Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tiujhou

Include

Recommended Posts

Estou criando um site com include ...

<?php 
	$pagina = $_GET['pagina'];
	if(empty($pagina)) {
include("home.php");
}

elseif(substr($pagina, 0, 4)=='http' or substr($pagina,
0, 1)=="/" or substr($pagina, 0, 1) ==".")
{
echo '<br><font face=arial size="11px><br><b >A página não exeiste.</bb><br>Por fa vor selecione uam página a partit do menu principal. </font>';
}
else {
include("$pagina.php");
}

?>

Fui no htaccess e deixei a url amigavel de todas as paginas...

Assim, a url que era meusite.com/index.php?pagina=home ficou meusite.com/home ...

Mais acontece, que se eu digitar uma palavra errada na url ela aparece isso ...

Warning: include(nada.php.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/dllcom/public_html/index.php on line 90

Warning: include(nada.php.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/dllcom/public_html/index.php on line 90

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'nada.php.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/dllcom/public_html/index.php on line 90

Eu gostaria, que ao inves de aparecer isso, ele envie para a pagina erro...

eu jah coloquei no htaccess

ErrorDocument 404 /404.php/

Mais tipo qualquer url que não existe ele dah aquela mensagem... como façõ para enviar para a pagina erro 404

meu .htaccess eh

ErrorDocument 404 /404.php
<IfModule mod_rewrite.c>
	RewriteEngine On
RewriteEngine On
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule ^(.*)$ index.php?pagina=$1
</IfModule>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É só você fazer a validação com a função file_exists pra ver se o arquivo existe, se existir você chama ele se não chama um arquivo de erro como 404.php.

Cara, eu num entendo quae nda de php...

Como que ficaria o código entaum???

FLWWS

Compartilhar este post

Link para o post

Cara só não vou fazer o código pra você, pra você aprender a procurar as coisas no php.net e se virar sozinho, mas o file_exists() só de ver no link abaixo você ja vai sacar.

http://www.php.net/manual/pt_BR/function.file-exists.php

Abraço aee.

Cara jah passei a manha toda elendo e pesquisando... mais eu naum consegui.. num entendo de php... ficou assim:

<?php 
	if(file_exists($pagina)) {
include("home.php");
}

elseif (substr($pagina, 0, 4)=='http' or substr($pagina,
{
include("404.php");
}
else {
include("$pagina.php");
}

?>

O que tenho que fazer agora???

outra coisa... como que eu faço pra pagina que foi carregada aparecer seu titulo, não aparecer 2 tag head???

pois assim fica uam pagina dentro da outra...

flwss

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, se você não entende nada de PHP eu sugiro que você contrate um profissional que entenda.

Querer que os usuários de fóruns programem pra você é pedir um pouco demais, o máximo que podemos fazer e tentar ajudar quem já está familiarizado com a linguagem de programação.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Leozitho, concordo.

76% dos brasileiros são analfabetos funcionais (não entende bem o que lê).

Você mandar um cara que está nessa categoria pesquisar na net ele não vai conseguir se virar.

Aqui nesse fórum (e em todo o lugar) tem um monte de gente assim.

Está tudo na internet é só procurar (e saber interpretar).

Agora o que não dá é para ficar fazendo código para esse tipo de pessoa que tira trabalho dos verdadeiros profissionais dedicados aos estudos cobrando uma merreca para fazer um serviço porco e jogando a nossa profissão na m*****.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Leozitho, concordo.

Você mandar um cara que está nessa categoria pesquisar na net ele não vai conseguir se virar.

Agora o que não dá é para ficar fazendo código para esse tipo de pessoa que tira trabalho dos verdadeiros profissionais dedicados aos estudos cobrando uma merreca para fazer um serviço porco e jogando a nossa profissão na m*****.

O evoluido mentalmente, pra mim lançar uma pergunta aqui, concerteza eu jah pesquisei na internet... Eu conheço o google...

você eh sinistro... jah nasceu sabendo programar...

Se você num quer ajudar, nem vem comenta... fica na sua...

Amigo, se você não entende nada de PHP eu sugiro que você contrate um profissional que entenda.

Querer que os usuários de fóruns programem pra você é pedir um pouco demais, o máximo que podemos fazer e tentar ajudar quem já está familiarizado com a linguagem de programação.

Eu naum estou pedindo pra construir um site....

To apenas querendo saber como que esse codigo ficaria...

Pena de mim, que não nasci sabendo programar como vcs...

Naum estou "familiarizado".. entaum naum posso participar desse forum...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, se você realmente quer aprender a programar existem várias formas para isso, fazendo um curso, lendo um livro técnico ou até mesmo lendo o próprio manual do PHP, lá você encontrará tudo e de graça:

http://br.php.net/ma...pt_BR/index.php

Se você não conhece nem uma função simples e rotineira como a file_exists e, se mesmo alguém te passando o link com a documentação desta função você não soube utilizá-la, é porque você não sabe nem o básico de PHP.

A minha intenção não é te criticar, só acho que se você realmente quer aprender PHP deve começar pelo caminho certo e estudar a linguagem, mas se não quer deve contratar um profissional que seja capaz de realizar o serviço pra você.

Você tem razão quando diz que ninguém nasce sabendo, mas para aprender algo é necessário e estudar e não esperar que os outros façam por você.

Compartilhar este post

Link para o post

Preguiça de ler é osso, praticamente em cada 3 páginas que você programa você tem que consultar no minimo o manual umas 4 vezes.

Com certeza você salvou o arquivo com .php.php, altere isso e funcionará normalmente seu include();

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Leozitho, concordo.

Afff, meu nada haver, aonde ele pediu pra alguém programar tudo por ele?, ele só havia perguntado como ficaria o file_exists pois não tinha noção como funcionava, quando ele falou isso apenas tava perdido, quando você inicia tudo é novidade e é normal as vezes ter uns bloqueios de pensamento.

Quando eu mandei o link ele tentou.

A segunda resposta dele, ele não pediu pra gente programar nada, ele apenas precisa aprender a debugar o código e ter mais firmeza doq ue está fazendo.

Mais que natural isso.

O fórum nunca foi exclusivo para quem tivesse um nível familiarizado com programação, além disso o cara já tem noção do que é um $_GET, substr, if/else/elseif, include e você fala como se ele não tivesse a minima noção do que ele está tentando fazer? Eu quando iniciei com PHP não tinha nem noção e aprendi muito com os fóruns e leitura por conta própria.

A pergunta dele não tem nada demais.

tiujhou, fica sussa cara, sempre tem cara que não é humilde.

Eu tenho que sair agora, é rapidinho, assim que voltar pro PC te dou uma força.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ele pegou um script pronto e mal feito, daí quer fazer adaptações por conta e não sabe, então ao meu ver ele tem duas opções, ou aprende a linguagem de programação e faz ele mesmo ou contrata alguém que saiba.

Esta é só minha opinião, se alguém não concorda é só programar o código para ele, que pelo que parece não tem o mínimo de conhecimento da linguagem e se quer tem a intenção de estudá-la. É por essas e outras que a linguagem PHP apesar de ser muito usada é tão desvalorizada, pois qualquer um sem se quer estudá-la se arrisca a "programar" e tem o aval de programadores mais experientes pra isso.

Tem uma apresentação muito boa do Felipe Ribeiro intitulada "PHP não é coisa de moleque" que fala justamente disso, o PHP é desvalorizado porque qualquer um se mete a usá-lo sem se quer estudar a linguagem, justamente por ser uma linguagem fácil de entender. Já em outras linguagens como o Java, o cara é obrigado a estudar, pois se não saber coisas básicas, como orientação a objetos por exemplo, ele não programa nada nesta linguagem.

Quem quiser dá uma olhada na apresentação: http://www.slideshar...ue-presentation

E Nícolas, só porque eu recomendei que o cara primeiro estude a linguagem pra depois tentar programar não quer dizer que não sou humilde, aliás se você procurar pelos meus posts aqui no fórum vai ver que o que eu mais faço é ajudar, mas a pessoa tem que ter pelo menos conhecimentos básicos de PHP. Tem um provérbio que diz que o importante não é dar o peixe, mas sim ensinar a pescar. ;)

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ele pegou um script pronto e mal feito, daí quer fazer adaptações por conta e não sabe, então ao meu ver ele tem duas opções, ou aprende a linguagem de programação e faz ele mesmo ou contrata alguém que saiba.

Esta é só minha opinião, se alguém não concorda é só programar o código para ele, que pelo que parece não tem o mínimo de conhecimento da linguagem e se quer tem a intenção de estudá-la. É por essas e outras que a linguagem PHP apesar de ser muito usada é tão desvalorizada, pois qualquer um sem se quer estudá-la se arrisca a "programar" e tem o aval de programadores mais experientes pra isso.

Tem uma apresentação muito boa do Felipe Ribeiro intitulada "PHP não é coisa de moleque" que fala justamente disso, o PHP é desvalorizado porque qualquer um se mete a usá-lo sem se quer estudar a linguagem, justamente por ser uma linguagem fácil de entender. Já em outras linguagens como o Java, o cara é obrigado a estudar, pois se não saber coisas básicas, como orientação a objetos por exemplo, ele não programa nada nesta linguagem.

Quem quiser dá uma olhada na apresentação: http://www.slideshar...ue-presentation

E Nícolas, só porque eu recomendei que o cara primeiro estude a linguagem pra depois tentar programar não quer dizer que não sou humilde, aliás se você procurar pelos meus posts aqui no fórum vai ver que o que eu mais faço é ajudar, mas a pessoa tem que ter pelo menos conhecimentos básicos de PHP. Tem um provérbio que diz que o importante não é dar o peixe, mas sim ensinar a pescar. ;)

Um abraço!

Cara concordo em parte com o que você falou.

Sobre o que você falou da linha de aprendizagem para o do PHP para o JAVA concordo plenamente.

PHP quando você aprende o que é include, if, while e fazer um select, insert, update e um delete, você já faz um sistema.

De forma porca e suja mas faz, cara não sei se você fez um curso de PHP pra adquirir o conhecimento que tem hoje, o que te digo é que a 5 anos atrás eu passei por essa fase, graças a Deus hoje aprendi muito, com o passar dos anos fui me aperfeiçoando e hoje modelo banco de dados usando tipos de campos corretos, chaves estrangeiras, faço selects bem complexas com inner join, left join, right join, outer join, date_format, IN, SUM entre diversas outras funções, programo tranquilamente com o uso de classes e ER, já fiz sistema de webservice conversando com sistema em ASP de outra pessoa, já rodei integrei um sistema PHP com um DELPHI usando o database do Firebird, já criei sistemas com Flex e PHP exportando para desktop com Adobe Air, em fim.

Tudo isso por conta de que quando comecei era muito novo, foi uma linguagem que me deu uma "facilidade" de aprender sozinho que não me fez desistir quando comecei, diferente se fosse um Java da vida.

Me lembro como se fosse hoje depois de muito estudar e penar minha felicidade ao conseguir gravar pela primeira vez uma informação no banco de dados.

Assim como eu, pelo menos uns 70% dos programadores experientes de hoje começaram assim, então isso não é nenhum problema, eu conheço muita gente que começou como eu, mas não conheço ninguém que não procurou se aperfeiçoar e evoluir, a "CULTURA PHP" que foi criada é essa, embora não seja a melhor e mais eficiênte, é a que fez essa linguagem tão popular como é hoje.

Então por isso não concordo com a forma que trataram ele, desculpe se ofendi alguém com meus comentários, apenas discordo da forma que trataram o garoto.

Não precisava de tanto.

Afinal, "ensinar a pescar" não é voce dar a vara na mão do cara, um tapinha nas costas e falar boa sorte garoto.

É orientar a melhor área do lago, formas de puxar o anzol, que isca utilizar para que tipo de peixe.

Então é muito mais do que passar um link e falar, tó, se vira.

;)

tiujhou

Você precisa verificar se o arquivo que foi chamado na URL existe, e não mudar a condição da $pagina estar vazia

Mude isso:

<?php 
        if(empty($pagina)) {
include("home.php");
}

{
echo '<br><font face=arial size="11px><br><b >A página não exeiste.</bb><br>Por fa vor selecione uam página a partit do menu principal. </font>';
}
else {
include("$pagina.php");
}

?>

Para isso

<?php 
        if(empty($pagina)) {
include("home.php");
}

{
}
else {
   include file_exists($pagina.".php") ? $pagina.".php" : "404.php" ;
}

?>

Quanto as informações do head, as páginas que forem incluidas você não deve colocar as "tags inicias" (html, body, title e etc).

E os dados que você quer que sejam preenchidos dinamicamente como a tag Title por exemplo, você deve carregar os valores antes da tag <html>.

Pois ai você só puxara os valores em baixo

;)

OBS: Não peguei o peixe pra ele, ensinei a pescar ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Nós temos razão.

Ele mesmo disse que não sabe nada de PHP.

Leia o post 3.

Nada impede que as pessoas o ajudem, mas o que fica é o nosso protesto contra as pessoas que pegam scripts prontos na net e acham uns tontos para arrumar para eles.

Dessa forma ele quebra um galho de um empresário que poderia estar contratando um profissional.

Ou seja ele tira serviço dos profissionais sem sequer ter intenção de se tornar programador PHP.

Isso não tem nada a ver com humildade e sim com ética profissional.

Essa verdade dita assim nua e crua vai incomodar muitas pessoas, mas a verdade precisa ser dita doa a quem doer.

Não podemos varrer a sujeira para debaixo do tapete.

Compartilhar este post

Link para o post

Nós temos razão.

Ele mesmo disse que não sabe nada de PHP.

Leia o post 3.

Nada impede que as pessoas o ajudem, mas o que fica é o nosso protesto contra as pessoas que pegam scripts prontos na net e acham uns tontos para arrumar para eles.

Dessa forma ele quebra um galho de um empresário que poderia estar contratando um profissional.

Ou seja ele tira serviço dos profissionais sem sequer ter intenção de se tornar programador PHP.

Isso não tem nada a ver com humildade e sim com ética profissional.

Bom, cada um cada um, meu ponto de vista está ae.

Eu trabalho como freelancer, faço meus 4 a 5 projetos mês e nunca me senti ameaçado por isso, pelo contrário por eu trabalhar com design e programação nunca tive problema pra arranjar emprego, nas últimas 3 empresas que trabalhei o máximo que fiquei foi 2 dias procurando emprego, de restante fui de uma empresa para a outra por minha conta passando por entrevistas muito concorridas, e meu último emprego larguei para tentar a sorte como freelancer e graças a Deus tem dado muito certo, sustendo a casa, minha esposa e minha filha e como falei nunca me senti ameaçado, o négocio é você passar confiança do seu trabalho para o cliente e não tentar culpar um cara que não tem conhecimento com programação por ter mais lábia que você para fechar um projeto.

Já fechei com uns 3 clientes que falaram, poo conheço um cara que faz pra mim por 2 vezes menos do que você está me cobrando.

Ai que mostro meu conhecimento com SEO, Marketing Digital, Programação e tudo mais, e o cara sentiu muito mais segurança em criar o site comigo.

Todo mundo começa um dia, no meu primeiro trabalho para um cliente me ajudaram muito nos fóruns, e tudo isso foi fundamental para eu chegar onde cheguei.

Por isso mantenho minha posição.

Ai vai da opinião de cada um.

