Harchier 0 Denunciar post Postado Junho 12, 2011 Ola a todos eu sou novo aqui no fórum, vi que aqui o pessoal ajudava os iniciantes em algorítimo e resolvi me cadastrar. Eu uso o programa Visualg e tenho que fazer uns exercícios de informatica o mais rápido possível então gostaria de saber se nos exercícios em que eu tiver duvida vocês poderiam me ajudar. Os exercícios são bem simples, eu é que realmente nãos ei fazer os algorítimos. Ai vai o primeiro em que tive duvida. 28. Escrever um algorítimo para uma empresa que decide dar um reajuste a seus 584 funcionários com os seguintes critérios: A)50% para os funcionários que ganham menos de 3 salários mínimos B)20% para aqueles que ganham entre 3 e 10 C)15% para aqueles que ganham entre 10 e 20 D)10% para o estante Leia o nome do funcionario, seu salario e o valor do salario minimo. Calcule o seu novo salario reajustado. escrever o nome do funcionário, o reajuste e seu novo salario. Calcule quanto à empresa vai aumentar sua folha de pagamento. Eu tentei fazer ele mais o Visualg encontra alguns erros como, por exemplo, ele não encontra o fimse na linha " escreva(" Novo salario: ", sal5) " Ai esta minha tentativa: algoritmo "Exercicio 28" // Função : // Autor :Vinicus Hygino // Data : 12/6/2011 // Seção de Declarações var i,sal,sal2,sal3,sal4,sal5:real inicio repita Escreva("Numero do funcionario:(1-584)") leia(i) escreva("Numero de salarios minimos:") leia(sal) sal2<-sal+sal*50/100 sal3<-sal+sal*20/100 sal4<-sal+sal*15/100 sal5<-sal+sal*10/100 se sal<3 entao escreva(" Novo salario: ",sal2) senao se 3<=sal>=10 entao escreva(" Novo salario: ",sal3) senao se 11<=sal>=20 entao escreva(" Novo salario: ", sal4) senao se sal>20 entao escreva(" Novo salario: ", sal5) fimse limpatela ate i=584 fimse fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Junho 13, 2011 Seu algoritmo, por enquanto, não faz nada além de ler o número do funcionário. Antes de usar uma estrutura de repetição e criar novas variáveis (folha de pagamento atual, folha de pagamento após reajustes, acréscimo=diferença) se ocupe em usar um 'se' com sintaxe e cálculo correto. O enunciado pede o nome do funcionário e o valor do salário. Penso que sobre o valor recebido será necessário verificar o equivalente ao número de salários mínimo (recomendo usar 'int' na divisão), senão faltam elementos para calcular o quanto a empresa irá gastar com os benefícios adicionais. Abs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ulfreitas 6 Denunciar post Postado Junho 21, 2011 Bom dia Eu tambem to aprendendo programação, tentei resolver o exercicio a fim de testar meu conhecimento Aqui funcionou, mas nao sei se é a forma mais correta, até gostaria de pedir aos moderadores ou programadores mais experientes para dar uma olhada no codigo e ver se poderia melhorar alguma coisa eu agradeço algoritmo "Reajuste pagamento" // Função : // Autor : ULFretias // Data : 21/6/2011 // Declaração de variáveis var I : inteiro nome : Caracter SalAtual, SalMinimo, reajuste, SalNovo, FPgto, QntSal : real inicio // Seção de Comandos FPgto <- 0 escreva("Digite o valor do Salário Mínimo atual: ") leia(SalMinimo) para I de 1 ate 584 faca escreval("Digite o nome do funcionário: ") leia(nome) escreval("Digite o Salário Atual desse funcionario: ") leia(SalAtual) QntSal <- SalAtual / SalMinimo se (QntSal <= 3) entao reajuste <- SalAtual * 0.5 SalNovo <- SalAtual + reajuste senao se (QntSal > 3) e (QntSal <= 10) entao reajuste <- SalAtual * 0.2 SalNovo <- SalAtual + reajuste senao se (QntSal > 10) e (QntSal <= 20) entao reajuste <- SalAtual * 0.15 SalNovo <- SalAtual + reajuste senao se (QntSal > 20) entao reajuste <- SalAtual * 0.2 SalNovo <- SalAtual + reajuste fimse fimse fimse fimse escreval("O funcionário ",nome," tem reajuste de R$",reajuste) escreval("O novo salário será de R$",SalNovo) FPgto <- FPgto + reajuste fimpara escreval("Aumento na folha de pagamento da empresa é de R$",FPgto) fimalgoritmo Bom é isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Junho 24, 2011 QntSal <- SalAtual / SalMinimo Qual o resultado disso? você sabe?? []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites