Lost Dark 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2011 Bom dia a todos estou começando a aprender C, e tive bolei um algoritmo básicão em C queria saber se minha lógica está correta pois não sei ocmo compilar o código ainda !! heheh #include<stdio.h> main() { float:q1,q2,q3,v1,v2,v3,sb1,sb2,sb3,tg;//defini as variaveis como Floats printf("Digite a quantidade 1"); //entrada de dados scanf("%f", &q1); printf("Digite o valor 1"); //entrada de dados scanf("%f", &v1); printf("Digite a quantidade 2"); //entrada de dados scanf("%f", &q2); printf("Digite o valor 2"); //entrada de dados scanf(("%f", &v2); printf("Digite a quantidade 3"); //entrada de dados scanf("%f", &q3); printf("Digite o valor 3"); //entrada de dados scanf(("%f", &v3); //aqui eu obtenho os subtotais sb1=q1*v1; sb2=q2*v2; sb3=q3*v3; //aqui eu obtenho o total geral tg=sb1+sb2+sb3; //aqui eu mostro ao úsuario os resultados printf("O 1º subtotal foi %f%s%f%s%f%s%f", sb1,"\n O 2º subtotal foi ", sb2,"/n O 3º subtotal foi ",sb3,"\n O total geral foi ",tg); system("pause"); } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lugaid 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2011 A Lógica ta correta sim, porém existem no código alguns erros de sintaxe: Não tem esses dois pontos após a palavra float. float:q1,q2,q3,v1,v2,v3,sb1,sb2,sb3,tg;//defini as variaveis como Floats Tem um parênteses a mais, antes do "%f". scanf(("%f", &v2) Aqui também tem um parênteses a mais. scanf(("%f", &v3); O resto não achei erros, a lógica também funciona para o propósito do código. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lost Dark 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2011 Lugald beleza manuh ja arrumei nem mais um erro ! Aliás você pode me indicar um link para eu baixar um compilador de C Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2011 int main(){ . . return 0; } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lost Dark 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2011 quitZAUMMM int main(){ . . return 0; } Eu comecei praticamente ontem no C e quando meu professor nos ensinou a sistaxe básica da linguagem foi do jeito que eu postei mais está errado!? Pode me explicar qual a diferença!? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lugaid 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2011 Lugald beleza manuh ja arrumei nem mais um erro ! Aliás você pode me indicar um link para eu baixar um compilador de C Eu particularmente gosto de usar o Code::Blocks, mas IDE vai de cada um a preferência http://www.codeblocks.org/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2011 sim como você postou está errado. main() espera um int e não um void. Muitos lugares usam a sintaxe não esperando nada, mais o retorno é um inteiro para o sistema operacional. A diferença é que um está errado e obsoleto e o outro é o correto ^^. []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lost Dark 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2011 quitZAUMMM Hum acho que entendi !! Acho que na minha próxima aula de lógica na facul vou falar sobre isso como meu prof!! Vlw man!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2011 Adendo: evite comentários que não acrescentam nada ao código. Exemplo: comentar que um include inclui um header, que while(a>5)... repete o bloco enquanto a > 5 e coisas do tipo. Eu chamo isso de comentário inútil e mesmo assim existem pessoas que defendem o uso disso p/ iniciantes. Sério: não pode ser tão "difícil" memorizar que printf exibe algo ou que o while realiza a verificação da condição antes de executar o bloco. http://www.cprogramming.com/tutorial/comments.html http://repeatgeek.com/career/5-types-of-comments-to-avoid-making-in-your-code/ http://www.devtopics.com/13-tips-to-comment-your-code/ http://particletree.com/features/successful-strategies-for-commenting-code/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
guidjos 65 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2011 Você precisa ler um bom livro sobre C. Em programação é ruim você "chutar" até que "funcione", porque às vezes você acha que uma saída correta veio de um programa correto, mas não é o caso. Qualquer um dos dois da minha assinatura é um bom começo. Só pra deixar claro: no C99, o 'return' é implícito na main. Ou seja, ele não é necessário. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lost Dark 0 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2011 guidjos você tem alguma indicação de um livro sobre C em português , vou pesquisar tbm mais indicações as vezes são melhores! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
guidjos 65 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2011 Material bom em português é raro (em inglês já é). Todas as documentações oficiais são em inglês. Sugiro que aprenda bem a língua. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lost Dark 0 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2011 guidjos É estou providenciando isso! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites