mcardosti 0 Denunciar post Postado Setembro 27, 2010 Então pessoal sou novo no fórum e estou com uma dúvida neste exercício, se alguém puder me ajudar fico agradecido! ^_^ _ Foi feita uma pesquisa de audiência de canal de TV em várias casas de uma certa cidade, num determinado dia. Para cada casa visitada foi criado um conjunto de dados contendo: número do canal (4, 5, 7,10 e 13) e o número de pessoas que estavam assistindo naquela casa. Se a televisão estivesse desligada nada seria digitado. Fazer um algoritmo que: • Leia um número indeterminado de dados, sendo que o canal final seria = 0 (para finalizar a pesquisa); • Calcule e imprima a percentagem de audiência para cada emissora ( o respectivo canal) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Setembro 27, 2010 Qual exatamente sua duvida? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mcardosti 0 Denunciar post Postado Setembro 27, 2010 Qual exatamente sua duvida? Eu fiz dessa forma, mas o resultado não é o esperado, e sempre dá um canal inválido. algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 25/09/2010 // Seção de Declarações var canal,canal4,canal5,canal7,canal10, canal13,totalcanais: inteiro Percentualcanal4, percentualcanal5, percentualcanal7, percentualcanal10, percentualcanal13: real Inicio enquanto (canal <> "0") faca escreval ("Digite o numero do canal que está sendo assistido: ") leia(canal) se (canal = 4) entao canal4 <- canal4 + 1 totalcanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 5) entao canal5 <- canal5 + 1 totalcanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 7) entao canal7 <- canal7+ 1 totalcanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 10) entao canal10 <- canal10 + 1 totalCanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 13) entao canal13 <- canal13 + 1 totalcanais <- totalcanais + 1 fimse fimse fimse fimse fimse se (canal<>4) ou (canal <> 5) ou (canal <> 7) ou (canal <> 10) ou (canal <> 13) entao escreval("Canal Inválido.") fimse fimenquanto percentualcanal4 <- (canal4*100) /totalcanais percentualcanal5 <- (canal5*100)/totalcanais percentualcanal7 <- (canal7*100)/totalcanais percentualcanal10 <-(canal10*100)/totalcanais percentualcanal13 <- (canal13*100)/totalcanais Escreva("O Percentual de audiencia do canal 4 é: ", Percentualcanal4) Escreva("O Percentual de audiencia do canal 5 é: ", Percentualcanal5) Escreva("O Percentual de audiencia do canal 7 é: ", Percentualcanal7) Escreva("O Percentual de audiencia do canal 10 é: ", Percentualcanal10) Escreva("O Percentual de audiencia do canal 13 é: ", Percentualcanal13) fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Setembro 27, 2010 Aqui creio ser sem aspas enquanto (canal <> "0") faca seria bom também inicializar todos os canais com zero antes do laço Aqui no fim creio ser erro principal se (canal<>4) ou (canal <> 5) ou (canal <> 7) ou (canal <> 10) ou (canal <> 13) entao Não é com OU e sim com E senão isso sempre será verdadero mesmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mcardosti 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2010 Aqui creio ser sem aspas enquanto (canal <> "0") faca seria bom também inicializar todos os canais com zero antes do laço Aqui no fim creio ser erro principal se (canal<>4) ou (canal <> 5) ou (canal <> 7) ou (canal <> 10) ou (canal <> 13) entao Não é com OU e sim com E senão isso sempre será verdadero mesmo Eu fiz de uma outra forma. Mesmo assim muito obrigado pela ajuda! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Setembro 28, 2010 Como fez? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Brunheroti 0 Denunciar post Postado Setembro 29, 2010 Como fez? Fiz aqui e ficou assim! o seu erro era no E e no escreval... confere ae.. Flws algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 25/09/2010 // Seção de Declarações var canal,canal4,canal5,canal7,canal10, canal13,totalcanais: inteiro Percentualcanal4, percentualcanal5, percentualcanal7, percentualcanal10, percentualcanal13: real Inicio canal <-1 enquanto (canal <> 0) faca escreval ("Digite o numero do canal que está sendo assistido: ") leia(canal) se (canal = 4) entao canal4 <- canal4 + 1 totalcanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 5) entao canal5 <- canal5 + 1 totalcanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 7) entao canal7 <- canal7+ 1 totalcanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 10) entao canal10 <- canal10 + 1 totalCanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 13) entao canal13 <- canal13 + 1 totalcanais <- totalcanais + 1 fimse fimse fimse fimse fimse se (canal<>4) e (canal <> 5) e (canal <> 7) e (canal <> 10) e (canal <> 13) e (canal<> 0)entao escreval("Canal Inválido.") fimse fimenquanto percentualcanal4 <- (canal4*100) /totalcanais percentualcanal5 <- (canal5*100)/totalcanais percentualcanal7 <- (canal7*100)/totalcanais percentualcanal10 <-(canal10*100)/totalcanais percentualcanal13 <- (canal13*100)/totalcanais Escreval("O Percentual de audiencia do canal 4 é: ", Percentualcanal4) Escreval("O Percentual de audiencia do canal 5 é: ", Percentualcanal5) Escreval("O Percentual de audiencia do canal 7 é: ", Percentualcanal7) Escreval("O Percentual de audiencia do canal 10 é: ", Percentualcanal10) Escreval("O Percentual de audiencia do canal 13 é: ", Percentualcanal13) fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mcardosti 0 Denunciar post Postado Setembro 30, 2010 Como fez? Fiz aqui e ficou assim! o seu erro era no E e no escreval... confere ae.. Flws algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 25/09/2010 // Seção de Declarações var canal,canal4,canal5,canal7,canal10, canal13,totalcanais: inteiro Percentualcanal4, percentualcanal5, percentualcanal7, percentualcanal10, percentualcanal13: real Inicio canal <-1 enquanto (canal <> 0) faca escreval ("Digite o numero do canal que está sendo assistido: ") leia(canal) se (canal = 4) entao canal4 <- canal4 + 1 totalcanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 5) entao canal5 <- canal5 + 1 totalcanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 7) entao canal7 <- canal7+ 1 totalcanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 10) entao canal10 <- canal10 + 1 totalCanais <- totalcanais + 1 senao se (canal = 13) entao canal13 <- canal13 + 1 totalcanais <- totalcanais + 1 fimse fimse fimse fimse fimse se (canal<>4) e (canal <> 5) e (canal <> 7) e (canal <> 10) e (canal <> 13) e (canal<> 0)entao escreval("Canal Inválido.") fimse fimenquanto percentualcanal4 <- (canal4*100) /totalcanais percentualcanal5 <- (canal5*100)/totalcanais percentualcanal7 <- (canal7*100)/totalcanais percentualcanal10 <-(canal10*100)/totalcanais percentualcanal13 <- (canal13*100)/totalcanais Escreval("O Percentual de audiencia do canal 4 é: ", Percentualcanal4) Escreval("O Percentual de audiencia do canal 5 é: ", Percentualcanal5) Escreval("O Percentual de audiencia do canal 7 é: ", Percentualcanal7) Escreval("O Percentual de audiencia do canal 10 é: ", Percentualcanal10) Escreval("O Percentual de audiencia do canal 13 é: ", Percentualcanal13) fimalgoritmo Pessoal, retiro o que disse, não funcionou... se eu colocar o E ou invés do Ou eu vou ter que dá todas as opções de canal, e não só uma... e outra coisa, o algoritmo não tá calculando nada na verdade, ele só tá pedindo o canal na sequência. A minha intenção era fazer um algoritmo que calculasse a audiência de cada canal, usando as funções escolha caso e fazendo um looping com o Enquanto__tá muito difícil resolver esse algoritmo, o calculo não sai do jeito que eu quero... Se alguém puder me ajudar eu fico agradecido, e muito obrigado pela atenção de todos. tá pessoal, esquece... tá certo, eu tava pensando em fazer o algoritmo usando o numero de espectadores, e não digitando os canais e retornando as vezes a qual(assisti) apertei a tecla correspondente ao canal. só tenho que usar o escolha caso nesse algoritmo. valeu pessoal tá pessoal, eu que to ficando louco, tá certo assim... só tenho que fazer esse algoritmo usando o escolha caso. valeu galera Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Outubro 1, 2010 seu problema foi resolvido ou não? de detalhes.. []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites