Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vinicius Felicio

O cliente não quer permitir que eu assine o meu trabalho de website.

Recommended Posts

Ao apresentar a prévia de um trabalho de website, o cliente (um jornal de classificados) ficou fascinado com o resultado e disse que teve uma ideia e que sua empresa iria começar a oferecer serviços de webdesign para os seus anunciantes.

 

A proposta que ele me fez era abusiva e não me agradou. Ele queria ganhar o mesmo montante que eu sem movimentar um dedo e ainda colocar na assinatura dos sites o nome da sua empresa.

 

Falei que não estava interessado em entrar nesse esquema e continuei fazendo o meu trabalho até que a ficha caiu.

 

Eu tinha cobrado um preço bem baixo, pois visava os potenciais clientes que o site do jornal me proporcionaria. Mas, se ele estava pensando em entrar para o mercado de webdesign, qual assinatura estaria presente no rodapé do seu site? A minha, o seu futuro concorrente? Claro que não!

 

Fui conversar com ele e ele me disse eu não poderia colocar assinatura alguma no site. Tentei convencer mas sem sucesso.

Falei que eu estaria saindo fora e que pelo preço que eu estava cobrando não faria um site sem assinatura de modo algum.

 

Horas depois ele volta até a mim e pergunta por quanto eu faria um site sem assinatura para ele e deu uma sugestão de valor maior que o dobro do combinado anteriormente.

 

Pedi um dia para pensar...

 

Qual a opinião de vocês? O que fariam no meu lugar? Colocar o meu trabalho como meu próprio concorrente???

 

Queria saber se tem alguma regra para assinaturas em websites e se é comum o cliente não querer a assinatura de quem produziu...

 

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a partir do momento que você "vende" um site para um cliente e junto concorda que a empresa assine o trabalho como se fosse dela, você está abrindo mão de seus direitos autorais ou seja: você não poderá dizer que aquele trampo é seu, contudo esse processo exige um contrato formal, pois o preço de venda de direitos autorais é totalmente diferente do preço de venda normal digamos assim!

Então você tem 2 opções a meu ver:

 

1 - Abre mão dos direitos autorais e cobra um preço justo por isso, já que o crédito da produção é seu.

 

2 - Tenta vender o site para a empresa normalmente, mantendo seus direitos autorais, o seu copyright, explique que você criou. Você se dedicou aquilo, você sabe o que fez, você estudou pra saber qual prego martelar, e não pode abrir mão de assinar seu trabalho.

 

Quanto a tua pergunta:

Não é uma coisa lá muito comum as empresas pedirem venda sem direitos, geralmente os webdesigners que trabalham pra agencias ou provedores, já tem até uma assinatura obrigatória combinada antes do serviço. Só mesmo no caso de freela que as vezes o cliente quer montar encima, pensa que estamos rastejando atraz de dinheiro por sermos freelancers... quando na vdd pode apenas ser uma opção de trabalhar por conta UÉ.

 

Eu no seu lugar, até venderia os direitos de criação mais enfiaria a faca mesmo, quero dizer (cobraria o justo), se o cliente topar BEM, se ele nao topar AMEM, você n pode se vender barato, tem que valorizar seu trabalho e o tempo que você dedicou a aprender, qualidade tem preço, isso é uma coisa que aprendi depois de muito quebrar a cara com cliente chorão.

 

Abraços maninho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, pense bem. Eles vao ganhar o mesmo que você sem movimentar um dedo?

 

e o site deles? e o público deles? e o que eles ja fizeram para terem tal público, investimentos etc etc etc.

 

 

O mais dificil hoje em dia é arrumar o Cliente e isso eles farão "de graça" para você.

 

 

Sinceramente, é muiiito justa essa parceria.

 

 

o q você poder propor é 60% pra você e 40% para eles pra tentar ganhar um pouquinho a mais.. mas mesmo que seja meio a meio ainda acho jogo, pois nunca mais faltará serviço para você.

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.