Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Alano

[Tutorial] Functions

Recommended Posts

Olá, não sou nenhum programador C++ mas estou criando este tópico apenas para ajudar os demais aprendizes desta incrível linguagem, pois acredito que se todos contribuíssem desta maneira seria muito mais fácil aprender. Primeiro quero agradecer ao Lord Evil, que vem me ajudando com sugestões e tutoriais.

Functions

As funções são utilizadas para você poder controlar seu programa e estruturar o mesmo, elas são encontradas praticamente em todos os códigos fontes pelo poder de manipulação de dados e também talvez por sua simplicidade para utiliza-las. Em qualquer código C++ (funcional) existe pelo menos 1 função, que todos devem conhecer, main(). O tipo dela é int, pois ela retorna um valor numérico (0 ou 1). A unica diferença desta função das demais é que ela não utiliza um protótipo (prototype) que iremos ver em breve.

Tipos de Funções

Provavelmente você conhece alguns tipos de dados (int, char, float, double ... ) e as funções utilizam os mesmos. Vou exemplificar em um pequeno código abaixo.

http://www.sourcepod.com/tpctjp09-4112

Então, se você observar perceberá que uma função só retorna (return) o tipo de dado que é usado quando ela é declarada. Você pode observar também que as três funções ("soma") possuem o mesmo nome porém o tipo delas é diferente e é por isso que o código não apresentará erros.

Declarando uma Função

Para declarar uma função em C++, você deve iniciar antes de utiliza-la o Prototype, que é a função porém sem { e }. E utiliza-se o ponto-e-vírgula no final.

tipo nome-da-funcao (tipo arg1, tipo arg2, tipo argN...);

E depois do int main() você irá fazer o seguinte:

tipo nome-da-funcao (tipo arg1, tipo arg2, tipo argN...) {

// BODY (Corpo da Função)

}

E existe funções sem argumentos:

tipo nome-da-funcao () {

// BODY (Corpo da Função)

}

Função do tipo VOID

Funções do tipo VOID, são aquelas não possuem um retorno (return). Exemplo de uma função do tipo void:

http://www.sourcepod.com/iparrp28-4113

Por enquanto é isto, em breve irei editar o Tópico e complementar.

Se gostou, agradeça. Não gostou? Me diga o que melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Heh, que bom que você gostou das sugestões ;D

Só uma coisa: a função main() retorna qualquer valor int válido, seja -63, 2458, 0, -478593, não só 0 ou 1 (o que na verdade é um bool).

Abraços :D

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, ficou bem legal.

Só vou mover para a área correta ;D

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.