Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

Brigar com Microsoft é "chutar cachorro morto", diz diretor da

Recommended Posts

A época em que a Microsoft incomodava o Linux passou, segundo declarações do diretor Jim Zemlin. O próximo embate? Adivinhe...

Duas décadas depois de Linus Torvalds desenvolver o kernel do famoso sistema operacional Linux, a guerra entre Microsoft e Linux chega ao fim. Para o diretor da Linux Foundation Jim Zemlin, o vencedor tem nome: Linux.

“Com exceção do caso dos sistemas operacionais para desktop, o Linux ganhou em todas as frentes, incluindo computação móvel e sistemas para servidores”, argumenta Zemlin.

“Acho que podemos parar de nos preocupar com a Microsoft. Sim, eles foram nossos concorrentes por muito tempo. Mas agora, brigar com a Microsoft equivale a chutar um cachorro atropelado”, conclui o executivo.

Zemlin continua a análise ao afirmar que as ações da Microsoft não mostraram grande valorização ao longa de última década, ao passo que os papéis da Red Hat, um importante representante da família Linux, dispararam. Segundo o executivo, o Linux está em toda parte.

“Acho que o vigésimo aniversário serve para nos lembrarmos de nossas origens”, disse Zemlin, em entrevista à LinuxWorld. “De experimento para projetos de faculdade, nos anos 90, a algo que é executado em 70% de todos os dispositivos e é responsável por gerar boa parte do tráfego de Internet” - assim Zemlin descreve o Linux.

Ausência

O Windows ainda roda em nove entre cada dez computadores pessoais tradicionais. Os 10% restantes são divididos entre os sistemas Linux e Macintosh. Zemlin concorda com a colocação de que a ausência do Linux em computadores pessoais é frustrante para muitos. “Por outro lado”, diz, “a importância do PC tradicional diminui, ao passo que outros dispositivos munidos de Linux e usados principalmente no acesso à web aumentam sua presença".

Se você acha que isso é uma declaração feita sob medida para anunciar o sucesso do Linux em sistemas móveis, acertou. De acordo com o IDC, a possibilidade de o sistema móvel da Microsoft, o Windows Phone 7, vencer a disputa com o iOS da Apple é bastante real. Essa invertida de participação no mercado está prevista para acontecer até 2015.

Quando mencionamos essa previsão para Zemlin, a reação do executivo foi de difícil definição, mas ficou entre o histerismo e o riso incontroláveis. Foi possível ouvir o executivo exclamar: Meu Deus, Steve Jobs! Ações da Apple em baixa!

Para Zemlin, à medida que as pessoas se afastam cada vez mais dos PCs, a fatia da Microsoft tende a diminuir cada vez mais. “As pessoas usam smartphones para dar conta de várias tarefas diferentes daquelas que eram executadas nos PCs, e nesse aspecto o Linux domina o marcado de computação móvel. Seja com o Android, seja com outras distribuições Linux que são encontradas por aí”.

Rei supremo

Mas, no que se refere aos tablets, o iOS ainda reina supremo, o que pode ser um incômodo na vida de quem gosta de aplicativos baseados em código aberto.

“A Apple é o seu maior inimigo e seu maior colega quando o assunto é código-fonte aberto”, diz Zemlin. Segundo ele, a empresa mudou o entendimento acerca da computação móvel cliente, o que foi positivo para o Linux. “Apesar de a Apple usar muitos recursos oriundos do código livre, concordo com a ideia de seu sistema ainda ser fechado demais”, diz.

Torvalds começou o desenvolvimento do Kernel Linux em 1991, como alternativa aos sistemas Unix. De sua união com o GNU, criado por Richard Stallmann e a Fundação Software Livre, surgiu a base de muitos sistemas operacionais.

A data exata de surgimento do Linux é incerta. Para alguns, começou em 25 de agosto de 1991, quando Torvalds postou uma mensagem em que avisava estar criando um sistema operacional de código aberto. “É apenas um hobby. Não será tão grande quanto o GNU”, dizia na mensagem. Para outros, o aniversário do Linux é no dia 5 de outubro, quando o primeiro código Linux foi publicado.

Torvalds é hoje um funcionário da Fundação Linux e sua atribuição é aumentar a adesão e incentivar o desenvolvimento do sistema. Criada em setembro de 2007, em San Francisco, na Califórnia (EUA), a fundação conta com o apoio de importantes entidades, como IBM, Intel, Oracle, Cisco, Google, HP e dezenas de outras.

“Como vê, está todo mundo lá, com exceção da Microsoft”, diz Zemlin. “Recebemos contribuições de empresas e de pessoas físicas que acreditam no sistema e gostam de usá-lo”, completa.

Desafios

Apesar do tom bastante positivo, Zemlin concorda com a existência de vários desafios. Entre estes, questões de patente e incerteza jurídica impedem que sistemas abertos sejam adotados em larga escala. Acontece que tais circunstâncias não são exclusivas de sistemas livres, afirma.

“Nosso desafio do momento é esclarecer aos desenvolvedores de sistemas de que forma devem proceder ao compor produtos que estejam em acordo com as diretrizes de software aberto e como podem fazer isso usando o dinheiro de forma inteligente, sem perder a eficiência”, completa Zemlin.

É claro que permanecem questionamentos acerca do predomínio da Microsoft no mercado de sistemas desktop. Sobre isso, Zemlin diz que havia um monopólio que não permitia a participação de outras plataformas.

Para o criador do Gnome, Miguel de Icaza, o motivo é outro. “A Linux e os desenvolvedores parecem não querer unir forças em prol do benefício do usuário final em sistemas desktop”, argumenta.

Enquanto a Microsoft celebra 300 milhões de cópias do sistema Windows 7 comercializadas, Zemlin explica que a comunidade Linux não vai deixar se abater por isso.

“A verdade é que a atração principal ainda não subiu ao palco”, avisa Zemlin. “Os sistemas operacionais são parecidos com marés que vazam e baixam de forma muito lenta e gradual – parece uma era glacial. Leva algum tempo até as pessoas compreenderem que não mais precisam daquela indumentária tecnológica desktop e começarem a usar computadores de outras formas”.

(Jon Brodkin)

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/04/07/brigar-com-microsoft-e-chutar-cachorro-morto-diz-diretor-da-linux-foundation/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
“Com exceção do caso dos sistemas operacionais para desktop, o Linux ganhou em todas as frentes, incluindo computação móvel e sistemas para servidores”, argumenta Zemlin.

Simplificando... ganhou nas unicas frentes em que a Microsoft põe menos potência, pois o foco é claro e seria óbvio... em sistema desktops.

O foco da microsoft a 3 4 anos atrás era exclusivamente Desktop, de um tempo pra cá começou a focar na área móvel, mas dizer que a guerra esta ganha é frase de perdedor querendo não aceitar a derrota, a área de dispositivos móveis cresce a cada dia, sempre com novidades portanto é apenas o começo da guerra.

Em relação aos servidores, muito se justifica por serem gratuitos, com isso é fato serem mais usados, porém também é sem noção dizer que ganhou, o certo seria dizer que esta na frente, pois se ganhasse essa hegemonia teria que ser perpetuada e nunca caida o que é óbvio não acontecerá.

Portanto isso ai é balela, pra mim um simples discurso sem argumentos concretos.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse cidadão da Red Hat esta é querendo aumentar os seus lucros com essa declaração. Vamos a alguns pontos dos quais eu tenho conhecimento:

* Empresas grandes,governos e pessoas usam WIndows. Os 2 primeiros pois Windows é documentado,é padronizado e eficiente. Podem dizer que Linux é mais seguro, eu não concordo com isso! Linux é bagunçado, existem milhões de distros por ai, nenhuma delas com documentação e garantia de qualidade! Eu já vi PC´s com distros que nunca vi na vida. Linux é complicado de mexer, até para mim que sou ligado a tecnologia. Tudo bem é difícil porque não uso muito.Mas alguém acha que vou largar 10 anos de trabalho com windows,vários cursos,etc? alguém acha que vou indicar linux para algum cliente meu? vou perder clientes porque não saberei dar manutenção nos mesmos. Vou dizer pro cliente que a grande maioria dos softwares não rodam nativo ou facilmente no linux?

Enfim o linux pode ser mais seguro, porque ngm quer atacar ele! O linux é mais eficiente e seguro, então que meu provedor use ele, eu quero usar facilidade, compatibilidade.

Essa é minha opinião.

Abcx,

LCS

Compartilhar este post

Link para o post

O cara mandou super mau mesmo

Isso ficou com tom de tomara que a microsoft não de certo nas areas que estamos bem

E querer comparar ações e dizer que as da microsoft crescem pouco é besteira pois a mesma já está num certo patamar que o crescimento não é tão grande mesmo

Isso dará é força para serem superados se não se cuidarem

Compartilhar este post

Link para o post

Particularmente acho que os computadores pessoais domésticos, pelo menos aqui no Brasil, poderiam perfeitamente e tranquilamente rodar com Linux e toda a gama de softwares free e open sources existentes. O que os computadores domésticos mais fazem "hoje em dia" ?? Pra que uma pessoa em casa precisa do Office 2011 ?? ...ou mesmo do Photoshop ?? ...o usuário doméstico usa Corel e Illustrator ??

O Windows e os adjacentes são usados por puro, não seria nem comodismo, mas mais por falta de conhecimento dos compradores e usuários, pois na maioria das vezes o Linux atenderia perfeitamente o uso doméstico.

Mas acho que o grande entrave pro Linux não deslanchar de vez é outro. O Linux só vai pegar mesmo, inclusive no nível doméstico (lan house), quando as empresas de jogos começarem efetivamente a fazer versões especificamente pro Linux....aí sim a coisa vai andar.

T+

Ramael

Compartilhar este post

Link para o post
Mas acho que o grande entrave pro Linux não deslanchar de vez é outro. O Linux só vai pegar mesmo, inclusive no nível doméstico (lan house), quando as empresas de jogos começarem efetivamente a fazer versões especificamente pro Linux....aí sim a coisa vai andar.

É justamente isso que pega, ele não tem diversas opções de jogos, esse é o problema !

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, sei lah ! Booa pergunta !

Mas acho que as Empresas tipo nVidia, ATI também não estão dispostas a criar novos drivers para Linux, e tudo !

Já tá tudo 'pronto' no Windows', então pra que fuçar ?

Compartilhar este post

Link para o post

///Ramael//

Alguns projetos do governo que oferecem acesso a internet e ao computador em si para pessoas de baixa renda,como por exemplo os infocentros(São Paulo) usam versões Linux!

Eu não acho que seja só falta de conhecimento mas também tem o comodismo sim! Para que um usuário comum vai aprender novamente como "mexer" no Linux, se tem o Windows que ele esta acostumado. Mesmo que não se queira comprar uma licença, qualquer barraquinha que se preze tem a cópia pirata.

Eu não tenho completa certeza, mas será que uma versão de um jogo feito para linux Red Hat funcionaria em um Ubuntu? Talvez seja esse o problema por traz das empresas de jogos em não produzir para Linux. Alias talvez seja muito mais oneroso e complexo desenvolver uma aplicação desse porte para Linux.

E também porque fazer para Linux, para que ter esse gasto se 90% do mundo e talvez 100% dos usuários de jogos usam Windows, e se é perfeitamente possível, apesar de não prático, emular windows no Linux?

E ainda continuo afirmando que sou muito mais Windows, já que é um sistema, apesar de com falhas,ter documentação e responsabilidade de uma grande empresa.

A Microsoft é uma empresa com mais de 20 anos, sólida que dificilmente apresenta prejuízo em seus balanços e é perfeitamente normal que suas ações não oscilem muito, já que estão em bolsa a muitos anos, se for analisar as ações de Coca-Cola,Intel,etc; Verá que também mantém uma baixa oscilação.

Abcx,

LCS

Compartilhar este post

Link para o post

É justamente isso que pega, ele não tem diversas opções de jogos, esse é o problema !

