Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Annes

Menu horizontal e menu vertical

Recommended Posts

Olá! Gostaria de saber se atrapalha a acessibilidade utilizar menu vertical e menu horizontal. Se sim, por que? E a usabilidade? Fica muito ruim usar os dois?

Se for possível indicar alguma leitura que fale sobre isso, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se sim, por que?
depende.

tente acessar o teu menu sem usar o mouse.

depois tente acessar usando uma tela touchscreen.

agora, desative o suporte a javascript

agora, desative o css da página.

.. tem mais alguns testes..

E a usabilidade? Fica muito ruim usar os dois?

você pode não esconder o menu tão logo o mouse sair de cima, assim você não deixa o usuário 'tao perdido'

Compartilhar este post

Link para o post

Somente para complementar o que o Modera Falou...

Coloque uma imagem, ou algo do tipo, que ao passar o mouse em cima ou mesmo clicar o menu aparece com um efeito Toggle, fica muito interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

William Bruno, não sei se fui muito clara na minha dúvida, então, vou tentar explicar de outra forma:

O problema não é ter sub-menus, ou menus drop-down, ou qualquer coisa do gênero... Nem mesmo javascript. O problema é: numa mesma página, ter tantos menus, um menu horizontal, outro menu vertical. Isso atrapalha para usabilidade e/ou para acessibilidade?

Vou colocar um wire frame de como ficaria:

wire-frame.jpg

Compreende agora? O problema não é um menu vertical que "sai" do menu horizontal... O problema é que NA página, ficam os dois menus, ao mesmo tempo...

Aliás, os testes que você passou, achei muito interessantes... Valeu pela dica!

John Zam... acho que você não compreendeu exatamente o que eu quero. Na verdade, preciso simplificar ao máximo. O objetivo maior é a acessibilidade e a usabilidade, mas não tenho um conhecimento muito vasto sobre o assunto. Claro que eu acho interessante colocar essas firulas, porém, não é o caso, agora....

Obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

quanto mais complicado pior.

já que você está na fase de planejamento, já tente simplificar desde agora.

Compartilhar este post

Link para o post

quanto mais complicado pior.

já que você está na fase de planejamento, já tente simplificar desde agora.

Sim, isso eu sei... mas a minha pergunta ainda não foi respondida! Quanto à acessibilidade, há algum problema? Por que? Vou explicar melhor: me pediram para fazer uma página que cumpra todas as regras de acessibilidade, e pediram que eu faça os dois menus. Eu, particularmente, não gosto de tantos menus, pois acho que polui a página. Além disso, não sei se isso interfere quanto à acessibilidade. Caso sim, por que? O problema REALMENTE é a acessibilidade, pois não me aprofundei ainda sobre o assunto, e os textos que acho na internet dizem todos a mesma coisa, mas não aprofundam, dizendo o que pode ser feito ou não...

Compartilhar este post

Link para o post

Existem varias formas de se fazer a mesma coisa.

se você seguir as dicas que dei, e conseguir fazer funcionar.. então será acessivel sim.

porém 'complicado' de chegar até lá.

não existe um 'quantificador' de acessibilidade, varia do bom senso, depois de ter aplicado as boas praticas.

apesar de não ser o ideal, conhece os validadores ?

Compartilhar este post

Link para o post

conhece os validadores ?

Conheço "de nome", mas nunca usei! Não sei exatamente como funciona! Mas o principal: não sei o que tenho que fazer para que o site possa ser validado. O que eu sei é que procurar simplificar é importante. Quanto mais simples o código, mais facilmente ele será validado. Tentar evitar tabelas, pois elas quebram a leitura linear de leitores de tela... coisas assim.

então será acessivel sim.

porém 'complicado' de chegar até lá.

Você sabe de alguma leitura para me indicar (em português), que possa me ajudar nessas dúvidas?

Ah, será que eu posso aproveitar aqui para tirar mais uma dúvida? Javascript e Jquery passam nesse validador? Caso você não queira responder aqui, não tem problema, eu abro outro tópico, porém, como é uma coisa simples, talvez não haja necessidade de abrir outro tópico.

Agradeço a atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.