Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Back-on

Banco de dados

Recommended Posts

Olá galera! :P

Bem, sou um iniciante na área de Delphi, e estou gostando muito do software, mais não estou aqui para dar sermão e sim para expor uma dúvida minha sobre banco de dados.

Eu andei pesquisando, não encontrei e queria saber se há alguma maneira de se conectar com o banco de dados MSSQL ou MYSQL pelo DELPHI 7 (e como são as querys deles).

Nas minhas pesquisas achei algumas citando sobre acesso ".mdb", alguém poderia me explicar o que é exatamente isto?

fico grato :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também sou novo no delphi to mais pra simpatizante do delphi :P mais achei a duvida interessante to aguardando a resposta tbm ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

iaew galerinha

intao vo tenta da uma esclarecida (nada tecnico so pra entendimento)

1º conecção com mysql claroooooooo q tem xD eu so uso esses xD

da uma procurada no componente "zeos" na net tem pra baxa e´bein facil de mexe e funciona =)

2º MDB olha o nome que sugestivo bd de banco de dados e M d microsoft intao xD

se trata do acess e utiliza os componentes da paleta ado para se conectar muito simples tb de mexer da uma olhada eh bein util e rapido de se fazer =)

hmm acho q eh so neh

flww

Compartilhar este post

Link para o post

Colega um conselho pesquise sobre linguagem SQL, para se trabalhar com querys é muito importante te algum conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei fazer querys, insert into, select*from, etc.

Más no delphi, não sei que componentes e comandos uso (além dos da query).

Compartilhar este post

Link para o post

hmm sim mais no caso para cada tipo de banco de dados você utilizara um componente

no caso do mysql -se você pesuisou- o zeus eh o componente que você utiliza

no caso do acess você utiliza os da paleta ado

obs: fui claro na esplicação??

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, deixando alguns detalhes mais claros:

Imagem Postada

para conexões ao SQL Server:

o ideal é o uso do ADO (dbGo a partir da versão 8 do Delphi), coloque um ADOConnection em sua aplicação e selecione o 'Microsoft OLE DB provider for SQL Server'. Use o ADOQuery para executar querys. Para usar o ADOQuery você adiciona seus scripts a propriedade SQL do ADOQuery. Ex.:

ADOQuery999.SQL.Add("Select * FROM Algum_Lugar");
ADOQuery999.SQL.Add(" WHERE Ronaldinho=FeioBagarai");
e para executar a query, você tem 2 opções:

1 ADOQuery999.Open; Use este método quando você estiver buscando os dados;

2 ADOQuery999.ExecSQL; Use este método para todas as outras opções

para conexões ao MySQL

para esta opção você tem mais opções: Zeos, ADO ou dbExpress. Zeos é uma biblioteca de componentes distruidos pela GPL para vários bancos de dados bem popular e interessante mas EU prefiro usar o ADO. ADO é uma biblioteca de componentes que usa o ODBC do Windows para conectar aos bancos de dados. dbExpress eu não sei muita coisa mas posso dizer que também tem a funçào de disponibilizar conexões a vários tipos de bancos de dados. Até a versão do Delphi 2006, o componente conecta nativamente ao MySQL 3, a partir do Delphi 2007 foram aplicadas correções que permite conexões a MySQL 5.X

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pelas explicações colegas!

Bem, delphi já peguei a manha, não é muito complicado. A única coisa que interfere nisto é o banco de dados. Pois é muito complicado se conectar e fazer querys por ele. Mais mesmo assim, suas explicações foram ótimas d+!

Vou ver se pego mais um pouco do delphi, e passar para uma linguagem mais atual. Pelas pesquisas Delphi está ficando "morto".

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.