Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jobless

Herdar atributos de uma classe

Recommended Posts

Galera gostaria da ajuda de vocês, gostaria de saber se é possível fazer o seguinte com css.

Fazer com que uma classe herde os atributos da outra.

Ex:

<style type="text/css">

.estilo_1{ font-size:40px; }

.estilo_2.estilo_1{ color:#F00; }

</style>
<div class="estilo_2">
Texto
</div>

Gostaria de herdar o atributo "tamanho da fonte" e fazer com que a classe "estilo_2" herde o atributo do tamanho da fonte e o resultado final seja o texto com tamanho 40px e cor vermelho.

Tem como faze isso?

Lembrando que este foi apenas um exemplo os atributos serão outros.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode fazer:

<div class="estilo_1 estilo_2">
 .. oque tiver aqui dentro, terá herdado das 2 classes

ou sei lá..

<div class="estilo_1">
      <div class="estilo_2">
        .. oque tiver aqui dentro, terá herdado das 2 classes

Compartilhar este post

Link para o post

É como o William falou.

Eu por exemplo utilizo um reset.css, e por isso, <strong> não deixa o texto em negrito (pois uso o reset.css). Então no meu CSS eu declaro uma classe, por exemplo, assim:

.bold {
   font-weight: bold;
}

.underline {
   text-decoration: underline;
}

E quando quero utilizar <strong>, faço <strong class="bold">palavra_destacada</strong>.

Além disso, eu costumo utilizar também em <span>'s, principalmente quando quero negritar alguma palabra sem dar nenhuma semântica a ela (<span class="bold">palavra_destacada_sem_semântica</span>).

E ai que vem o teu caso. Se eu quero um texto negrito E sublinado, é só fazer isso: <span class="bold underline">palavra.</span>

Compartilhar este post

Link para o post

@André

Para ficar mais fácil você pode fazer assim:

strong {font-weight: bold;}

@Jobless

A forma correta de se fazer isso é como o Willian destacou:

<style type="text/css">
.estilo_1 {font-size: 40px;}
.estilo_2 {color: #f00;}
</style>

<div class="estilo_2">Texto VERMELHO</div>

<div class="estilo_1 estilo_2">Texto com 40px em VERMELHO</div>

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por exemplo utilizo um reset.css, e por isso, <strong> não deixa o texto em negrito

não gosto desses resets 'cheios de coisa', considero completamente desnecessários.

o básico, já resolve, oque o 'conceito' de 'css reset' se propõe a fazer:

* { margin: 0; padding: 0; list-style: none; border: none; }

mais do que isso, pra mim é sujeira, e gera um baita trabalho desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post

mais do que isso, pra mim é sujeira, e gera um baita trabalho desnecessário.

Sou obrigado a discordar. O propósito do CSS reset é aproximar e talvez até suprimir as diferenças de renderização nos diversos navegadores.

Por exemplo, não chega a ser gritante o problema mas, list-style aplicado em * sim é desnecessário. Elementos de renderização inline não precisam receber margin nem border o que nos remete a, segundo a filosofia de simplicidade, só declarar o reset para elementos que utilizaremos no projeto.

Esta linha de pensamento confronta com outra muito aplicada na área de programação: reusabilidade, modularização, DRY, escalabilidade. O propósito de utilizar um reset bem estruturado reside exatamente em não aplicar regras genéricas a *(tudo).

Lembra-se da regra de especificidade? Quando somos específicos, separamos uma instrução no navegador que diz 'sempre que você achar tal elemento, aplique estas propriedades'. Agilizando, por exemplo, a renderização de um span, que não exibe bordas, margem, list-style entre outras.

A questão de ter muito trabalho, pode ser facilmente resolvida utilizando um reset pronto. Se não gostar das ferramentas de terceiros (Eric Meyer e Yahoo, por exemplo), pode facilmente ter acesso aos CSS padrão dos navegadores mais comuns:

Firefox: resource://gre/res/html.css - Acessar pelo Firefox

Webkit (Chrome e Safari): http://svn.webkit.org/repository/webkit/trunk/Source/WebCore/css/html.css

Internet Explorer: http://www.iecss.com/

Ainda existe uma tabela que relaciona diferenças comuns, se quiser criar seu próprio reset cobrindo apenas os valores díspares.

http://css-class.com/test/css/defaults/UA-style-sheet-defaults.htm

Compartilhar este post

Link para o post

A questão de ter muito trabalho, pode ser facilmente resolvida utilizando um reset pronto.

okay, agora me responda quantos sites você já fez ?

E em quantos desses você usou qq css reset 'maior' do que oque eu coloquei ?

era 'necessario'?

por exemplo o André, que tem que reaplicar o bold na tag <strong>

isso pra mim, é o 'baita trabalho'. Semânticamente o strong está lá para dar ênfase. A forma que os browsers atuais fazem para dar ênfase é o bold.

Se sei lá, estudam e descobrem que na verdade, seria melhor que elementos com 'ênfase', tivessem uma espécie de underline, esfumaçado, sombras..(certamente o estilo default da tag viria com isso, assim como o strong vem com bold) ou coisa do tipo.

Ai você teria que adequar a semântica do elemento (que já estava pronta, e você desfez), para essa nova realidade.

Tá.. não precisa falar 'tudo isso pra mim', e nem quero discutir sobre 'separação de camadas'(marcação de conteudo e estilização).

Se você estivesse pensando em 'otimização' de renderização, não gastaria linhas 'a toa' no teu css. (bem mais grave do que aplicar regras genericamente)

só que assim gordura apenas gordura.

Compartilhar este post

Link para o post
Ai você teria que adequar a semântica do elemento (que já estava pronta, e você desfez), para essa nova realidade.

Nenhum link sugerido remove as particularidades do elemento strong. Ao passo que em nenhum momento eu também mencionei o fato que aplicar um css reset é limar todas as características de todos os elementos, muito pelo contrário, quem faz isso é a regra genérica * {} a qual eu discordo.

O propósito do CSS reset é aproximar e talvez até suprimir as diferenças de renderização nos diversos navegadores.

Se sei lá, estudam e descobrem que na verdade, seria melhor que elementos com 'ênfase', tivessem uma espécie de underline, esfumaçado, sombras..(certamente o estilo default da tag viria com isso, assim como o strong vem com bold) ou coisa do tipo.

Engenheiros do IE6 estudaram e decidiram que seria melhor que elementos X, se comportassem de maneira Y. Pra cada desenvolvedor/equipe, a linha de raciocínio pode variar tanto pouco quanto muito. Reforço a idéia, o CSS Reset aproxima diferenças de modo que a renderização seja fluida na maioria dos elementos.

Se o André (caso nosso em particular) teve que ser redundante, algo tem que ser revisado. A cascata existe exatamente pra evitar isso sem precisar transformar o CSS em uma linguagem de programação.

Basicamente, limpar margem, e espaçamento realmente é mais que suficiente.

Então passamos a trabalhar com listas: limpamos list-style.

Precisamos inserir uma tabela: redefinimos o formato da borda.

Precisamos utilizar formulários: Configuramos o elemento fieldset.

A partir do momento que você precisa ser repetitivo, passa a incorporar a repetição no seu reset base, como foi com o list-style.

Se precisar fazer um hotsite sem listas, estará gerando 'gordura'. Quando começar a trabalhar repetitivamente com tabelas, incorporará a borda. Quando não utilizar tabelas, terá 'gordura'

Chegamos a uma escolha de três caminhos:

Escrever todas as possibilidades no braço pra evitar o avanço gradual;

utilizar uma ferramenta de qualidade pronta;

Ir aumentando gradativamente o seu base, personalizado, conforme a necessidade;

Das três, a terceira é a mais viável, até que você tenha que desenvolver um framework/css que envolva algo além de listas, bordas e margens.

E estamos desviando o assunto do tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
O propósito do CSS reset é aproximar e talvez até suprimir as diferenças de renderização nos diversos navegadores.

Basicamente, limpar margem, e espaçamento realmente é mais que suficiente.

este trecho resume nossa conversa :lol:

Chegamos a uma escolha de três caminhos:

Escrever todas as possibilidades no braço pra evitar o avanço gradual;

utilizar uma ferramenta de qualidade pronta;

Ir aumentando gradativamente o seu base, personalizado, conforme a necessidade;

depende do projeto cara.

Te falar, já trabalhei em agência, faço freela frequentemente para outras 2, alguns designers, e alguns 'sites próprios'.

Agora que mudei de trabalho, tô vendo como é 'trabalhar num só site', e com 'uma equipe', a pegada é outra, completamente diferente.

E estamos desviando o assunto do tópico.

Estamos mesmo ^^

a vontade se quiser splitar nossos posts para um outro, sobre 'css reset'.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi que a conversa descambou pra um outro rumo, que também é interessante, mas respondendo a pergunta original do colega: Sim pode !!

Veja meu exemplo:

<style type="text/css">
.botaoA, .botaoB, .botaoC {
display: block;
height: 40px;
float: left;
width: 20px;
margin: 0 2px;
background: #efebef url("b_Left.png") 0 0 no-repeat; 
}

.botaoB {
width: 80px;
background: #efebef url("b_Change.png") 0 0 no-repeat; 
}

.botaoC {
background: #efebef url("b_Right.png") 0 0 no-repeat; 
}
</style>
<div class="botaoA">
Botão A
</div>
<div class="botaoB">
Botão B
</div>
<div class="botaoC">
Botão C
</div>

Declaro as três classes separadas por virula e um espaço.

Se eu não fizer mais nada, todo objeto que fosse de uma das três classes seria igual. Mas aí, logo abaixo eu coloquei uma diferenciação na classe "botaoB", onde o tal botão será igual ao "botaoA", mas com largura e background diferentes, da mesma forma o "botaoC" que será igual ao "botaoA" mas somente com o background diferente.

O seu exemplo seria assim:

<style type="text/css">
.estilo_2, .estilo_1 {color:#F00;}
.estilo_1 {font-size:40px;}
.estilo_2 {font-size:10px;}
</style>
<span class="estilo_1">Frase com o estilo 1</span>
<span class="estilo_2">Frase com o estilo 2</span>

Os dois estilos seriam da mesma cor, mas o 1 teria 40px de tamanho e o 2 somente 10.

Sacou ??

Espero ter ajudado.... ^^

t+

Ramael

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.