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BrunuWB

[Resolvido] Adobe Flash Player, Movimentação de objetos

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Olá, (Sou novo aqui, oi pra quem estiver lendo)

Eu faço o flash basico(sem programação) botões , etc...

A minha introducao à programação foi hoje com uum quebra cabeça basico (se quiser vizualizar : brunowb.com / -> Desenho, guilmon, puzzle ´site em desinvolvimanto´)

 

- Agora, eu gostaria de saber como eu posso fazer uma movimentacao de um objeto com movimento movendo pelas setas. :huh:

( explicando melhor -> quero que o objeto se mova com posições diferentes com a ação de setas)

Sei que isso que eu quero vai ser grande e complicado mais eu consigo entender!(ou não, kk zoa) <_<

 

Nos tutos que eu achei por ai so tem com o movimento ´parado´ :o .

 

Agradeço desde já.

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pelo que eu entendi você quer algo que mantenha um movimento constante.. ou estou errado?

xD~

 

se for o caso, crie uma variável para guardar a direção do movimento que você quer, e no enterframe coloque um 'if' pra cada direção

 

testa aí, cria um movieclip com a instância(nome) 'mc' e copia isso no action da raíz, não do movieclip:

stop(); //para a leitura de próximos frames

//cria variável para guardar a direção do objeto
sentido = ""; 


//função enterframe para re-ler os códigos dentro desta função em FPS
this.onEnterFrame = function(){


//'Key.isDown' = verifica se tal tecla está pressionada
//'Key.DOWN' = é a identificação da tecla baixo (seta para baixo)
//algumas teclas do teclado estão pré-configuradas no flash por nome, como as setas
//para outras teclas, como letras, números e as teclas F1~F12
//deverá colocar o código da tecla no lugar de 'Key.DOWN' 
	if(Key.isDown(Key.DOWN)){           //verifica a condição
		sentido = "baixo";          //nomeia a variável 'sentido' com a direção desejada
		trace("baixo");             //uso trace só pra verificar se tá tudo funfando
	} else if(Key.isDown(Key.UP)){      //fecho um IF e abrou outro com ELSE IF, e assim por diante
		sentido = "cima";
		trace("cima");
	} else if(Key.isDown(Key.LEFT)){
		sentido = "esquerda";
		trace("esquerda");
	} else if(Key.isDown(Key.RIGHT)){
		sentido = "direita"
		trace("direita");
	}
	

//movimentando constantemente utilizando o identificador de condições 'IF'
	if(sentido == "baixo"){            //verifica condição
		mc._y += 2;                //movimenta no sentido desejado, no caso para baixo, 
                                           //deve-se adicionar ao eixo Y da matriz
	} else if(sentido == "cima"){      //fecho um if e abro outro
		mc._y -= 2;
	} else if(sentido == "esquerda"){
		mc._x -= 2;
	} else if(sentido == "direita"){
		mc._x += 2;
	}
}

espero ter ajudado

tentei detalhar ao máximo

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eKunzen, ficou detalhado certinho, vou testar agora mas pelo que eu entendi quando eu mexexer ele vai "loadar" o mc mais eu quero que ele troque a cada um intao vou tentar trocar o mc por mc, mc2, mc3 e mc4.

 

Anderson, eu ja tinha visto esse ai mais ele nao se "move" quando esta indo para uma direcao.

 

Obrigado pela atencao !

 

 

 

-------------------------------edit----------------------------------------------------

eKunzen, nao estou consiguindo.

se voce puder me ajudar melhor :

olha oque eu fiz : brunowb.com/tentando.fla

 

se quiser me add no msn para me ajudar - brunobarcellos@predialnet.com.br

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Ah tá, entendi, você precisa de uma movimentação que continue mesmo sem segurar a tecla, correto?

 

Se é isso, basta fazer a lógica pra mudar a direção, guardar numa variável a direção, e no evento ON ENTER FRAME fazer um switch na direção e movimentá-lo

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Nnnao xD

 

olha tipo assim :

 

1 - Sem apertar nada, ficar fazendo o movimento "parado"

 

2 - Se segurar para direita, ir para a direita com o movimento "direita"

 

3 - Se segurar para esquerda, ir para a esquerda como movimento "esquerda"

 

4 - Se apertar apara cima, pular "sem ir para cima, pular e voltar ao mesmo lugar"

 

5 - Apertar para baixo, Abaixar enquanto pressionado

 

5 - Apertar tecla "x", usar um ataque ( "X" pode ser qualquer tecla)

 

 

Este seria o que eu queria.

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ah, na visão plataforma, entendi...

 

esse tipo de movimentação é mais complicado do que parece pra ficar perfeita ;p

 

principalmente pular, pois envolve gravidade e colisão com o chão, ou seja, você deve parar de 'descer' quando houver algum atrito com um objeto definido, e deve parar de subir quando sua velocidade Y atingir a 0 devido à força gravitacional que está te empurrando pra baixo

 

qual seu conhecimento actionscript?

e qual versão do actionscript?

 

caso esteja utilizando actionscript 3 posso fazer um artigo sobre este tipo de movimentação pra você entender :)

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Olha, eu tenhu flash cs5 aqui, ai tem todos actions,

basicamente queria botar no site(que esta no AS2) mais tomei gosto e se so puder no AS3 nao tem problema.

se voce puder me passar esse script ai

 

PS : meu conhecimento e so basico mesmo

se voce recomenda algum tutorial que esplique bem ou voce mesmo se quiser me esplicar me avisa porque esses tutos da net ensina tudo complicado ai nun da :huh:

se for recomendar, recomenda um que esplique certinho passo a passa,

 

so com esses scripts que estao nessa pagina eu ja analizei eles e aprendi umonte de coisas, em materia de configuracao programacao se explica direito que nen esta esses eu pego rapido http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

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e quase isso.

eu queria que o boneco fizesse um movimento quando estivesse indo para o lado.

 

 

 

-------------------------------------edit

 

bem acho aqui que eu estou mexendo que consigo fazer oque eu quero ^^

 

logo logo eu edito

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EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEeeeeeeeeeeeeeeeee !!!!!

 

Consigui !!!

vo coloca aqui um comeco do que eu consigui em base da bolinha :

brunowb.com/guilmon.swf

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