Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ricardo Brag.PT

Delphi E Mysql Carregar informações de auto incremento no Edit.text

Recommended Posts

Boa Tarde amigos, preciso de uma ajuda de voces...

Estou utilizando Delphi 7 com MySQL, eu estou no form de cadastro de alunos por ex. ao preencher todos os campos e clicar no bt_Salvar eu consigo inserir os dados no banco, porém eu tenho no FORM um Edit.Text que está relacionado ao ID do Aluno, esse ID no banco é auto incrementavel.

O que acontece, é que ao Salvar, eu gostaria que esse Edit carregasse o ID que foi salvo no banco, para que eu possa seguir num segundo Form e lançar mais informações que está relacionado a esse campo.

Hoje o que acontece, é que todos os Edit´s ficam preenchidos (com as informações que eu cadastrei), menos o Edit da Matricula que é o Código gerado automaticamente pelo banco.

Eu gostaria que assim que eu salvasse esse campo carregasse o ID que foi inserido no banco.

Espero ter explicado com clareza as informações, caso não tenha compreendido me avise que eu retorno com as dúvidas.

Grato da colaboração.

Abraço.

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso n eh so gravar o num do ID numa variavel

depois efetuar consulta e regravar??

mais neh relacione no banco de dados tipo de dados em tabelas diferentes( estude formas normais em BD) e so relacione o codigo

mais no caso ainda n entendi muito bem sua duvida =)

flww

Compartilhar este post

Link para o post

Olá kadu, não é isso não... Eu já consigo gravar no banco o ID (no caso é auto incrementavel pelo proprio banco). O que eu quero é que assim que eu salvar esse ID, atualizar o Edit.Text como o ID que foi salvo. No momento que eu salvo, o Edit.Text fica em branco...

Compartilhar este post

Link para o post

para estes casos, a gente pode elaborar alguns POGs:

após gravar os dados em uma base, você pode rodar esta query

SELECT codigo FROM tabela ORDER BY codigo DESC LIMIT 1
é um #@?$%~ POG mas acho que rola...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia bdexterholland...

Tentei seguir sua dica... vou lhe mostrar minha linha de programação, veja se fica mais fácil ajudar !!!

a parte de cima dessa linha é onde eu faço o insert do cadastro de alunos. (ADODS = componente ADODataSet)

DM.ADODS_Alunos.Active := False;

DM.ADODS_Alunos.CommandText := ('SELECT cd_aluno FROM aluno ORDER BY cd_aluno DESC LIMIT 1');

E_Matricula.Text := DM.ADODS_Alunos.FieldByName('cd_aluno').AsString;

DM.ADODS_Alunos.Active := True;

E_Matricula.Refresh;

Porém ao clicar no botão salvar, apresenta um erro '' Field cd_aluno not found ''.

Agradeço a ajuda antecipadamente...

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.