Agora...por que será que as empresas de jogos não fazem isso ?? hum ??

Será que é tão mais complicado assim lançar versões pro Linux ??

..aí tem !!

Apesar do tom bastante positivo, Zemlin concorda com a existência de vários desafios. Entre estes, questões de patente e incerteza jurídica impedem que sistemas abertos sejam adotados em larga escala. Acontece que tais circunstâncias não são exclusivas de sistemas livres, afirma.
Para o criador do Gnome, Miguel de Icaza, o motivo é outro. “A Linux e os desenvolvedores parecem não querer unir forças em prol do benefício do usuário final em sistemas desktop”, argumenta.

----

Enquanto não facilitarem as coisas no Linux, qualquer PC pode vim com ele que o usuário vai tirar

Já vi comprar PC com Linux. O usuário teve dificuldade para fazer operações básicas e quando tentou instalar o modem 3G foi um desespero. Resultado final, formatou e colocou o Windows.

Compartilhar este post

Link para o post

A disposição dos desenvolvedores em colaborar com o desenvolvimento do kernel é digna de respeito, mas enquanto houver 'trocentas' distribuições fica difícil esperar compatibilidade e facilidades para o usuário comum.

Vá em uma livraria e procure algum livro sobre Gimp ou uma simples revista sobre tal distribuição específica do Linux.

O usuário doméstico encontra facilmente tutoriais e vídeos sobre Photoshop.

Para minha necessidade, dispenso dispositivos móveis ou jogos. Sou uma usuária doméstica que ama Flash e em breve quer aprender o Illustrator, indiscutivelmente o melhor software para criação vetorial.

Linux quebra o galho para navegação em cybers públicos mas não roda os programas que estudo.

Daí a se considerar "vitorioso" há larga distãncia.

Windows, ou mesmo Mac, podem não ser absolutamente perfeitos, mas tudo é criado para rodar nestes sistemas que os usuários dão o seu aval.

Não ver isso é tremenda miopia. Um pouco de humildade vai bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou usuário/estudante de Linux, mas já li muito a respeito, gostaria até que alguém que entende do assunto confirmasse se é verdade ou não o que vou falar.

O Linux é dividido em X11, KDE, Gnome e Console. Independente da distribuição, o software tem que ser voltado para um desses 4 sistemas, logo essa questão de distribuição não deveria interferir tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mesmo já fui um desse caso, tentei isntalar jogos, de tudo em um PC que meu primo tinha comprado na época, acho que era o Satux, e nada funcionada.

Enfim, FORMAT C: >> Install Windows XP !

Compartilhar este post

Link para o post

Essas 4 opções que você postou são interfaces de uso, iguais ao modo normal,modo de segurança,etc; do windows!

O próprio entrevistado disse que o Linux superou o Windows em Servidores, pois são necessidades especificas e os usuários dessas versões são avançados! Apesar do consorcio de pessoas envolto no projeto Linux, nenhuma dessas empresas estão realmente preocupadas em facilitar a vida do usuário comum, pois elas sabem que isso não reduzira custos ou aumentara lucros, elas estão interessadas em servidores mesmo, que é o produto que elas usam e gastam milhares de dólares pagando licenças para MS.

//Elektra //

Como a amiga falou existe pouco material disponível sobre Linux no mercado. E os principais softwares do mercado são for Windows. Ex: Illustrator,Macromedia Pack,dentro outros; Eles chegaram a um bom nível somente no concorrente do Office, eu uso o BrOficce.

Agora me diz: Alguma empresa vai gastar para desenvolver produtos de alto padrão, com alto custo, para Linux e depois distribuir gratuitamente esse software??7

Duvido.

Compartilhar este post

Link para o post

No trabalho uso Linux: uso o Kate, Inkscape, Gimp e Blender no Mandriva / KDE. Já em casa, uso o "XPezão véio de guerra", principalmente por conta de jogos. Não manjo quase "nada" de Linux, mas pelo meu uso no trampo não vejo tanta dificuldade e estranheza, não acho um bicho de sete cabeças. Mas tenho que concordar que pra um usuário 100% leigo, que compra um computador do milhão pra usar em redes sociais, ele é um sistema mais "dificil" e requer um pouco de estudo, mas nada que uma Googlada não resolva.... o ruim é que esse usuário não é pró-átivo no computador, é o cara que se o computador faz um "piii" ele levanta e sai correndo.

O Linux tem seus entraves e suas dificuldades, mas felizmente são coisas que estão mudando a cada distro e a cada upgrade dos softwares opensource. O desenvolvimento desse segmento não para e não é impulsionado por vendas de softwares, afinal independente das “vendas” de Linux tudo continua em movimento.

Hargon, pelo que converso com “os manos da técnica” aqui da firma, o Linux (kernel) é um só, o que vai pegar é como cada um configura ele. As distribuições (distro) são Linux já, vamos dizer assim, pré-configurados, já com determinados pacotes de softwares e drivers que, em teoria, atendem uma gama de hardwares sem precisar mexer mais em nada. As distro mais famosas são: Mandriva, Kurumim, Debian, Ubuntu, Fedora.... mas existem centenas delas e cada pessoa pode fazer sua própria versão, e pelas conversas com “os manos” quanto mais especifica a versão for pro seu comp, mais enxuta ela será e consequentemente mais eficaz, pois ele só vai carregar no sistema o que realmente tem no seu micro. O ruim disso é que se você comprar qualquer outro hardware você vai ter que configura-lo no SO, já o Windows é tão mais pesadão e cheio de gordura, por que independente do que há de hardwares no seu micro ele carrega milhões de coisas.....

X11, KDE, Gnome não são Linux, são somente as diferentes opções de interface gráfica (ambiente) que você pode usar com o Linux, particularmente prefiro o KDE. Já console é como se fosse o “prompt de comando”, por que podemos usar o SO Linux somente no modo texto.

....algum expert de Linux me corrija aew se eu estiver muito errado, por favor.... ^^

Mesmo com toda a pseudo-dificuldade do Linux, continuo achando que pra grande parte do povo o linux e os outros softwares da família, atendem muito bem, por isso que digo: Ajudem a M$ a combater a pirataria, use Linux !!!

Rsssss

t+

Ramael

ps.: LCS, as empresas podem perfeitamente desenvolver ou ter versões de softwares pro Linux e cobrar por eles, mesmo as distro do Linux não precisam ser necessariamente gratuitas.

Compartilhar este post

Link para o post

Detesto quando Máquinas, Sistemas Operacionais e Softwares viram "Religião".

São apenas ferramentas, com seus lados positivos e negativos.

Tenho séria desconfiança de profissionais "xiitas".

Compartilhar este post

Link para o post

///Motta ///

Acho que não se trata de "Religião" mas sim de "Opinião". Assim como tem gente que gosta de Linux,usa Iptables e quer ter toda a segurança e controle do seu SO, tem aqueles que preferem a facilidade,economia de tempo,etc de outro. Eu já fui técnico em informática e dava suporte numa lojinha minúscula que tinha. Sempre indicava Windows e sua familia de produtos, bem como softwares que rodavam no mesmo. Eu fazia isso porque? Não estava pensando no que era melhor para o cliente, apesar que Windows,em minha opinião, é a melhor opção para usuários domésticos, de escritório e por ai vai, mas indicava ele porque eu já era bem familiarizado, pois sei que existe milhares de sites,fóruns e afins na net para me dar suporte; Tem infinidade de software,etc; Como nunca prestei serviço para empresas de grande porte, ou configurei servidores,etc; Eu sempre indicava para a empresa, bota windows e Office na sua firma. Clientes domésticos bota Windows e Office que fica mais intuitivo e fácil de resolver e instalar qualquer coisa.

No geral eu indico aquilo que tenho mais familiaridade e maior conhecimento.

