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Mário Monteiro

Brasil se iguala a países desenvolvidos na adoção de tecnologia

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Brasil se iguala a países desenvolvidos na adoção de tecnologia

 

A IBM realizou um estudo, chamado “A essência do CIO”, com o objetivo de traçar um cenário das preocupações, das prioridades e dos caminhos para o CIO brasileiro. O levantamento identificou que o líder de TI está ainda mais alinhado com o CEO (Chief Executive Officer), o que demonstra como a tecnologia tem trabalhado cada vez mais a favor dos objetivos de negócios das organizações.

 

A pesquisa reforçou o crescimento do papel estratégico do CIO como impulsionador da transformação do negócio. Nesse contexto, as ferramentas de business analytics, métricas preditivas e outras soluções que transformam informação em inteligência de negócio têm ganhado maior relevância no mercado. Elas aparecem no topo das prioridades do CIO brasileiro: 83% deles destacaram a importância de painéis de controle visuais interativos e que monitorem em tempo real informações estratégicas para a empresa, que foram seguidos por soluções de análise de clientes, apontadas por 75% dos entrevistados. Depois, vieram soluções de data warehousing, gerenciamento de dados e funcionalidades de busca (68%, 61% e 58%, respectivamente).

 

A partir das entrevistas, cada empresa foi classificada em um dos quatro mandatos referentes à adoção de TI identificados pelo estudo: Alavancar, Expandir, Transformar e Desbravar. No primeiro, enquadram-se as empresas que estão em um momento de rever o ambiente legado e utilizam a tecnologia com foco em manutenção e automatização de alguns processos de negócios. Na amostragem global, 14% das organizações estão neste perfil – no Brasil, o número cai para 9%. No mandato Expandir, no qual é possível identificar uma TI com maior influência nos negócios e que vai além das questões operacionais, estão quase metade dos entrevistados: 50% global e 45% Brasil.

 

Para o gerente de consultoria de TI da IBM Brasil, Marcelo Piassarollo, o resultado reflete uma rápida evolução do país na forma de se pensar o papel da TI nos negócios e torná-la cada vez mais alinhada com as expectativas dos CEOs. “Há apenas cinco ou seis anos veríamos a maioria das empresas brasileiras no mandato Alavancar. Em um curto espaço de tempo conseguimos nos igualar à média dos mercados desenvolvidos, o que demonstra que o Brasil chegou ao seu melhor momento de crescimento e maturidade”, afirma. “Esse resultado é proveniente do aquecimento do mercado local, que levou – e continuará incentivando – as empresas a buscar uma TI que acompanhe o crescimento de seus negócios”.

 

O executivo identifica que levará cerca de dez anos para que a maioria das empresas do país passe para o mandato Transformar, que tem um foco maior em otimização, simplificação e inovação, em um cenário no qual a tecnologia seja coparticipante do processo de transformação do negócio. Hoje, 23% dos entrevistados mundiais, e 28% dos brasileiros, encontram-se nesse perfil. O estudo identificou que 18% das empresas brasileiras pesquisadas, ante 13% das mundiais, se encontram no quarto mandato de adoção de tecnologia: o Desbravar, que contempla uma TI que seja capaz de promover inovação no desenvolvimento de produtos e no modelo de negócios de uma organização. No Brasil, a maioria das empresas que se encontram nos mandatos Transformar e Desbravar é dos segmentos de Varejo, Finanças e Seguros.

 

O estudo foi realizado com mais de 3 mil líderes de TI de 72 países, sendo 190 do Brasil, de cinco setores de mercado (público, comunicações, industrial, finanças e distribuição).

 

Fonte: iMasters

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