Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rodrigok2

[Resolvido] Engenharia reversa com Data Modeler

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Estou para iniciar meu trabalho de conclusao de curso que será um Datawarehouse. Bom me deparei com o seguinte problema e gostaria de saber se alguem pode me ajudar.

Instalei o banco Oracle 10g no computador onde vou fazer os estudos, instalei o PL/SQL acessei o banco, a parte de gerenciamento importei os dados está tudo funcionando 100%, consigo fazer consultar pelo SQL Plus. Entao instalar o Oracle SQL Developer Data Modeler, para importar os dados do banco para ele, ai surgiu o problema, quando clico em Arquivo - Import - Data Dictionary ele abre a janela para fazer a conexao com o banco, clico em ADD e informo os dados host, port, SID e clico para testar a conexao, pede o usario e senha mas quando eu informo, pode ser usuario normal ou o sys, system qualquer um aparece o seguinte erro:

 

NoSuchMethodError

oracle.i18n.text.converter.characterconverterogs.getinstance

(i)lorade/i18n/text/converter/characterconverter;

 

Li em alguns sites que esse erro pode estar relacionado ao Driver.

 

Entao, como sei se o driver é o mesmo, se esta correto? Tanto o banco como o Data Modeler estao na mesma maquina. Caso seja o driver o que posso fazer?

 

Desde ja agradeço e fico no aguardo de sugestões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce instalou o client de que versao do banco?

 

via sqlplus ele conecta ne?

Se sim, fico pe atras que seja o drive,

tenta reinstalar o sql developer.

 

ve se da certo...

 

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce instalou o client de que versao do banco?

 

via sqlplus ele conecta ne?

Se sim, fico pe atras que seja o drive,

tenta reinstalar o sql developer.

 

ve se da certo...

 

flw

 

 

Bom dia,

 

Estou instalando o server 10g, porem para conseguir usar o PL/SQL tenho que instalar o client, e a instalacao que tenho é a 8i, talves o problema esteja ai. De qualquer maneira, eu desisntalei tudo e vou instalar novamente passo a passo para ver se foi algum detalhe que deixei pra tras.

 

Quanto ao server ser 10g e client 8i pode interferir no uso do Data Modeler?

 

Quando terminar de instalar novamente posto o resultado. Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Maneira que entendi: Voce tem o Server 10g em uma maquina e na outra tem o Client 8i, certo?

Sim, implica a versao mais antiga tem problemas para conectar a mais nova...

De preferencia instale o client do 11.2g que assim voce podera se conectar a qualquer versao anterior.

Claro se essa for a origem do problema.

 

Obs.: nao precisa alterar nada no server 10g, so o client mesmo.

 

Testa ae...

 

Flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Maneira que entendi: Voce tem o Server 10g em uma maquina e na outra tem o Client 8i, certo?

Sim, implica a versao mais antiga tem problemas para conectar a mais nova...

De preferencia instale o client do 11.2g que assim voce podera se conectar a qualquer versao anterior.

Claro se essa for a origem do problema.

 

Obs.: nao precisa alterar nada no server 10g, so o client mesmo.

 

Testa ae...

 

Flw

 

 

Boa tarde,

 

Desculpa, nao soube explicar... vou tentar explicar todo o contexto.

 

Vou começar meu TCC, vou fazer um DATAWAREHOUSE, ai consegui autorizacao da empresa onde trabalho para fazer o projeto em cima dos dados dela.

Nesta empresa o programa esta em uma base 10g, mas as estacoes usam o client 8i para se conectar nela.

 

Entao eu fui, instalei o oracle 10g no meu computador, configurei o banco, criei os usuarios necessarios, importei os dados. quando terminei essa parte o acesso ao SQL Plus, Database control, etc estavao perfeitos e os dados estavao carregados. Porem quando tento acessar pelo PL/SQL nao dá. entao eu instalei o oracle 8i para teste, no mesmo computador que estava a base 10g. blza ai o acesso a PL/SQL ficou normal mas ai nao consegui usar o DATA MODELER...

 

Mas ai percebi um equivoco, instalei o server 10g e client 8i na mesma pasta, logico que num ia prestar. Removi tudo, tudo. pra começar do zero.

 

Agora terminei de instalar o banco novamente, instalei o server 10g e só. mais nada por enquanto. o acesso ao database control esta perfeito, o acesso ao sqlplus tambem, consigo consultar etc.

 

Peguei a instalacao do DATA MODELER que baixei direto do site da Oracle, nao é uma instalacao é uma pasta, como se ja tivesse sido instalado. ja veio assim do site. abri o DATA MODELER mas quando eu tento conectar no banco nao dá certo. dá o mesmo erro do primeiro post.

 

 

Quando vou conectar me pede a porta (coloquei 1521, a mesma do banco), o SID (coloquei o SID que cadastrei no banco) o host, tentei colocar tanto o ip que tava quando instalei o banco, nao deu, tentei o host que fica no arquivo tnsnames.ora tambem nao deu. quando eu tento logar da o erro.

 

tentei outra coisa lá também, ele deixa trocar esse monte de informacao, porta, sid, etc pelo TNS e busca os TNS que eu tenho criados. beleza vo la e seleciono o TNS referente ao meu banco, mas quando tento logar dá o mesmo erro.

 

 

Lembrando que agora so tem o server 10g instalado, sem clients para conflitar.

Deu pra entender agora? desculpa se eu nao tiver conseguindo ser claro e muito obrigado pela ajuda!

 

Até mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim,

1. ta no windows? deve "lixo" de instalacao do oracle para tudo que eh canto...

para instalar certinho tem que ter muita fe... Desinstalar, putz tem que ser um santo.

 

2. se voce instala o server e so vai acessar por ela mesmo... nao precisa de client.

 

3. Voce deve ter que da um SET de alguma variavel para o DataModel... porque deve ser em Java

e como nao tem instalador... ele nao deve estar encontrando o drive...

Procura no manual...

 

4. Sendo o server local voce nao precisa nem configurar o tns... ele vai direto ao banco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim,

1. ta no windows? deve "lixo" de instalacao do oracle para tudo que eh canto...

para instalar certinho tem que ter muita fe... Desinstalar, putz tem que ser um santo.

 

2. se voce instala o server e so vai acessar por ela mesmo... nao precisa de client.

 

3. Voce deve ter que da um SET de alguma variavel para o DataModel... porque deve ser em Java

e como nao tem instalador... ele nao deve estar encontrando o drive...

Procura no manual...

 

4. Sendo o server local voce nao precisa nem configurar o tns... ele vai direto ao banco.

 

 

Bom dia supernoi,

 

vamos lá,

 

1 - sim esta no windows, mas quando removi o banco tive o cuidado de rodar o ccleaner e depois acessar o regedit e apagar todos os registros referentes ao oracle 10g que eu havia instalado, sem apagar as chaves do windows referente ao oracle.

 

2 - apos limpar o registro, pastas, remover tudo, instalei novamente, funcionou perfeitamente, consultas, sqlplus, database control.

 

3 - abri o data modeler fui em arquivo - import - data dictionary - add. na tela para adicionar selecionei em "connection type" a opacao "tns" selecionei o tns referente ao meu banco. informei em "Connection name" o SID, em user e passwords o usuario e senha que eu tinha criado no banco. e cliquei em ok. pronto ele criou a conexao sem erro.

 

depois foi so seguir os passos corretos, selecionar o schema e as tabelas e pronto gerou meu ER do banco. Usei o TNS que já é configurado na instalacao do oracle, sem alterar nada.

 

Obrigado pela ajuda, caso resolvido.

Ate mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.