Minhas respostas encerram aqui ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Nícolas, você tem um ótimo conhecimento.

Foi fácil de conseguir esse conhecimento?

Quantos anos de estudo e madrugadas adentro trabalhando e estudando?

Agora você entrega esse conhecimento de mão beijada para oportunistas e ainda acha que está certo?

Seja humilde você agora e reconheça que não está certo dar consultoria de graça.

Compartilhar este post

Link para o post

Nícolas, você tem um ótimo conhecimento.

Obrigado :D

Foi fácil de conseguir esse conhecimento?

Nem um pouco

Quantos anos de estudo e madrugadas adentro trabalhando e estudando?

Perdi as contas ^_^

Agora você entrega esse conhecimento de mão beijada para oportunistas e ainda acha que está certo?

Cara como falei, me ajudaram muito nos meus projetos ainda mais no início (hoje em dia é muito raro eu pedir ajuda em fórum), e assim como foi comigo, diversas outras pessoas que estão iniciando vem com dúvidas de trabalhos que estão fazendo para clientes e para as empresas que trabalham e não é por isso que tomam pedradas.

Ele pediu ajuda para fazer UMA coisa funcionar, e não para fazer o trabalho por ele.

Diferente de outro cara que veio perguntar "Como se faz uma rede social?" entre outras pérolas.

O fato de eu tirar uma dúvida dele não quer dizer que ele não precisa passar as horas que passei para aprender tudo que sei.

Seja humilde você agora e reconheça que não está certo dar consultoria de graça.

Ué, e é cobrado assinatura para usar o fórum? Quando você posta uma dúvida qualquer quer que ela seja, a pessoa estará te auxiliando, dando justamente uma consultoria.

Vai falar que você nunca postou uma dúvida no fórum pedindo auxilio de um trabalho que você tem que entregar na sua empresa ou pra um cliente? Isso não tem nada haver.

Assim como vocês, não gosto desse tipo de postura de "faz pra mim", mas em nenhum momento ele pegou o código, zipou colocou um link na net e falou, "arrumem esse script pra mim por favor".

Bom como disse, isso é pondo de vista, não quero ficar discutindo isso até porque tenho meus trabalhos para dar continuidade.

Apenas defendi minha idéia, e mantenho, se exaltaram atoa.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é que está, o cara pede para fazer uma coisa funcionar,

então você fala: - faça tal coisa.

O cara fala: - Não sei nada de PHP como que fica isso? (post 3)

Daí você copia o código dele, testa no seu servidor, você posta o script inteiro para ele.

É diferente quando um cara tem uma dúvida específica, nesse caso era uma dúvida falsa, pois o cara nem sabia por onde começar. Prova disso foi quando falaram para ele fazer tal coisa e ele disse que não sabia nada de PHP (post 3).

(post 3)

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, desculpa ae galera não havia me atentado a resposta dele no 3º post, quando respondi a primeira vez ontem me atentei e me neguei, mas hoje ao rever não me lembrei disso e me atentei somente no 1º e no 5º.

Então não tiro a razão de vocês de contestar, mas não precisa xingar o cara de analfabeto funcional né.

Só fala que não irá fazer.

Quando eu vejo esse tipo de coisa não gosto, mas tb não respondo.

Ou se não tiro um sarro.

Tipo, olha esse link ae que vai te ajudar.

http://pt-br.lmgtfy.com/?q=file_exists

:D

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, desculpa ae galera não havia me atentado a resposta dele no 3º post, quando respondi a primeira vez ontem me atentei e me neguei, mas hoje ao rever não me lembrei disso e me atentei somente no 1º e no 5º.

Então não tiro a razão de vocês de contestar, mas não precisa xingar o cara de analfabeto funcional né.

Só fala que não irá fazer.

Quando eu vejo esse tipo de coisa não gosto, mas tb não respondo.

Ou se não tiro um sarro.

Tipo, olha esse link ae que vai te ajudar.

http://pt-br.lmgtfy.com/?q=file_exists

:D

Primeiro vou te agradecer por ter me ajudado... Funcionou agora...

Segundo... Como vcs podem ver, nesse taum falado "terceiro post" ... Eu disse que conheço "quase" nada... que eu saiba quase naum eh a mesma coisa que nada...

Atéh agora estou tentando entender como que esses caras consiguiram apre3nder a programar...

Se eles tiveram os melçhgores cursos, puderam fazer... eu naum pude... Não tenho acesso a nenhum curso, naum eh nem quest~]ao de dinheiro... Eh mais questão de acesso mesmo a um curso...

No qual concerteza ano que vem irei iniciar com um html basico... no qual o que eu irei ver, eu jah conheço muito coisa... mais a parte boa que irei aprimorar no fireworks, photoshop entre outros...

Php, eu naum posso falar que "entendo", mais vendo e lendo, eu tenho uma noção, no qual agora as coisas vão fazendo sentido pra mim... Tipo, quando vi uma video aula passando esse codigo, eu consegui entender varias coisas que ateh hj naum faziam sentido, como que tal site acontecia isso e aquilo...

Dessa forma vai surgindo o interesse, vo pesquisando mais e mais... agora vou buscar a forma de otimizar titulo e mais... com isso a tendencia eh aprimorar... ninguem nunca nasceu sabendo tudo...

Os caras acham, que pelo fato deles jah saberem, agente tem que ter o pensamento deles, pra pesquisar.. agente vai encontrar e entender tudo muito facilmente... Num eh assim, eu sou auto didata, se naum existir um forum desse pra responder minha duvidas quem vai me ensinar?? ... eu sei, pesquisa no google, que você encontra... mais eh muito mais dificil.. pensa, um cara que faz um curso em comparação comigo, que tenho que ir pesquisando tudo na internet, baixar video aulas... o tempo que irei demorar para aprender a mesma coisa de um curso eh muito maior, eu naum tenho onde recorrer para tirar duvidas... o jeito eh ir em foruns perguntar... pesquisar no google... mais mesmo assim as perguntas saum maiores que as respostas...

Eu entendi que você passar o codigo, não é uma forma de conhecimento?? se foi isso, acho ridiculo, pois garanto que ira ajudar a muita gente, e as pessoas irão atras para entender o que significa, e isso concerteza eh uma forma de conhecimento... o fato dela jah estar indo atras, jah significa uma forma de conhecimento... concerteza ela buscou esse conhecimento... isso não foi de mão beijada... Nem todas as pessoas possuem o mesmo conhecimento que vcs... temos que buscar aos poucos...

Tipo você me mandar ler sobre: file_exists ... numa primeira leitura, naum fez sentido, mais com o código pronto, eu pude tirar alguma conclusões... e concerteza consegui reswponder algumas das minhas perguntas... e esse sentido, que faz eu obter conhecimento.. mais vontade de conhecer a linguagemm...

Pelo que entendi, chegou ao ponto do cara estar com medo de perder o emprego... Amigo, se você eh bom , tu naum perde pulo pra sapo... garanto que se você for melhor do que eu... o emprego é seu e naum meu...

E por fim gostaria de agradecer ao Nicolas, me ajudou pra caramba...

E garanto que você naum entregou esse código de mão beijada... Não apenas eu , mais muita gente que for ler esse tópico... vai se enteressar mais e mais por programação... Garanto que irei buscar conhecimento cada vez mais, da maneira que sou capaz e naum da maneira que eles querem que eu aprenda, caminho com minhas proprias pernas... e daqui uns 5 anos, vo ler esse mesmo topico, e ver que o que perguntei, foi algo ridiculo, é muito facil de se realizar... e algo que penso e que levo comigo, que toda forma de conhecimento é valida e que você só consegue aprender quando as coisa vaum fazendo sentido... Eu naum preciso começar do caminho mais facil, com o caminho mais dificil, eu aprendo da mesma maneira... mais de uma forma diferente...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.