Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

J.Camilo

Opinião sobre papéis de Desenho

Recommended Posts

Olá amigos,

 

Não sei se teve algum tópico sobre esse assunto, mas...

 

Gostaria que meus colegas opinassem sobre as sua preferência em relação as diferentes texturas encontradas atualmente nos papéis de desenho, creio que pode ser de grande ajuda para os iniciantes visitarem o tópico pelo fato de existirem tantas, falem por exemplo, qual o papel que mais se identificaram para desenhar rosto realista, paisagem etc...

Com certeza será de grande ajuda para mim também.

 

Eu por exemplo não me identifiquei muito com o famoso Canson Mi-teintes para desenhar rosto, parece que aquela textura (na minha opinião) tira uma pouco o charme do desenho realista, ou pode ser que eu não soube usá-lo :D :D , se assim pode ter sido, me corrijam por favor.

 

Abraço à todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo com você J.CAMILO em relação ao CANSON, ele é um dos papeis mais usados, mas pelo menos em meus desenhos ele desgasta muito fácil,eu também gostaria de saber mais sobre papeis, rs e como todos aqui quero aperfeiçoar minha arte. ;) Abraços e até mais, fiquem com Deus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com você J.CAMILO em relação ao CANSON, ele é um dos papeis mais usados, mas pelo menos em meus desenhos ele desgasta muito fácil...

 

A resistêcia do papel garante uma texturização mai perfeita, devido a ele suportar muitas camadas.

 

Agumas referências:

 

Canson

Schoeller

Fabriano

Vergé

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Concordo com você J.CAMILO em relação ao CANSON, ele é um dos papeis mais usados, mas pelo menos em meus desenhos ele desgasta muito fácil...

 

A resistêcia do papel garante uma texturização mai perfeita, devido a ele suportar muitas camadas.

 

Agumas referências:

 

Canson

Schoeller

Fabriano

Vergé

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif!

 

Papel depende muito do gosto e da necessidade.

 

Papéis muito texturados como o Mi-Teintes são mais adequados para pastel e para carvão. Tanto é que muita gente o utiliza do lado do avesso.

 

A realidade é que poucos papéis (ou nenhum) são específicos para grafite. O único de que eu já ouvi falar é o Strathmore, série 300 ou 400, se não me engano. Mas parece que não vende no Brasil.

 

Experimente utilizar o Mi-Teintes do avesso, o Fabriano, ou procure algum papel específico para ilustração ou aerografia. Esses papéis geralmente são satinados ou aveludados, bastantes resistentes à borracha, e permitem desenhos com texturas bem delicadas. Talvez haja algum para aquarela que sirva, mas não sei a quanto andam os preços.

 

Se optar por um papel satinado, você terá que ter em mente que o lápis soltará menos pigmento. No caso de você utilizar um lápis mais duro e aplicar várias camadas em vez de utilizar um mais mole, pode acontecer de o papel saturar antes que você consiga um valor muito escuro. Nesse caso, tem que dar uma espirrada com fixador do tipo "workable" para que o papel aceite mais camadas.

 

Faz muito tempo que não desenho nada, mas eu utilizava o Schoeller Durex (parece que nem fabrica mais) ou o Fabriano 4, que são papéis satinados.

 

T+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com você J.CAMILO em relação ao CANSON, ele é um dos papeis mais usados, mas pelo menos em meus desenhos ele desgasta muito fácil,eu também gostaria de saber mais sobre papeis, rs e como todos aqui quero aperfeiçoar minha arte. ;) Abraços e até mais, fiquem com Deus.

 

Obrigado por colaborar MAGAPE.

 

Abraço.

 

 

Concordo com você J.CAMILO em relação ao CANSON, ele é um dos papeis mais usados, mas pelo menos em meus desenhos ele desgasta muito fácil...

 

A resistêcia do papel garante uma texturização mai perfeita, devido a ele suportar muitas camadas.

 

Agumas referências:

 

Canson

Schoeller

Fabriano

Vergé

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif!

 

 

Obrigado pela dica Rabisco,

Schoeller eu desconhecia, vejo que conheço muito pouco material.