Abcx,

LCS

Compartilhar este post

Link para o post

Particularmente acho que os computadores pessoais domésticos, pelo menos aqui no Brasil, poderiam perfeitamente e tranquilamente rodar com Linux e toda a gama de softwares free e open sources existentes. O que os computadores domésticos mais fazem "hoje em dia" ?? Pra que uma pessoa em casa precisa do Office 2011 ?? ...ou mesmo do Photoshop ?? ...o usuário doméstico usa Corel e Illustrator ??

O Windows e os adjacentes são usados por puro, não seria nem comodismo, mas mais por falta de conhecimento dos compradores e usuários, pois na maioria das vezes o Linux atenderia perfeitamente o uso doméstico.

T+

Ramael

Cara, não concordo totalmente. No meu caso por exemplo eu uso o windows para muitas atividades que talvez o Linux não proveria com eficiência ou diversidade por exemplo trabalhar com edição de video, de música e imagem. Eu não uso atualmente o Office, somente qdo sou "forçado" a usar na universidade, mas o Broffice é o que utilizo. Em termos de navegador, o firefox e chrome já tem alguns anos. Mas na área que trabalho que envolve video, som e imagem não sei como seria usando Linux, mas teria muita dificuldade.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a discussão está ficando ótima, meio fora do tópico original, mas mesmo assim muito boa.

Concordo com o que disse o Motta, esse lance xiita acontece muito com o povo Linux e também com o povo Macintosh. É religião mesmo e se falarmos mau, corremos o risco de tomar porrada. Gostei do que disse a respeito da ferramenta também, e essa é a mais pura verdade: o computador é uma ferramenta.

Não acho bom ficarmos bitolados somente em uma, tanto pra um lado como pro outro....... imagina um eletricista que só sabe trabalhar com alicate Tramontina, se tiver de outra marca ele não sabe fazer nada. Pra mim não importa muito a ferramenta, tenho a minha preferida, mas sei trabalhar com Corel, Illustrator, FreeHand e também com o Inkscape.

No meu trampo usamos Linux pq não há razão pra “investir” em outro tipo de software. O povo do administrativo usa muita planilha e editor de texto, vai comprar Office pra todo mundo se o BrOffice atende ?? No caso do desenvolvimento, uso editor de imagem e vetorial basicamente pra fazer ícones, botões e coisas assim, investir em um megaboga Photoshop e Illustrator pra que ?? Acho que esse raciocínio pode ser aplicado em muitas outras empresas também, assim como pro usuário doméstico. Se há uma justificativa pro investimento, ótimo, então o faça, mas se não há, procure outras alternativas.

....no caso do usuário doméstico há a opção do software genérico, que é mais cômodo, do que ficar procurando alternativa free. Além é claro daquela falta de pró-atividade que disse no outro post.

LCS, faço a mesma coisa: Quando alguém encosta o comp aqui em casa pra “arrumar”, vou de XP mesmo, é mais rápido, mais fácil e nem precisa esquentar a cabeça. Mas eu costumo instalar “coisas free” também, como Avira, ZoneAlarm, Jdownloader, uTorrent, Audacity, winLAME, VLC....Firefox, Gimp, Inkscape, Blender, que mesmo sendo “softwares livres” da família Linux, também possuem suas versões pra W$.

Não to defendendo o Linux e nem levantando a bandeira do software colaborativo, mas acho que o povo podia parar de achar que tudo nesse campo é muito ruim, porque na realidade não é. Eles atendem o uso geral que o usuário comum dá pro SO e até atendem muitas empresas, como é o caso da que trabalho.

O que acontece é que em muitos casos há a compra casada, ou seja, o sujeito já adquire o computador novo com o SO W$ instalado.

.....Já disse que não manjo muito de Linux, mas por conta do post do Nknk, fui dar uma Googlada sobre softwares de edição de vídeo e para minha surpresa eles existem: MainActor é uma opção, mas contrariando todo o conceito de open source, esse software mesmo sendo desenvolvido pra Linux, é proprietário e custa uma grana. Mas a outras opções “free” também. Rssss

....eu só não uso Linux em casa por causa dos jogos..... mas que dá uma coceira de trocar isso dá.

T+

Ramael

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.