Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Didiron

Problema ao gerar um relatório com uma integração entre duas tabelas

Recommended Posts

Boa Noite pessoal, tudo bom?

Estou fazendo um pequeno projeto de uma locadora e me surgiu um pequeno problema.

Eu tenho um cadastro de filmes e um cadastro de categorias, isso tudo está funcionando, só que estou com um pequeno problema para gerar um relatório utilizando o Rave Reports. Para que no relatório apareça o nome do filme e a categoria na qual ele pertence que está em uma tabela diferente no Firebird, eu utilizei um componente SQLQuery e atribui a ele o seguinte código para que haja uma integração entre a tabela de filmes e de categorias:

SELECT * FROM Filmes inner join Categorias on Fl_CodCategoria = Ct_Codigo

[code=auto:0]

E adicionei esse SQlQuery ao componente RvDatasetConnection da aba Rave, e funcionou o relatório está sendo gerado mostrando o Filme e a categoria que ele pertence, só que quando eu fecho o relatório aparece o seguinte erro:

Project Locadora.Exe raised exception class EDatabaseError with message 'SQLQuery1: Operation not allowed on a unidirectional dataaset. Process Stopped. Use step or Run to continue.

Mas esse erro não influencia em nada no programa, se eu dou um ok o programa continua a funcionar normalmente, sem problema algum, eu só queria saber por que que sempre que eu fecho o relatório aparece este erro e sem tem alguma forma de evitá-lo.

Muito obrigado pessoal, agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou meio enferrujado em delphi mas acredito que o problema seja uma propriedade do Query.

não lembro o nome mas se nao me falha a memória eh um dos primeiros da lista de propriedades... procure ali e vai achar uma referente a modo de leitura. deve ser bidirecional.

se não achar tira um SS da paleta que eu digo qual propriedade é.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.