 

 

 

 

 

 

 

 

Concordo com você J.CAMILO em relação ao CANSON, ele é um dos papeis mais usados, mas pelo menos em meus desenhos ele desgasta muito fácil...

 

A resistêcia do papel garante uma texturização mai perfeita, devido a ele suportar muitas camadas.

 

Agumas referências:

 

Canson

Schoeller

Fabriano

Vergé

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif!

 

Papel depende muito do gosto e da necessidade.

 

Papéis muito texturados como o Mi-Teintes são mais adequados para pastel e para carvão. Tanto é que muita gente o utiliza do lado do avesso.

 

A realidade é que poucos papéis (ou nenhum) são específicos para grafite. O único de que eu já ouvi falar é o Strathmore, série 300 ou 400, se não me engano. Mas parece que não vende no Brasil.

 

Experimente utilizar o Mi-Teintes do avesso, o Fabriano, ou procure algum papel específico para ilustração ou aerografia. Esses papéis geralmente são satinados ou aveludados, bastantes resistentes à borracha, e permitem desenhos com texturas bem delicadas. Talvez haja algum para aquarela que sirva, mas não sei a quanto andam os preços.

 

Se optar por um papel satinado, você terá que ter em mente que o lápis soltará menos pigmento. No caso de você utilizar um lápis mais duro e aplicar várias camadas em vez de utilizar um mais mole, pode acontecer de o papel saturar antes que você consiga um valor muito escuro. Nesse caso, tem que dar uma espirrada com fixador do tipo "workable" para que o papel aceite mais camadas.

 

Faz muito tempo que não desenho nada, mas eu utilizava o Schoeller Durex (parece que nem fabrica mais) ou o Fabriano 4, que são papéis satinados.

 

T+

 

Não acredito que tive essa aula de graça :) .

Obrigado gulias, por essas dicas, eu comprei pela primeira vez o MI-TEINTES nesse mês que passou e fiz alguns rascunhos nele e não gostei muito mas, quando desenhei atrás... maravilha de papel(na minha opinião é claro), porém achei que eu estava inventando demais, mas agora vejo que arte não tem limites, não sou o primeiro a gostar da parte de trás da folha :) .

 

Abraço.

Para eu, quando falo em desenhos a grafite, sem a menor duvida, prefiro o Canson Universal Student, utilizo o lado "liso".

 

Obs.: ainda não experimentei o Canson Mi-teintes.

 

Com certeza vou experimentar esse método também.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, o vergé tbm é melhor ao inverso, já o schoeller pode ser usado ambos os lados, não sei se o que tenho aki é esse "durex"

mas ele é bastante resistente, quem já utilizou o Fabriano ão terá problemas com ele, são bem parecidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já ganhei muita dica, que ótimo ^_^ ^_^

A propósito alguém sabe quais marcas que fabricam lápis carvão?

Qual a marca de lápis mais utilizada pelos profissinais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que a Faber Castell também fabrica, mas não faço ideia de que seja melhor ou pior do que o que o colega indicou acima.

 

Só toma cuidado ao pedir ou pesquisar esse tipo de lápis porque para nós carvão é tudo a mesma coisa. Mas existe o lápis de carvão vegetal (charcoal) e o lápis de carvão mineral (carbon). O de carvão vegetal é bem mole e faz uma sujeira lascada. Dos de carvão mineral, alguns são parecidos com grafite (misturados com argila) e outros possuem cera ou óleo.

 

Há opções em sticks, em pó e em bastões (como os para churrasco) também.

`

Para os demais colegas, que não se importam em dar uma misturadinha, vai aí uma dica interessante para fazer fundos ou valores bem escuros:

 

http://www.artsuppliesonline.com/catalog.cfm?cata_id=1440

 

Esses tipos de lápis possuem uma mistura de grafite e carvão. Resulta em um preto meio azulado, bastante estiloso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só acrescentar que minha ex esposa usava esse lápis para delinear a sobrancelha. Com o dinheiro que você compra um lápis de sobrancelha você compra uns trinta desses. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só acrescentar que minha ex esposa usava esse lápis para delinear a sobrancelha. Com o dinheiro que você compra um lápis de sobrancelha você compra uns trinta desses. :)

 

 

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.