Detonador PHP 1 Denunciar post Postado Setembro 6, 2010 Olá pessoal. Sou programador a algum tempo, e gostaria de entrar no ramo de entreterimento eletrônico. Não há cursos disponíveis no momento para a área e por isso estava pensando em iniciar pelo flash. Por isso pergunto qual dica vocês me passam, por onde começo, o que começar a aprender. Sou extremamente iniciante na área. Abraço a todos! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matheus Brito 12 Denunciar post Postado Setembro 6, 2010 Visite o forum mais indicado no momento. O Anderson Ferminiano, manja muito de desenvolvimento de games usando o flash e suas libs, pede umas dicas a ele. Abs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eder Fortunato 15 Denunciar post Postado Setembro 6, 2010 movi para cá, mas vou deixar o link em flash tb []´s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Ferminiano 2 Denunciar post Postado Setembro 6, 2010 Fala cara, beleza? Bom, eu mexo com desenvolvimento de games em flash há 2 anos. Qual seu conhecimento em AS 3.0? Se já tiver conhecimento, pode dar uma olhada nessa lista de frameworks, escolha o que mais se identifica e qualquer coisa tamo aí rs: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/389635-frameworks-de-jogos-as-3-0/ Um framework que gostei bastante para 2D foi o Flixel e para física com certeza o Box2D. Se quiser aprender na raça como faz algumas físicas e lógicas de games pode usar os seguintes tópicos também: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/391156-artigo-colisao-bidimensional/ http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/391762-artigo-2d-tiled-map-as-3-0-utilizando-tilesets/ http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/383253-as-30-movimentacao-direcionada-de-objetos-programacao-de-jogos/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Detonador PHP 1 Denunciar post Postado Setembro 7, 2010 Ainda não tenho conhecimentos em AS3, trabalho a muito tempo com PHP. Não sei se da pra aproveitar alguma coisa. Vou abrir outro tópico, mas Vale apena desenvolver em XNA também, ou é muito complicado desenvolver nas duas plataformas? Estou com XNA instalado aqui, mas não sei o que aprender primeiro... acho que o meu maior problema é querer aprender tudo de uma vez só... isso me deixa meio nervoso e também apreensivo. Qual plataforma acha que seria melhor começar a desenvolver games? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Ferminiano 2 Denunciar post Postado Setembro 7, 2010 Comecei com XNA e AS 3 junto, agora to estudando C++ e Objective C (Iphone Games)... mas comercialmente ainda só fiz projetos AS 3.0. A lógica de todas plataformas é a mesma, dependende mto do seu foco, acredito que por você já programar web (como eu era), o AS 3.0 para browser games, ou social games (Orkut/Facebook) lhe traga mais lucros, XNA precisa de muito investimento pra um bom jogo, bons jogos em XNA quase que obrigatoriamente devem ser 3D, salário de um designer 3D deve ser entre 4~5 mil reais, então acaba ficando caro contratar alguns designers 3D + programadores pra um projeto comercial. Enquanto isso no AS 3.0, como o usuário não vai precisar baixar nada, só esperar um preloader e começar jogar, jogos 2D ainda fazem bastante sucesso... e são mais baratos de se fabricar. C++ é mais caro do que XNA porque o número de programadores C++ que tenha conhecimento em APIs gráficas é muito baixo no Brasil, então o salário deles são bem mais altos do que alguém de C# que saiba XNA. E Objective C é mais caro do que AS 3.0, mas ainda tem bastante mercado 2D, que acaba tornando o projeto um pouco mais barato do que C++. Em termos de mercado, aconselho em ordem (pra alguém que quer começar): AS 3.0 (Web, para lucros alcance o mercado de minigames e social games); Objective C (IPhone); C# e C++ (PC Desktop e Consoles PS3, WII, XBOX, etc). Nota que no exterior também precisa-se de muita mão de obra nas 4 plataformas de jogos, então se você tem interesse em trabalhar na Nintendo, EA Games, Blizzard, Ubisoft, Apple (Iphone Games) ou outra grande dos jogos vale a pena. A área de games está crescendo bastante no Brasil também. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DaniloBSi 0 Denunciar post Postado Novembro 12, 2010 Achei interessante as dicas Anderson, principalmente em relação a ordem de prioridades para quem pretende aprender e ganhar algum dinheiro.. Considerando a sua experiência, você pode dizer que é possível "viver" de desenvolvimento de games no Brasil? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Ferminiano 2 Denunciar post Postado Novembro 12, 2010 Sim, já é possível conseguir viver de desenvolvimento de games no Brasil, talvez não ganhando tanto quanto outras linguaguens, mas a gente já chega a salários de 4~5 mil reais para desenvolvedores Actionscript 3.0 por exemplo. Outra procura grande hoje é pra desenvolvimento de iPhone/iPod/iXXX rs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
buh 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2010 cara observei o topico e estou também qurendo entrar na área de game, mas meu foco é realmente, games sociais, pra rodar em browsers tipo orkut/facebook... so tenho conhecimento de actionscript 2.0, eu teria obrigatoriamente que aprender actionscript 3.0? ou eu conseguiria fazer um game utilizando 2.0?.. eu sou estremamente cru se tratando de game e tenho varias duvidas.. achei varias coisas na net, com actions 2.0 de movimentação de objetos, inventarios pra jogos rpg, e ate uns exemplos que eu sei que são simples. mas a grande dúvida minha é como fazer um jogo estilo café mania? e o uso de 3ds juntamente com o flash. ou seja eu sou estremamente cru nesse assunto. se tiverem links com materias interessantes sobre o assunto podem me passar por favor. obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Ferminiano 2 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2010 É quase que obrigatório você aprender Actionscript 3.0 hoje para desenvolver jogos por 2 motivos essenciais: - Performance; - Poder importar/utilizar biblioteca gráficias, físicas ou lógicas para melhorar seu jogo (praticamente todas hoje são feitas c/ as3). Mas sim, você consegue fazer jogos utilizando AS 2.0. Sobre jogos no estilo social, você terá que pesquisar muito sobre o assunto, não há nenhum "Cookbook" específico p/ essa nova plataforma, apenas documentações/exemplos pouco funcionais para desenvolvimento de aplicações sociais. Aconselho antes estudar jogos básicos, normais, mini games, aprenda um pouco de colisões, físicas, animações, padrões de projeto, orientação objetos, e depois sim ir para plataformas sociais, MMOs, ou do gênero, você terá muita dificuldade em aprender junto AS 3.0 aplicada a games e a redes sociais ao mesmo tempo. Estude o ciclo e a API "Open Social" (Orkut) ou a FBApi (Facebook), vá desenvolvendo, estudando, testando até conseguir o resultado esperado, utilize Google Groups do Open Social ou do FBApi p/ resolver possíveis dúvidas... Posso também tirar dúvidas de sua utilização (OpenSocial). Tente estudá-la um pouco, registre-se no sandbox do Orkut ou FB e boa sorte! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites