Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dzanella

Migração Desktop para WEB

Recommended Posts

Olá...

Vou começar um projeto de migração de um sistema Desktop para plataforma WEB.

Se trata de um sistema de controle de pedidos que utiliza PDA's, atualmente escrito em C++.

Estou tendo agora na Pós-Graduação a matéria sobre C# .Net e achei uma ótima alternativa para essa migração.

Gostaria muito de orientações e opiniões de alguém que já tenha passado por isso ou vivenciado algo parecido.

Creio que a melhor opção seja reescrever do zero, usando apenas a lógica antiga.

Já agradeço e espero suas opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara ..

Primeira pergunta e muito importante para mim eé se esse aplicativo deve realmente ser web, não vejo a web como uma solução definitiva ainda, MINHA OPINIÃO, pois ainda é muito complicado fazer janelas pai-filho na web.

Fiz uma aplicativo para coletores para realização de inventário, eu uso .net para mobile junto com web-services..

Se o aplicativo web for abrir navegador no pda, você deve se lembra o quanto é complicado o navegador no pda, pelo menos os internet explore mobile é enjoado e diferente do ie comum

Estou a meses para fazer um blog pesoal, mas falta tempo, e uma das coisas e discussões que queria abrir é a idéia fundamental do .net que é a integração de plataformas, web, desktop e mobile não considero que elas se subtituem e sim que elas se complementam.

Com relação a começar do zero, não acho uma boa opção pois se funcionou até hoje é porque alguma coisa boa existe e já funciona

POsta mais detalhes pra gente trocar um figurinha

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Então...

Minha idéia, na verdade, é realmente trabalhar com WebSevices para as consultas, ao invés de rodá-lo através de um navegador.

O sistema atual funciona da seguinte forma:

Ele pode rodar tanto em PC's como em PDA's e cada equipamento possui uma Base de dados que é atualizada cada vez que o vendedor se conecta com a matriz e "baixa e sobe" as alterações na base.

Fui contratado recentemente na empresa e o que querem q eu faça é que, a cada pedido, o equipamento do vendedor consulte o ERP do Cliente (aí q pensei no webservice), que vai retornar os dados como estoque e valor do produto. Feito o Pedido, o sistema envia os dados para o ERP, que atualiza a Base.

O problema é que, em alguns casos, a base vai estar local e não remota. Creio que isso possa ser resolvido apenas disponibilizando uma configuração no sistema, que indica onde ele deve buscar os dados.

Detalhe. Não trabalhei no projeto antigo e estou pegando o barco andando... vou começar agora a ver o que o sistema já faz e o que deve fazer daqui pra frente.

Estou querendo me antecipar e conto com a ajuda de vcs...

Compartilhar este post

Link para o post

Te direi como funciona o meu..

Ele está divido em três partes basicamente

..app desktop de controle

..app do pda (no caso um coletor mc9090 da symbol)

..webservice que fica no site da empresa

Este aplicativo é para inventario.

No pda a unica coisa que fica armazenada é um config.xml e nada mais, pois você precisa saber que toda atualização de uma base local que precise ser replicada vai te gerar problemas, isso em primeiro lugar.

Todas as funções estão no webservice todas mesmo, todo processamento de banco de dados (uso linq neste caso), funciona

pda passa parâmetro -> webservice retona uma resposta..

no webservice criei inumeros enuns, tipo

enum ERespostaContagem

enderecocontado

enderecoinxesitente

produtoinexistente

contagemefetuada

etc...

end enum

e o aplicativo retorna uma mensagem para o usuário..

Se você não trabalhou no projeto original, você deve 'brigar' para analisar o que já funciona, a minha situação foi quase que identica à sua a um ano atrás, você tem que analisar os código existentes, pois se você fizer um cara do zero e mudar o paradigma de uso para o usuário, você poderá fazer um sistema, estável, que atende a todas as necessidades mas que FRACASSARÁ de forma cruel, pois por mais que sejam feitas melhorias, o que vale é o usuário...

Não queria que fosse assim mas é, exemplo magnânimo da coisa é windows vista

Compartilhar este post

Link para o post

Meu pensamento está idêntico as suas idéias e ao rumo q você tomou...

Mas tenho um problema que tenho q pensar como resolver...

Cada Cliente desse nosso sistema trabalha com um ERP diferente...

Meu WebService deve ser capaz de se comunicar com todos...

Mas como o sistema atual já se comunica com os ERP's, isso não deve ser um problema tão grande...

Pelo que entendi hoje, o que realmente querem é que o equipamento do vendedor se comunique em tempo real com um servidor, para que a base esteja sempre atualizada, ao invés de se conectar uma ou duas vezes por dia e fazer a atualização de base...

Nesse Caso, acho q a única coisa a ser implementada do zero é um WebService e fazer com que o sistema atual se comunique com esse WebSrvice...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só..

Se cada ERP possui finalidade diferente, considero uma boa opção criar um webservice separado para cada um, pois se precisar fazer manutenção para um cliente não para outro.

Mas se os ERP's possuem finalidades semelhantes com diferenças ppequenas, considero uma ótima opção criar um aplicativo genérico.

Se essa base é usada para cadastro de produtos, ou coisa do tipo, é mais vantagem fazer essa consulta em tempo real, falo isso por experiência própria, porque nenhum usuário, ainda mais vendedor, vai querer para para atualizar a base, e ainda chegaria ao ponto de falar que perdeu venda por causa de atualização.

Isso é minha opinião..

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade todos os ERP são similares, as diferenças estão em algumas regras de negócio.

Acho q um único webservice pode resolver.

Hj o sistema funciona exatamente como você comentou... os vendedores precisam parar para atualizar a base. É isso que se quer resolver.

Conversando com os programadores do sistema atual, descobri que eles tem uma versão do sistema personalizada para cada cliente, o que causa muito retrabalho e que me leva a pender pra começar um projeto do zero, usando uma linguagem mais adequada (hj usa C++) e pensando em um jeito de essa personalização poder ser feita via configuração do sistema, ao invés de código.

Pensei também em criar o webservice e adaptar o sistema atual para usá-lo, enquanto o novo é implementado. Sei que isso levará bastante tempo e talvez os clientes torçam o nariz para a mudança, mas acho q é o mais certo a se fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Você deve mostrar aos clientes que uma unificação é o melhor...

Olha só esse aplicativos diferentes devem ter surgido de gambiarras, essa é a grande realidade, gatilhos para atender uma ou outra situação.

Eu faria um sistemão, com todas funcionalidades e faria um controle de permissão de acesso..

Como seria isso no arquivo de configuração haveria um parametro do cliente..

No aplicativo faria uma 'pergunta ao webservice' esse cliente pode usar esse recurso ?? se sim habilita se não não habilita..

E no servidor você teria uma tabela de controle de permissões..

estava pensando nisso para meu sistema de inventario, mas não parei para desenvolver, seria um sistema dinâmico, onde existiria um form em branco e ele seria criado em run-time, estava ainda pensando se valia a pena.

ele construiria tudo em run-time, colocaria os handles e.. faria uso de webservice..

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.