Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

panetony

document.getelementbyid com php

Recommended Posts

Pessoal,

Bom Dia.

Como eu faço em php para alterar a propriedade de um objeto com document.getelementbyid...

Preciso fm php alterar um "input text" para readonly = true

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

readonly=true seria disabled=disabled?

Na verdade existe uma diferença importante entre readonly e disabled. Tanto um input marcado como disabled quanto marcado como readonly não permitem edição do valor, mas um input marcado como disabled, ao ser enviado o formulário, o seu valor não seria enviado juntamente com o restante do formulário.

Agora, voltando ao tópico, não consegui compreender bem o que você deseja, mas se for o que eu imaginei, não tem como fazer. Tem como dar um exemplo do que você espera?

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

tenho alguns inputs...

preciso criar uma funcao em php, onde qdo executada, eu deixe os inputs com readonly = true.

tipo...

function readonly_input () {input.getelementbyid('nome_input').readonly=true}

Valeu !

Compartilhar este post

Link para o post

pô...

nao fala isso nao...

esse php então é muito fraco... nao faz nada !

nada que eu faço com o delphi eu consigo fazer com o php.

que linguagem podre!!!

Compartilhar este post

Link para o post

panetony, estou sentindo um pouco de "vergonha alheia" nesse momento sabe. Se der uma pesquisada sobre a linguagem PHP, verás que ela trabalha só e somente no lado do servidor. O que está querendo fazer necessita de uma ferramenta que trabalhe no lado do CLIENTE. Para isso, use Javascript.

Compartilhar este post

Link para o post

esse php então é muito fraco... nao faz nada !

Ele faz o que foi projetado para fazer.

Delphi tem outro foco. Delphi é programação desktop com suporte a programação web.

PHP é SÓ para programação web (existe o tal do PHP-GTK, mas já é outra coisa).

Compartilhar este post

Link para o post

Quer aplicação conhecida feita em PHP? Saca só o Facebook, por exemplo...

Se tu quer trabalhar com linguagens diferentes, tem que aprender a forma de usar cada uma delas, e não esperar que todas as linguagens tenham que ser igual a que você aprendeu no teu curso de "sei-lá-o-quê";

Se queres que tua aplicação funcione em desktop também, além de funfar na web, daí tu tem que desenrolar um jeito de integrar todas essas linguagens (Servidor web, Cliente web, e cliente Desktop). Tem pra onde correr não.

Compartilhar este post

Link para o post

exemplo:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN"
	"http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head>
	<script type="text/javascript">
	function id( el ){
		return document.getElementById( el );
	}
	function set_readonly( el ){
		id( el ).setAttribute('readonly','readonly');
	}
	function no_readonly( el ){
		id( el ).removeAttribute('readonly');
	}
	</script>
</head>
<body>
	<input type="text" name="tal" id="tal" />
	<input type="button" name="readonly" value="set_readonly" onclick="set_readonly( 'tal' );" />
	<input type="button" name="noreadonly" value="no readonly" onclick="no_readonly( 'tal' );" />
</body>
</html>

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, sugiro a todos que leiam as regras do fórum, em especial a de número 2:

- Evite entrar em discussões que não lhe dizem respeito. - Evite palavras de baixo calão (palavrões). - Caso encontre alguma irregularidade e tenha disponibilidade, por favor, comunique ao moderador responsável pela área. - Evite discussões pessoais em público. Caso tenha algo a discutir com alguém, faça em particular. - Leia o tópico inteiro tal como todos os posts antes de responder, para evitar responder algo redundante ou fora de contexto.

Todos tem direito de expressar sua opinião, desde que a mesma não ofenda aos outros. Por isto, vários posts foram excluídos e outros tantos editados, permanecendo somente o que é relativo ao assunto.

panetony, como já foi dito (apenas reforçando), o PHP é uma linguagem server-side, que não tem interação em tempo real com o usuário. Para esta integração você deve utilizar alguma linguagem client-side (como o Javascript que foi sugerido por mim e por outros). Da mesma forma que o JS não se comunica com o banco de dados, por exemplo. Como também já foi dito, cada linguagem tem o seu objetivo. Para boas aplicações Web, você vai precisar utilizar uma linguagem de cada (server-side e client-side).

Para reproduzir este comportamento somente com PHP é possível também, mas não exatamente como você quer. Imagine que você quer editar uma conta a receber, mas o valor não pode ser editado. Então, você pode, na hora de colocar o valor no input, fazer algo assim:

<?php
function setReadOnly() {
	return 'readonly="readonly"';
}
$acao = 'editar';
?>
<html>
<body>
	<form method="post" action="<?php echo $_SERVER['PHP_SELF']?>">
		<label>
			<input type="text" name="valor" value="1.000,00" <?php if($acao == 'editar') echo setReadOnly()?> />
		</label>
	</form>
</body>
</html>

Veja, isto é um exemplo bem simples e não funcional, somente para mostrar como poderia ser feito. Mas o melhor a se fazer é como o William Bruno colocou mesmo, utilizando o JS. Só não esqueça que o JS pode ser desabilitado pelo usuário, já que roda do lado do cliente. Então, não confie nele.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.