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Anderson Ferminiano

Realidade Aumentada – Do real para o virtual e vice versa

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augmented_reality_logo.png

 

Mais um artigo, dessa vez o foco é demonstrar como funciona a tecnologia de realidade aumentada.

 

Tema sugerido pelo @ffabelo para ajudá-lo em um trabalho da facul :)

Chega de enrolação, bora trabalhar...

 

O que é exatamente realidade aumentada?

Realidade aumentada é unir a realidade e o virtual e integrá-los em um ambiente só. Esses elementos não precisam necessariamente ser visuais, elementos sonoros também entram nesta categoria.

 

O processo em três itens básicos

Podemos definir todo desenvolvimento de um aplicativo com essa tecnologia em alguns ítens:

 

  • Input – A webcam captura imagens do ambiente;
  • Computer Vision* (Image Processing) - O processador interpreta onde está posicionado o marker e transforma esta área em gráficos virtuais.
  • Output – O retorno para o monitor de uma imagem misturando elementos reais e virtuais.

*Computer Vision – ramo de tecnologia das máquinas que conseguem ver, olhar, detectar objetos como seus olhos.

 

Exemplos

Para entender melhor o processo, veja alguns vídeos de campanhas utilizando AR.

 

Card Trick – Magic 1.0

 

Lego Store – Disney Land

 

Mais exemplos em: http://www.andersonferminiano.com/blog/2011/02/realidade-aumentada-do-real-para-o-virtual-e-vice-versa/ (o fórum não permite tantos vídeos e imagens em um post só)

 

Existem milhares de aplicações já utilizando AR, se quiserem mais exemplos, basta pesquisarem pelo Google ou Youtube.

 

Tudo é muito interessante, mas como faço isso?!

Acalme-se, você não precisará estudar teorias de computer vision, ao menos não todas teorias necessárias para criar um aplicativo com esta tecnologia.

 

Pra isso existe a gente, desenvolvedores interativos haha, loucos, fanáticos por física e matemática aplicadas ao ambiente virtual.

 

Com os frameworks e softwares abaixo você consegue iniciar nessa área tranquilamente.

 

FlarToolkit/FlarManager Actionscript 3.0 – Aplicações Web:

http://www.libspark.org/wiki/WikiStart/en

http://nyatla.jp/nyartoolkit/wiki/index.php?FrontPage.en

http://words.transmote.com/wp/flarmanager/

 

SLARToolkit Silverlight – Aplicações Web:

http://slartoolkit.codeplex.com/

 

Metaio (iPhone, Android, Symbian, Windows Mobile):

http://www.metaio.com/products/mobile/

 

D’Fusion Studio (Windows PCs) – Ambiente gráfico:

http://www.t-immersion.com/en,on-stage-presentation,33.html

 

Ar-Media (plugin Google Sketchup):

http://www.inglobetechnologies.com/en/new_products/arplugin_su/info.php

 

Meu framework de AR infelizmente não está pronto para divulgação, estudei cerca de 1-2 meses essa tecnologia e logo fui para object tracking, motion detection (ramificações de computer vision), esse sim eu devo ter um framework beta pronto em algumas poucas semanas.

 

Acho que deu pra demonstrar um pouco o que é realidade aumentada, como funciona, até a próxima!

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Muito bom artigo Anderson

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vou fazer uma pergunta que ninguem responde como que é feita a detecçao voce tem um exemplo de código explicando a estrutura interaçao web cam e imagem?

 

voce poderia colocar como é feita uma marca ou exemplo de código?

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No momento não tenho códigos prontos para lhe passar, apenas códigos de projetos comerciais.

 

Na teoria você identifica uma sequência de pixels a partir de um formato de arquivo pré definido pelos criadores dessa tecnologia, a partir disso você transfere as coordenadas centrais (X, Y) para a programação e trabalha com estas posições, sobrepondo a imagem que foi encontrada por exemplo. Há outras teorias p/ cálculo do ângulo c/ relação ao espaço por exemplo que são mais complexos de se explicar.

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Na teoria você identifica uma sequência de pixels a partir de um formato de arquivo pré definido pelos criadores dessa tecnologia

 

 

Onde se acha isso? Procurei no google e não achei tal documentação. É simples fazer algo do genero? (estou pensando somente a nivel de estudo, nada profissional).

 

Obrigado

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http://www.cabanacriacao.com/blog/archives/papervision3d-augmented-reality-ligue-sua-webcam-e-curta-a-realidade-aumentada-pelo-flartoolkit-20/

 

Esse tópico pode te ajudar, foi um dos primeiros artigos que li sobre essa tecnologia quando estava estudando.

 

Se quiser algo mais avançado, siga esse índice de links de uma universidade americana especializada em computação:

http://www.se.rit.edu/~jrv/research/ar/

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n li o tópico todo, mas vou comentar rsrsrs

 

o ps3 tem um game de cartas onde você compra o game e ganha um deck. Ao colocar a carta na mesa (da vida real) a camera pseye captura a img e "invoca o monstro" na tela de sua TV. Interagindo o monstro e sua mão ou coisa do tipo.... outro ponto legal é o EyePet. Um bicho virtual... você filme tapete de sua sala e ele aparece emcima do tapete, você brinca, acaricia, dá de comer e etc..... é bem infantil mas a técnologia atrai qqr um

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Eu comecei a me interessar por RA a pouco tempo, e essa semana tenho um trabalho para entregar. Gostaria de saber como fazer essa realidade aumentada, só q ao invés de usar Webcam para visualizar os modelos, usar um smartphone ou um Nintendo 3Ds (q é oq eu tenho no momento)! Os modelos já estão prontos, oq está me atrapalhando são os códigos e como fazer para portáteis, não entendo muito bem dessas coisas!! E na internet até achei um ou dois tutoriais só q eles eram para Webcam!

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Olá, já vi que o post é antigo mas resolvo colocar a minha dúvida na mesma. Eu pouco percebo de realidade aumentada mas gostaria de saber se existem regras gráficas para se fazer os marcadores ou cartões (n sei qual o nome correto). Qualquer imagem serve para isso?

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