Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Brasil cai para segundo lugar em número de solicitação de dados sobre

Recommended Posts

Brasil cai para segundo lugar em número de solicitação de dados sobre usuários do Google

Da Redação

 

O Brasil, que liderava o ranking de solicitações sobre dados de usuários de serviços do Google, caiu para a segunda colocação, de acordo com informações divulgadas pela empresa nesta terça (21). O primeiro lugar da lista de países agora é ocupado pelos Estados Unidos, com 4.287 solicitações de dados, seguido do Brasil, com 2.435. No relatório anterior, os americanos haviam feito 3.580 pedidos e o Brasil, 3.663.

 

As informações têm como base uma ferramenta do próprio Google, lançada em abril deste ano, que informa quais foram os pedidos feitos por governos estrangeiros para obtenção de dados de usuários ou remoção de conteúdo dos serviços e produtos da empresa.

 

O Brasil também emitiu, no período de janeiro a junho de 2010, 398 pedidos para remoção de conteúdo -- cerca de 67% das solicitações brasileiras estavam de acordo total ou parcial com a política do Google para esses casos. No quesito “remoção” o país ainda lidera a lista, seguido pelos Estados Unidos, com 128 pedidos para tirar do ar conteúdo dos serviços do Google.

 

O Orkut continua a ser o serviço do Google com maior número de solicitações para remoção de conteúdo, via ordens judiciais ou pedidos diretos, que somam 319. Em seguida está o YouTube, com 47 pedidos e o Blogger, com 15 pedidos via ordens judiciais, mesma sequência de serviços apontada no relatório anterior.

 

Além de Estados Unidos e Brasil, outros 36 países figuram na lista do Google. Índia, Reino Unido, França e Alemanha ocupam a terceira, quarta, quinta e sexta colocação entre os governos que mais solicitaram dados à empresa, respectivamente.

 

Dados da China – conhecida por censurar conteúdo – não foram informados pois são considerados "segredos de Estado" pelo governo chinês.

 

Relatório de ''transparência''

 

Segundo o Google, os números retratados na ferramenta Government Requests referem-se a informações que envolvem difamação, crimes de ódio e falsidade ideológica.

 

A ---ografia infantil não está retratada nessa ferramenta, de acordo com a companhia, porque o Google remove esse conteúdo imediatamente, assim que identificado, sem a necessidade de notificação.

 

Fonte: UOL Tecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.