Pantoja 5 Denunciar post Postado Outubro 25, 2010 http-~~-//www.youtube.com/watch?v=ZyMjjc-EQRg&feature=player_embedded Olá pessoal, gostaria de debater com vocês uma coisa que me pôs para pensar. Vi um vídeo no YT que trata de Protocolo de internet, o TCP/IP. Mas me incomodou um pouco quando a professora que está njo vídeo explicando falou assim "...esses softwares que são chamados protocolos..." vocês concordam com ela? acredito que ela associou a definição de software que é a parte lógica do computador à definição de protocolo pois elas até se assemelham, mas dizer que um protocolo é um tipo de software achei que soou estranho e nem precisa falar para o entendimento do assunto.Se vocês tiverem alguma informação relevante sobre o tema ficaria feliz em debater.o trecho do video que ela cita o que esta em negrito está entre 35 a 45 segundos.http-~~-//www.youtube.com/watch?v=FNGmj7ocIyQ&feature=player_embedded Já este segundo vídeo o autor fala que um documento é um software. Achei sem fundamento, nunca ouvi falar isso mas se for levar em conta que software é a parte lógica ou como ele mesmo fala: Hardware é o que chutamos e software o que xingamos ele tem razão de chamar arquivo de software.a partir de 45 segundos vocês verão o conceito que estou colocando em questão.bem é isso,abraços e valeu a atenção de todos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Prado 64 Denunciar post Postado Novembro 8, 2010 "...esses softwares que são chamados protocolos..." Errado. Software é software...protocolo é protocolo. Um software é um sistema que possibilita ao usuário enviar informações ao processador para que estas sejam processadas (sério?)... Um protocolo, como o TCP/IP, que na verdade são dois protocolos, TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol), FTP (File Transfer Protocol), IRC (Internet Relay Chat), entre outros, são um conjunto de informações que possibilitam a troca de informações dentro de uma rede. Já este segundo vídeo o autor fala que um documento é um software. Achei sem fundamento, nunca ouvi falar isso mas se for levar em conta que software é a parte lógica ou como ele mesmo fala: Hardware é o que chutamos e software o que xingamos ele tem razão de chamar arquivo de software. Errado novamente. Como eu disse acima um software é um sistema que possibilita ao usuário enviar informações ao processador para que estas sejam processadas. Os softwares são utilizados para ler arquivos, criar arquivos, modificar arquivos, etc. Um arquivo é um conjunto de caracteres que pode ser lidos em determinados softwares. Um arquivo em si, não envia informações ao processador, quem faz isso é o software que envia as informações necessárias para a leitura e visualização do arquivo. Espero que tenha respondido sua dúvida :) Abraços João Prado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Novembro 8, 2010 João nem seria uma dúvida propriamente dita. Mas sim para debater mesmo pois as vezes as pessoas falam coisas que parece a principio nao ser correto mas pode ter se baseado em algum professor renomado no assunto. Mas to contigo, acho que ambos estão incorretos. Mesmo assim entendo o fundamento de ambos pois se baseiam no seguinte conceito de Hardware e software. Hardware tudo que é físico do PC, o que se pode tocar. Software é a parte lógica. Pensando neste conceito genérico eles estariam certos, por isso trouxe aqui o debate. Abraços amigo e valeu por ter respondido. ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Prado 64 Denunciar post Postado Novembro 8, 2010 Analisando por este conceito esta certo, mas o problema é que este conceito é muito principiante. Nem tudo o que se xinga é o software, no caso tem as divisões :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Novembro 9, 2010 Analisando por este conceito esta certo, mas o problema é que este conceito é muito principiante. Nem tudo o que se xinga é o software, no caso tem as divisões :) é verdade, bem principiante mesmo. Mas o que mais me chamou a atenção é a pessoa expor isso em vídeo e "meter a cara" e dizendo de boca cheia! Bem, acho q esse debate foi interessante, pena que nao tivemos participação de mais pessoas. Abração mano João e nos falaremos em breve em outros debates. ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RafaelSonyLock 18 Denunciar post Postado Novembro 10, 2010 Posso dar aqui como Resolvido ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Emanon 0 Denunciar post Postado Novembro 17, 2010 Olha, pra mim, software é algo que se executado, pode utiliza-lo para determinado fim, ou seja, criação de algo. Um documento do word por exemplo, pra mim nada mais é do que simplesmente um documento, ponto, diferentemente do Microsoft Word, onde é um software para criação de um documento. Levando em consideração o que disse, acredito que software é o que cria ou projeta, seu "filho" é apenas um documento. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Novembro 17, 2010 Protocolo é como um idioma, mas neste caso, as máquinas "conversando" (trocando mensagens). Pensando desta forma, um protocolo é uma especificação... um padrão de como as máquinas devem conversar. Agora, para que as máquinas de fato conversem, estes protocolos devem ser implementados, embutindo em algum software ou em alguma camada para viabilizar esta comunicação. Concluindo... Protocolo não é software! Mas... Se faz necessário escrever/usar seu algoritmo para que funcione, sendo assim, a implementação de um protocolo que de fato é software. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites