Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Anderson Ferminiano

Actionscript 3.0 - Tecnologia e Mercado

Recommended Posts

Fala galera, nesse post eu vou tentar descrever as funções de um programador Actionscript 3.0, o que se pode desenvolver com essa tecnologia, também apresentar suas ações dentro do mercado de trabalho nacional e internacional.

O que é Actionscript 3.0?

Actionscript 3.0 é a linguagem interpretada pelo Flash Player, hoje o plugin mais utilizado na web para exibição de aplicativos multimídia.

Com total suporte à programação orientada a objetos é baseada na ECMAScript, linguagem base/padrão de scripting.

Por que Actionscript 3.0?

Escolhi Actionscript 3.0 porque é a linguagem que mais trabalhei, estudei nos últimos anos e pretendo tirar a certificação agora em 2011 (Flex 4 Certification).

Comecei estudar a linguagem apenas com um foco: desenvolver projetos de jogos para web, e acabei desenvolvendo não só jogos como também sites, aplicativos interativos e multimídia em geral (RIA – Rich Internet Applications).

“Me dê exemplos de projetos utilizando Actionscript 3.0!”

Não preciso ir tão longe para achá-los, navegando pelo meu próprio portfólio encontro várias referências...

Mas já que é preciso demonstrar a força do Actionscript 3.0, vamos então para projetos internacionais!

Categoria Games - Dofus

Dofus é um dos jogos mais conhecidos no mundo desenvolvido pela Ankama Games, já recebeu 4 títulos até hoje:

• Melhor jogo e maior público no Flash Festival em 2004.
  • Jogo do mês pela Edge Magazine em 2005.
  • Melhor jogo e maior público no Flashforward Film Festival of Seattle em 2006.
  • Maior público na Independent Games Festival em março de 2006.

dofus.png

dofus2.png

Categoria Sites - Narrow Design

http://www.narrowdesign.com/

Considerado um dos melhores portfólios (site).

nickjones.png

Categoria Aplicativos – TweetDeck

Um dos mais famosos e completos clients para Twitter, o TweetDeck foi desenvolvido utilizando a plataforma Flex/Air com Actionscript 3.0.

tweetdeck.png

Mercado de Trabalho

No Brasil o salário de um programador Actionscript 3.0 é em média 3 mil reais/mês, podendo chegar aos 6 mil reais/mês dependendo da experiência.

http://vagasnaweb.blogspot.com/search/label/Programador%20Actionscript

Na Europa o salário de um programador Actionscript 3.0 é em média 35.000 euros/ano, 77.752 reais/ano, 6,5 mil reais/mês. E chegando ao topo de 60.000 euros/ano, 11.111 reais/mês.

Cotação do euro: 2,30 reais.

http://www.itjobswatch.co.uk/jobs/uk/actionscript%203.0.do

Em resumo, Actionscript 3.0...

eficaz!

Desenvolvimento web e desktop, com fácil implementação de efeitos gráficos para diversos tipos de projetos: sites, jogos, aplicativos.

Se você se interessou na linguagem...

Livros recomendados

• Actionscript 3.0 Essentials
  • Actionscript 3.0 Design Patterns
  • ActionScript 3.0 Game Programming University
  • Flex 4 Cookbook

Nunca se esqueça que uma breve pesquisa no Google resolve muita coisa, não tenha preguiça se deseja iniciar na área, saiba pesquisar.

Anderson Ferminiano.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, só mudaria ali a ordem dos livros para:

* Actionscript 3.0 Essentials

* Actionscript 3.0 Design Patterns

* ActionScript 3.0 Game Programming University

* Flex 4 Cookbook // por ser um livro de flex fica em último.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Ué, e porque não? A Adobe vem trabalhando bem no Flash e no AIR... Eu estava vendo o Flash rodando uma aplicação no Nokia 5800(que não é dos melhores) e achei muito bom o desempenho... Acredito que com o passar do tempo o Flash irá predominar nos mobiles também...

Vamos dar tempo ao tempo para ver isso.

Abs,

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho o Flash Player aprimorado suficientemente para estas tecnologias, pouco suporte nativo entende?, por exemplo meu blackberry não interpreta SWF, nem meu iPod Touch iOS4, e pouco se vê divulgação para os aplicativos desses dispositivos para executar SWF (se existir).

Talvez se eu procurar até ache apps para rodar SWF, mas o que importa é que pouca gente usa e o serviço é mal distribuído/divulgado :/

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendi o que quis dizer, man!

Seguinte, é como tinha falado, isso ainda é o começo...

Sobre as apps eu já vi algumas coisas bem legais sim e inclusive, agora pouco, consegui um link que pode ajudar você a compreender melhor o que quis dizer:

http://www.adobe.com/devnet/devices.html

Nesse link aí em cima você poderá encontrar algumas referências de Flash para mobile, TV e tablet. Acho que vale a pena dar uma olhada com calma para melhorar as perspectivas.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Nokia, que utiliza o SO Symbian S60 v5 tem suporte ao Flash Lite 3.1. Ao que me parece, grande parte dos aparelhos Nokia também tem.

E quanto ao Android? Já não está implementado o suporte a AIR? Acho que isso, por si só, já viabiliza o mercado de Flash para mobile.

Ótimo artigo, Anderson. Parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma nota que li sobre o Apple x Flash Player, quanto ao Android 2.2.

A Apple já mudou de idéia sobre apps baseados na plataforma da Adobe.

Depois do anúncio que estava removendo todas as restrições de ambientes de desenvolvimento para iOS, dando aos desenvolvedores a liberdade para escolher suas ferramentas, as ações da Apple tiveram uma valorização de 10% na NASDAQ.

A Adobe lançou no início do segundo semestre de 2010 a versão 10.1 para o Android 2.2 e questionou a Apple se tantos problemas, que geraram muitas reclamações por parte dos usuários, tinham alguma relação quanto ao uso de 'versões legítimas' do software.

Nem os aparelhos de ponta com Android estavam conseguindo lidar bem com conteúdos em Flash, mesmo para acessar páginas. Fora isso, sérios comprometimentos de performance para vídeos ou jogos.

Fonte: Revista W - nº 125 - pág 10.

tópico de referência >> http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/419335-ipad-vs-flash/page__pid__1653672__st__0entry1653672

Compartilhar este post

Link para o post

Um link que o hinom publicou no tópico que eu tinha feito referência sobre o assunto:

no cydia, o aplicativo chamado "frash", disponivel há pouco mais de 1 ano.

Agora veio a noticia de liberação do flash no iphone:

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/enfim-arquivos-do-flash-rodarao-nos-dispositivos-apple

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.