia (o que o dono, grupos e os outros podem ou não fazer).

Associação com outras ideias (podemos ter um encadeamento de sub-ideias).

Grupos de discussão (possibilidade, mas não necessidade, de se definir grupos de discussão).

Discussão relacionada à ideia (mensagens).

Grupos (Mecanismo de agrupamento de participantes em torno uma ideia):

Nome do grupo.

Descrição do grupo.

Tags do grupo.

Participantes.

Mensagem:

Autor da mensagem.

Data da mensagem.

Tags da Mensagem.

Corpo da mensagem (existirá limite de caracteres ?).

 

 

 

Para a tecnologia, a sugestão é:

 

PHP como linguagem server-side, por ser free, open source e independente de plataforma.

Javascript para client-site

MySQL para banco de dados, pelos mesmos motivos da linguagem PHP.

 

Para a Metodologia de desenvolvimento:

 

 

Software funcionando é a medida primária de progresso.

 

 

Antes de iniciarmos o processo, gostaria que os senhores lessem o conteúdo dos seguintes links:

 

:seta: Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software

:seta: Getting Real by 37signals

 

Pensem que, nesse momento, passamos a ser clientes e desenvolvedores da ferramenta.

 

O sugeriu Srum:

 

Algumas características do Scrum:

 

 

 

 

    [*]Clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento (os clientes devem estar genuinamente interessados na saída);

    [*]Entregas frequentes e intermediárias de funcionalidades 100% desenvolvidas;

    [*]Planos frequentes de mitigação de riscos desenvolvidos pela equipe;

    [*]Discussões diárias de status com a equipe;

    [*]A discussão diária na qual cada membro da equipe responde às seguintes perguntas:

      [*]O que fiz desde ontem?

      [*]O que estou planejando fazer até amanhã?

      [*]Existe algo me impedindo de atingir minha meta?

    [*]Transparência no planejamento e desenvolvimento;

    [*]Reuniões frequentes com os stakeholders (todos os envolvidos no processo) para monitorar o progresso;

    [*]Problemas não são ignorados e ninguém é penalizado por reconhecer ou descrever qualquer problema não visto;

    [*]Locais e horas de trabalho devem ser energizadas, no sentido de que "trabalhar horas extras" não necessariamente significa "produzir mais".

 

 

Vejam que o tópico para definição dos recursos da ferramenta ainda está em andamento, porém, já temos o suficiente para dar inicio ao desenvolvimento.

 

 

Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento.

Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.

Um ponto problemático são as reuniões diárias, outro ponto:

 

Princípios por trás do Manifesto Ágil

 

 

O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.

 

 

Como o objetivo é iniciarmos, logo, o desenvolvimento da aplicação, o prazo para discussão da metodologia de desenvolvimento finalizará esse sábado, dia 24 de Julho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHP, MYSQL e Javascript(Com Jquery) são as melhores tecnologias e fazem parte da preferencia de 90% das pessoas que se propuseram a participar do projeto, sinto muito dizer aos 5 gatos pingados que programam em asp/asp.net mais como em tudo na vida a maioria vence, já quanto a metodologia a ser utilizada tenho pouco a dizer, porém tenho preferencia por Scrum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João como disseram a maioria trabalha com PHP/MySQL então, acho que teremos um ponto a mais para o desenvolvimento e por isso aprovo o desenvolvimento com essa linguagem/banco.

 

Primeiramente acho que deveríamos fazer um esboço da aplicação e modelar a base de dados, para depois começar o desenvolvimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, sinceramente pensei que seria difícil reunirmos essas informações de forma "magra" que não deixasse o projeto tão complexo. Teve bom, os próximos passos agora são mais em relação a qualidade de cada um que fará parte do projeto. Afinal não adianta ter 10 programadores PHP e 1 ASP.NET sendo que será definido a utilização de ASP.NET, não tou querendo dizer que a maioria vencerá mas acredito que o bom senso prevalecerá.

 

Apesar de programar em ASP, voto em PHP, inclusive PHP 5, OO (orientado a objeto), obviamente com utilização de MYSQL, Javascript, e alguns ajax se necessário.

 

Ah,

sobre a metodologia de desenvolvimento prefiro mil vezes Desenvolvimento Ágil, já tive algumas oportunidades de participar de desenvolvimentos de projetos assim... É sem dúvida ágil, e você consegue manter o foco corretamente, afinal com as "reuniões diárias" você consegue saber o que realmente o cliente quer, e claro, tê-lo ao seu lado.

 

No final das contas, ele acaba compreendo o processo de desenvolvimento e conseguindo distinguir o que seria útil ou não para suas necessidades.

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OO (orientado a objeto)

 

A ideia é que o desenvolvimento seja, não 99% mas 100% orientado a objetos.

 

Primeiramente acho que deveríamos fazer um esboço da aplicação e modelar a base de dados, para depois começar o desenvolvimento.

 

Assim que definirmos a metodologia e tecnologia, começaremos a modelar a aplicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, na minha opinião a linguagem tem que ser cakePHP... bom, no mínimo precisa de MVC, rapidez e agilidade... precisa que rode na maioria dos servidores ativos na internet... bom, não tem escolha melhor ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, na minha opinião a linguagem tem que ser cakePHP

 

@Tylër, Cake não é uma linguagem, é um framework.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHP como linguagem server-side, por ser free, open source e independente de plataforma.

Javascript para client-site

MySQL para banco de dados, pelos mesmos motivos da linguagem PHP.

Apoiado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHP como linguagem server-side, por ser free, open source e independente de plataforma.

Javascript para client-site

MySQL para banco de dados, pelos mesmos motivos da linguagem PHP.

Apoiado.

 

[2]

 

Bom, na minha opinião a linguagem tem que ser cakePHP

 

SE for utilizar algum framework, o ideal é utilizar o Zend Framework.

 

O problema de utilizar qualquer framework é a quantidade de pessoas dispostas a participar do projeto. Por exemplo, PHP muitas pessoas poderiam ajudar. CakePHP, Zend Framework, Code Igniter ou qualquer outro, a quantidade de pessoas aptas (com conhecimento do framework) a participar já reduz bastante.

 

O que acham? Utilizar ou não framework?

 

Carlos Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como queremos algo open-source, nada mais justo do que usar ferramentas que também o são (PHP e MySql).

Acho que usar framework seria complicado, poucas pessoas sabem usa-los (como já disse Matias Rezende).

 

Seria bom encontrar um jeito para que aqueles que não trabalham com PHP (só com ASP) pudessem continuar participando do movimento Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria bom encontrar um jeito para que aqueles que não trabalham com PHP (só com ASP) pudessem continuar participando do movimento Imagem Postada

Claro, amigo.

 

Caso seja definido pelo uso do PHP, o pessoal de ASP e outras tecnologias ainda poderão ajudar na parte de HTML, CSS, Javascript...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHP, MySQL, Javascript, jQuery

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria uma boa ideia criar uma votação aqui nesse tópico para que o pessoal votasse?

Enquete adicionada.

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estamos focando muito em ação e muito pouco na teoria, minha maior preocupação é com as metodologias de desenvolvimento, e na estruturação e coordenação do projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.