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Mário Monteiro

Coincidência Olímpica - Rio 2016

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Coincidência Olímpica

 

por Mizarela

 

Um número considerável de usuários das redes sociais começa a questionar a originalidade da recém-lançada marca da Rio-2016.

 

O motivo da desconfiança seria a suposta semelhança com a marca da Telluride Foundation, uma organização que promove a filantropia e fornece subsídios para projetos de arte, educação e esporte nas comunidades locais. A Fundação fica localizada na pequena e turística Telluride, no Colorado, uma das estações de esqui mais badaladas do momento. Celebridades como Tom Cruise e o comediante Jerry Seinfeld estão entre os frequentadores regulares e possuem propriedades na região.

 

Veja o logo criado pela Tátil, agência vencedora da concorrência para a criação da marca dos Jogos Olímpicos de 2016, que durou mais de 6 meses e reuniu 139 empresas.

 

rio2016_62-300x227.jpg

 

E também o da Telluride Foundation:

 

tf_logo.jpg

 

O que você achou? Deixe seu comentário!

 

Fonte: Globoesporte.com

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Acredito que concidências existem, já criei um logo uma vez que lembrava muito de outra empresa que nem sabia que existia.

 

Este coiceito de mãos dadas em logo já é comum de se ver, vi na tv que essa logo das olimpiadas teve inspiração no pão de açucar.

 

Só parar para ver o formato da logo.

 

Acho que foi uma excelente criação, mas uma infeliz coincidência

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Cara eu acredito que coincidencias existam... analisando por cima eu não saberia julgar se foi realmente ou não uma infeliz coincidencia... mais que a logo ficou maravilhosa e à altura das olimpiadas eu não tenho nenhuma dúvida... parabens ao criador e a você por compartilhar.

Feliz 2011

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Andei vendo os comentários lá no blog da fonte e vi pessoas indo ao extremo

 

Particularmente acho que houve plagio no mínimo da idéia

 

O cara verde esta igualzinho, apenas cortaram as suas pernas

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É como você disse Mario, ao menos da ideia pdoe ter havido plágio...

 

Sera este mais um logo de um grande evento esportivo à ser criticado? =\

 

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Editado -

 

 

Acho que não pessoal... vejam o vídeo feito pela Tátil (empresa criadora da marca) com alguns dos responsáveis pela criação falando um pouco sobre como foi feito e os conceitos utilizados.

 

http://vimeo.com/18331485

 

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Editado 2 -

 

Logo Rio 2016 não é plágio

 

Pelo menos os 17 leitores deste blog sabem o quanto procuro me furtar de dar opiniões neste espaço, me limitando apenas a apresentar as notícias sobre os preparativos do Rio para os Jogos 2016. Mas diante de uma suposição absurda

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e delirante de que há plágio na logomarca, resolvi abrir uma exceção.

 

É claro, evidente e óbvio que não existe qualquer possibilidade de plágio na logomarca Rio 2016. Como também é claro, evidente e óbvio que uma marca simples, que tem por base o abraço e a união, seria semelhante a vários desenhos.

 

Infelizmente, a internet que tanto nos ajuda, por vezes, serve de instrumento para propagação de más ideias. É nessas horas que lembro do tal “complexo de vira-latas” que um agora ex-presidente diz que o povo brasileiro tem.

 

O Rio conseguiu criar uma bela logomarca. Talvez, por isso, seja difícil para muitos engolir a qualidade dos nossos profissionais. E, novamente, talvez, se ela tivesse sido criada por uma americano, alemão ou francês, seria considerada a nova maravilha do mundo do design.

 

Conversei neste sábado com o sócio e diretor de criação da Tátil Design, Fred Gelli, criador da logomarca:

 

Esperava pelas acusações?

 

Sim. Pessoas se abraçando e dançando é algo universal, vem desde as pinturas rupestres. De alguma forma, o movimento das pessoas dançando está no inconsciente coletivo. Isso até vai ser bom para a propagação da marca Rio 2016.

 

E o que achou das compara

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31;ões com o quadro de Matisse, “A dança” ou com o símbolo da Telluride Foundation, ONG da cidade de Colorado, nos Estados Unidos?

 

Fizemos uma ampla pesquisa, até porque sabíamos que uma marca semelhante a uma já existente seria impedida de competir. E essa marca Rio 2016 passou pelo crivo de instituições de registro do mundo inteiro. Não conhecia a marca da fundação mas a proposta de ambas é diferente. A nossa é tridimensional, as pessoas podem viver nela uma experiência. Outro detalhe que passou despercebido, os bonecos representam atletas: o verde pode ser um jogador de vôlei dando uma cortada, o azul, um remador ou um atleta de saltos ornamentais, e, o amarelo, um goleiro.

 

Mais detalhes

 

Fonte

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Sinceramente, eu não tenho este complexo de vira lata e se a logo tivesse sido feita por americano e etc pensaria a mesma coisa

 

O que mais me deixa triste é que a logo já tinha sido plagiada antes, já em 2004

 

logo3.jpg

 

Pesquisem no google por

 

carnaval salvador 2004 logo

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Mas tenho quase certeza de que não foi plágio. 1º pelo fato de a agência Tátil ser phoda, segundo pelo vídeo explicativo da marca. No vídeo eles contam o processo criativo, tudo o que foi feito, da para ter uma bela noção do trabalho que tiveram. Sem contar que estão saindo várias entrevistas pela internet com o responsável pela agência e o foco das entrevistas são justamente as acusações de plágio.

 

Agora essa do logo do carnaval é lamentável mesmo... cópia descarada <_<

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A do carnaval só mudaram a ordem das cores

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Se é plágio ou se é cópia, ficou muito bom do mesmo independentemente. Pena que a originalidade do nosso logo foi destruída :(

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Esta sendo discutido na area de design o assunto

 

http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/419205-coincidencia-olimpica-rio-2016/

 

Mesclarei os tópicos da area de entretenimento com o da area de design

 

Bem legal o video Patrique

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Eu realmente não acredito que seja plágio =\

 

Inclusive em uma entrevista, o responsável pela Tátil afirmou que o COI fez uma varredura durante 6 meses a procura de indícios de plágio e a marca foi aprovada com êxito.

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Eu vi esta entrevista na tv

 

Eu adorei a logo mas não consigo mudar de opinião de que pelo menos a foi inspiração copiada mas como não sou da área não sei dizer se essa inspiração seria plagio

 

Vi ontem a escultura da logo creio que isso seja a maior novidade dela já que é 3D

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Já dizia o eclesiastes

Há dois mil atrás

Debaixo do sol não há nada novo

Não seja bobo meu rapaz

 

Fonte : Raul Seixas.

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Bom... a repercussão esta grande... pessoas apoiando a ideia de plágio, outras repudiando...

 

À seguir um artigo do blog Design Simples falando que não se trata de plágio e dando motivos concretos para esta afirmação:

 

 

Rio 2016: Plágio? Por favor…

 

postado por Eduardo Camillo

 

Esse não é o post onde entrarei nos méritos do próprio símbolo desenvolvido, ou do logotipo, ou da identidade que pode derivar desse trabalho, nem nada disso. É simplesmente um post “revoltado”.

 

Estão acusando o logo desenvolvido para as olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro de ter plagiado o logo da Telluride Foundation, uma ONG americana que, depois de tudo isso, deve ter ficado muito feliz com a divulgação gratuita que têm recebido. E, nesse curto post, apenas quero tratar disso, de tentar esclarecer esse ponto: não há plágio.

 

Primeiramente, recorramos ao famoso pai dos burros, dito dicionário (fonte: dicionário UOL):

 

Plágio: Ato ou efeito de plagiar; apresentação de imitação ou cópia de obra intelectual ou artística alheia como sendo de própria autoria.

 

Plagiar:

 

Cometer furto literário, apresentando como sua uma idéia ou obra, literária ou científica, de outrem: Acusaram Eça de plagiar Zola.

Usar obra de outrem como fonte sem mencioná-la.

Imitar, servil ou fraudulentamente.

 

Pois bem, logo de cara podemos descartar que o logo apresentado foi uma cópia de obra intelectual ou artística alheia, como sendo de autoria da Tátil Design. Um logo não é igual ao outro. Haveria, entretanto, uma segunda possibilidade, que seria “Imitar”, que o logo da Tátil teria imitado o logo da Telluride. Acredito, entretanto, que teremos que refutar essa outra proposta da mesma maneira, e ao lado esquerdo coloquei uma série de imagens que decupam brevemente o logo das Olimpíadas, contrapondo-o em alguns quadros ao logo da Telluride Foundation. Assim, fica mais fácil de verificarmos se há alguma semelhança suficiente que caracterize como plágio.

 

Primeiramente, no campo conceitual: é possível dizer que a idéia central presente em ambos, as mãozinhas dadas, seja um conceito digno de afirmação de plágio? Não dá… Seria como acusar que eu, Eduardo, plagiei meu pai, que também chama Eduardo… Coisas banais não podem ser acusadas de plágio, e o conceito de união e amparo, fraternidade, etc., presente nesse ato de “dar as mãos” não pode ser tomado como plágio. Até porque, se melhor observarmos, pode-se imaginar uma diferença um tanto quanto grande entre esses dois momentos de “dar as mãos”. Enquanto na ONG, uma fundação voltada à melhora da qualidade de vida das pessoas que vivem em Telluride, o sentido de “dar as mãos” parte de uma equivalência de valor, de união de forças, de convivência e harmonia; podemos ver, em contrapartida, no logo das olimpíadas algo diferente: é possível ainda ler a idéia de união, fraternidade dos jogos mundiais, mas ao mesmo tempo, também existe a idéia de pódium, de amarelo do primeiro colocado, verde do segundo e azul do terceiro, pela própria diferença de alturas de cada um deles (leitura de Beatriz Azevedo, todos os créditos a ela). Assim, o dar as mão deixa de ser o da ajuda mútua, e passa a ser o da vitória mútua, do dar valor mutuamente pelas conquistas de todos competidores. Segundo e terceiro congratulam o primeiro, e esse congratula ambos da mesma maneira.

 

Mesmo o uso conceitual das cores é difícil de equivaler: enquanto no Telluride aparentemente apresenta uma idéia de variedade de pessoas, no logo das Tátil a idéia é bandeira do Brasil simplesmente. Conceitos agregados decorrem deste, mas amarelo com azul com verde sempre vai remeter diretamente a Brasil, sem escapatória.

 

E formalmente, descumpem, mas é impossível que exista qualquer acusação de plágio aqui. Se observarem a segunda imagem da coluna à esquerda (clique para ampliar um pouco), poderão verificar que a gestalt pretendida no logo é, explicitamente, difetente em ambos casos. Como se pode verificar na ONG, ela forma um coração, que é o amor pela terra que pretendem preservar e sua gente. No caso das olimpíadas, a forma é a do Corcovado (porque não se pode dizer que ele quer remeter a dois ovos… rs), como o próprio vídeo que explica todo conceito por trás do logo já bem demonstrou. É uma referência direta ao Rio de Janeiro, e não a um conceito abstrato de amor ou qualquer coisa que o valha.

 

E, para concluir, o fundamento formal de ambos é muito diferente: o logo do Rio nasceu para ser tridimensional, enquanto o da ONG nasceu para ser bidimensional. Sem esse caráter de coração, muito dele se perde, enquanto o do Rio só ganha enquanto espacial (na minha opinião, inclusive, não fosse essa versão tridimensional, não acredito que o mesmo teria metade da força que tem). Isso traz primícias de desenvolvimento que imediatamente impossibilitam que um seja inspirado no outro. O resultado estático do logo do Rio é decorrência de algo tridimensional, e só faz sentido assim.

 

Apenas como uma curiosidade, para finalizar, na terceira imagem à esquerda eu tentei aplicar o logo do Rio num grid, para melhor compreendê-lo antes dessa análise, e confesso que fiquei bastante espantado com o rigor presente na combinação entre símbolo e lettering. A começar pelo alinhamento à esqueda entre a entrada do “R” e as costas do bichinho verde. A seguir, o início do circulo azul das olimpíadas com a barriga do mesmo indivíduo verde. O final do “o” de “Rio” bate com a intersecção do bicho verde com o amarelo, e, por fim, a reta do “1″ de “2016″ bate exatamente com a cabeça do azulzinho e se alinha com a parte interna do arco vermelho olímpico. Achei isso fenomenal, e é muito diferente do grid presente no Telluride, que, pelo tamanho da imagem, não consegui achar um padrão suficientemente conclusivo para pode sugerir aqui.

 

Fica aí minha análise sobre a baboseira do plágio.

 

 

 

Independente do que cada um pensa sobre o ocorrido, é algo que não fará muita diferença. A marca ja foi aprovada, acredito que seja quase impossível ser mudada, portanto, para que discutir?

 

De qualquer forma, minha opinião é a mesma do Eduardo Camillo. Não foi plágio.

 

Atualmente é realmente difícil inovar em uma marca, mas todas as comparações feitas não caracterizam o plágio.

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Só sei de duas coisas.

 

1º LOGO INCRíVEL, nem precisava ver o making off dela pra saber que foi muito bem pensada.

 

2º Essa ONG se deu muito bem com toda essa repercursão.

 

3º O Rio tb se deu bem...

 

4º NUNCA, eu disse NUNCA mais criarão nada que nao se assemelhe com algo feito em qquer canto do mundo, principalmente se tratando de marca.

 

 

 

bem se foi plágio ou não ai nunca saberemos, pois quando o cara começou a desenhar a logo como mostra no vídeo eu nao sei se ele deu uma olahda antes na logo da ONG. ai só ele de DEUS para saber...

 

 

acabei falando demais...

 

rsrs

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Opa adoro news... kkk... isso ainda vai dar pano pra manga, porém fica a minha opnião...

 

Nesse artigo ai públicado em nota oficial, dizem que ouve um incidente parecido com o logo do Carnaval e blá blá blá... tambem comentam (aki que eu queria chegar), que querem ser solidários, mais sei lá não é o que parece, penso que se a intenção for mesmo a de ser solidário isso não deve ser levado tão a sério e sim tratado de maneira mais informal... mais o fato é q todo mundo "adora" uma boa lenha na fogueira.

 

Deixo claro que sou absolutamente contra plágio e cópias paraceidas... mais axo que em pleno século 21 e com tanta MORTE purai, essas coisas vão acabar só gerando uma pilha de papéis e matando mais árvores e pra que? bem acredito que pra ser ARQUIVADO infelizmente.

 

Pra mim estão mesmo é apreveitando o máximo para serem falados, (não acho isso errado) afinal, quem passa a ser conhecido melhor, tem uma resposta melhor, e ainda mais a ONG q no caso ta como vítima de tudo isso...

 

fuuui.

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