Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Apple oficializa fabricação de produtos no Brasil com novo registro de

Recommended Posts

Apple oficializa fabricação de produtos no Brasil com novo registro de razão social

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia

 

registro-da-apple-como-industria-importacao-e-exportacao-na-junta-comercial-de-sp-1302555220465_956x500.jpg

Registro da Apple como indústria, importação e exportação na Junta Comercial de São Paulo

 

Um novo registro feito pela Apple na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) indica que a empresa vai iniciar a montagem de produtos no Brasil. A nova razão social da empresa consta como Apple Computer Sistemas de Computação, Indústria, Comércio, Representação, Exportação e Importação LTDA. A informação está disponível no site da Jucesp.

 

Com isso, a atividade da empresa passa para comércio atacadista de aparelhos e equipamentos para comunicação, peças e acessórios. O registro anterior, sob a razão social Apple Computer Brasil LTDA, permitia o comércio atacadista e varejista, desenvolvimento e licenciamento de programas, além de suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação. Ainda não é possível afirmar se o novo registro da razão social será alterado no contrato social existente da Apple Computer Brasil LTDA (com manutenção do CNPJ), mas seria o procedimento de praxe.

 

No site da Jucesp, não há informação sobre o CNPJ, nem inscrição estadual da empresa. Segundo a analista contábil Elizabeth Coutinho, isso ocorre porque o registro da companhia ainda está sob análise do governo estadual e da Receita Federal. “Esses órgãos verificam a veracidade das informações fornecidas pela empresa, se a atividade que será desenvolvida é legal. Além disso, examinam se local de instalação é apropriado e, no caso de indústria, se há licença ambiental, por exemplo”, explica.

 

Caso haja qualquer inconsistência na documentação fornecida, tanto o Estado como a Receita Federal trocam informações para agilizar o processo. No entanto, como se trata do registro de uma indústria, Elizabeth afirma que a aprovação pode demorar em torno de 40 dias para ser efetuada.

 

Com a instalação de uma fábrica no Brasil, a Apple poderá se beneficiar da isenção de impostos proposta pelo governo de Dilma Rousseff para tablets, que chegará a 9,25% de PIS e Cofins, quando a classificação do aparelho mudar para “computador”.

 

A vinda da Apple para o Brasil poderia acelerar a aprovação dessa isenção -- e acabaria beneficiando outras fabricantes, como a Samsung, que já produz no país o Galaxy Tab.

 

Ainda não há a informação se a Apple utilizará uma fábrica própria ou na Foxconn, linha de montagem instalada na cidade de Jundiaí.

 

Rumor confirmado

 

No início de abril, o jornalista João Dória, da revista “Isto É”, havia publicado a informação de que a Apple passaria a produzir tablets no Estado de São Paulo. Procurada pelo UOL Tecnologia, a Apple afirmou que não comentaria a reportagem.

 

Uma semana depois, a revista “Veja” afirmou que o governador Geraldo Alckmin anunciaria em 15 dias (por volta de 22/4) a nova fábrica da empresa no Brasil.

 

No último sábado, o jornal “Folha de S. Paulo” informou que a fabricante já despachou contêineres da Ásia com componentes para montagem no Brasil de produtos. A reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

 

Fonte: UOL Tecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como se trata da Apple já está rolando outro rumor - pois a notícia acima ainda é um rumor - de que isso não seria verdade.

Tem que esperar pra ver <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.