Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André do Vale

[Idéia] Terceirização de desenvolvimento web

Recommended Posts

Boas galera!

Há cerca de 4 anos, eu e meu irmão trabalhamos com desenvolvimento web, e recentemente decidimos expandir nossa "mão de obra". O jeito mais simples que encontramos foi formalizar o que já fazemos "por fora" há algum tempo, ou seja, terceirizar nossos serviços. No meu caso é o front-end (xhtml/css/js), e no dele a programação (php/mysql).

Acabou que esta decisão veio pouco antes de uma grande mudança na minha vida, pois decidi abandonar a atual empresa que trabalho (qual meu irmão é sócio, mas só 'no papel'), e que foi a primeira empresa do setor que trabalhei na minha vida. Ou seja, deposito grandes esperanças neste projeto, e dos resultados que dele possam surgir.

Enfim, apresento o material inicial: http://www.criativus.com.br/site/ (apenas estético, não funcional).

No endereço acima fiz as páginas/tópicos que acho essenciais, e tentarei detalhar alguns. Por isso, peço que analisem todos os pontos possíveis, sugiram as mudanças necessárias, e teçam todos os comentários possíveis.

Página inicial

- Nesta página gostaria de apresentar nossos últimos trabalhos lançados, um número baixo para não carregar a primeira página do site. Dali quem nos visitar já pode ter uma boa base do serviço realizado, e poderá conferir como nos saímos nos últimos serviços.

Quem somos

- Aqui descreveria a terceirização e detalharia os serviços prestados, e ao final do texto irei apresentar quem compõe a equipe do site (que no futuro pode vir a crescer, claro).

Portfólio

- Basicamente a página inicial, porém mais completa e com páginação.

Parceiros

- Aquelas empresas (estúdios, agências etc) que acreditarem em nosso serviço, também acreditaremos nelas, e daremos um retorno nesta forma de link. Claro, se elas assim autorizarem.

Contrate-nos

- É o formulário para aquelas empresas que ainda não trabalham conosco, para que tenham a apresentação inicial, e caso queiram já possam apresentar um serviço para que possamos analisar e dar o devido retorno.

Fale conosco

- Formulário de contato informal.

Desde já, grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o modelo do site deva ser diferente. Ele está extremamente institucional e acredito que não é esse o ponto que buscam.

Minhas dicas:

- Daria MUITA, mas MUITAAAAAA ÊNFASE nos trabalhos realizados e linkando a eles uma seção CASES. Expor em poucas linhas números e estatísticas dos cases, demonstrar como melhorou, e etc. Mas olhe bem, POUCAS linhas. ;)

- Quem somos pode ser uma página bem descontraída, nada de apresentações, missões, bla bla bla. Fale de tudo isso, dos objetivos e valores de forma bem despojada, bem atirada. É o que se espera de uma agência interativa.

- Parceiros... tenho minhas dúvidas quanto a deixar uma página só para isso. Sabe porque? Porque fica artificial. Fica igual aqueles "merchan" das novelas, seriados, filmes e etc. Aquela coisa descarada que todo mundo olha e fala: Ahhhh, olha o merchan! Se você quer trabalhar com parcerias, seria interessante saber ONDE linkar. Um exemplo? Se você tem um fotógrafo e ele fornece para você algumas imagens, nos cases que sugeri acima você pode inserir o link dele com um pequeno texto: "As belas imagens do job fulano foram feitas em parceria com nosso grande fotógrafo bla bla". Sacou? Fica muito mais natural e ai sim funciona a indicação. ;)

- E por fim, tire esses formulários de contato. deixe somente um bem simples: nome, email e telefone. Seria bacana, pelo menos bem atual, um campo onde o (potencial) cliente pode inserir as redes sociais em que participa. É um diferencial... ;)

São algumas dicas amigo, precisando, volte a postar!

Abraços e boa sorte no projeto! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Tiago, fico grato por postar aqui. Vejo que você é bastante técnico, e sua opinião é de grande valia. :)

Bom, em relação ao modelo do site, como não somos designers ficamos um pouco preso em relação a isto. Em breve tentarei ver com algum amigo a possibilidade de um layout diferenciado.

Quando você diz dar muita ênfase aos trabalhos, você sugere aumentar a página principal ou trabalhar mais no quadro de cada projeto?

Expor número e estatísticas do trabalho, seria por exemplo o tempo gasto, tecnologia trabalhadas? Quais informações você realmente acha importante e/ou interessante mostrar sobre cada trabalho?

Quem somos, beleza. Posso então cortar os quadros que apresentam quem faz parte da equipe?

Parceiros, beleza, irei cortar.

Em relação ao "Contrate-nos", devo retirá-lo? Pois ele funciona semelhante aos formulários de "Orçamento" de muitas agências que tem no ramo. Porém, nosso cliente são estas agências (e não o cliente final, dono do site), que precisam de um serviço de front-end (html/css/js) ou programação (php/js/mysql) terceirizado.

Pela noite estarei em casa, e farei as modificações indicadas, e posto aqui. Novamente, muito obrigado. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

a nivel b2b ou mesmo b2c

na página "quem somos" ou "fale conosco", falta alguns parametros essenciais

. nome completo do responsável pela empresa (sim.. autônomo é empresa..)

. telefone e endereço fixo

. número de registro fiscal, opcional

Em relação ao "Contrate-nos", devo retirá-lo? Pois ele funciona semelhante aos formulários de "Orçamento" de muitas agências que tem no ramo

"Serviços"

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal. Boas!

Bom, não tenho tido muito tempo de trabalhar neste projeto, por estar no fim do cumprimento do aviso. Então já devem imaginar a correria que está né, hehe.

Mudei completamente o esquema do projeto! Navegando em vários outros porftólios, de designers e programadores, vi que a grande maioria trata pela "objetividade". Quanto mais simples, mais fácil do visitante visualizar os projetos, melhor!

Bom, tendo isso em mente, pensei em um layout de tela única, "corrido verticalmente". Não é um conceito novo, mas é algo que o pessoal já está acostumado para portfólios e afins. Para isso, fiz um template no Artisteer para apresentar como exemplo:

http://www.criativus.com.br/teste/0.2/

Portfólio

Apresentação das miniaturas dos últimos trabalhos lançados. A idéia inicial é ter somente 9. Acho que é um bom número para o possível cliente ter como base da "evolução" nossa.

E, caso necessário, terá uma paginação logo na seqüência das miniaturas. Clicou, recarregou com ajax, sem atualizar toda a página.

Clicando nas miniaturas, será aberto uma foto maior do projeto (mas não que pegue a janela inteira, somente algo mais ou menos nestas mesmas proporções da miniatura), em blockUI, e com um texto livre na parte inferior.

Serviços

Texto curto e bem direto nos primeiros parágrafos.

A partir do 2º ou 3º parágrafo irei ser bem detalhado, e apresentarei os serviços e ferramentas que dispomos/conhecemos.

Fale conosco

Formulário simples para contato, e adicionando a sugestão do colega Thiago Colucci, de campos para redes sociais/site.

Por gentileza avaliem a nova proposta para que eu possa prosseguir com o projeto, e também possa solicitar o layout adequado.

Desde já, muitíssimo grato! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara acho que você poderia partir do seguinte principio:

Se minha empresa é uma faculdade tenho que ter informações sobre FIES, ter uma linguagem jovem e extremamente objetiva facil (quem acessa meu site são pessoas que ainda não estão familiarizadas com determinadoss termos são na sua maioria jovens mas tambem devemos nos preocupar com os pais).

Se minha empresa é uma clinica medica eu vou divulgar os convenios, as facilidades, as parcerias, localização e o principal no que eu sou bom preciso de um cargo chefe (cirurgia, trauma(fratura), vacina e etc...)

Se minha empresa é uma loja virtual tenho que ter conteudo frequentemente nas redes sociais ou seja terei la bem visiveu siga-nos no twitter, es terei alguns links para compra coletiva, eu terei claro em meu site minha area de cobertura.

Claro que o acompanhamento de um publicitario seria o ideal e eu lhe garanto que a primeira coisa que ele iria tratar (falo de forma micro) é quem você quer que te escute ou seja primeiro a estrategia depois a tecnica, traduzindo:

Sabendo o que o internalta que acessa um site do genero do seu espera o surpreenda (tecnica junto da estrategia).

Eu quero acessar seu site daqui um tempo e ter ele como base para eu fazer o meu com vocês e outra seu site se possivel o mais leve possivel, intuitivo (não quero demorar para achar algo no seu site), animação simples basica (menus, logomarca, efeitos JS em areas distintas do site), quero aprender com seu site pois quando alguem me perguntar algo sobre desenvolvimento vou lembrar daquele que eu passei alguns minutos lendo uma materia legal, seu site não precisa vender somente produtos ele tem que comprar usuarios, clientes também.

Percebi que você usa um tom de cor mais escuro no fundo do site e o centraliza (ao meu ver isso esta muito comum) eu optaria por um layout mais livre na lateral tipo olha o site da una:http://www.una.br/

olha o dessa agencia

http://movidacomunicacao.com.br/

a lateral esta bem suave.

Bom é essa minha opnião

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.