Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarKteus

[Resolvido] Aplicações Web Java? O que usar ?

Recommended Posts

Ola gente

 

Ao criar uma aplicação Java devo dar preferencia aos tipo de arquivos JSP´s ou ServLets ? O que é melhor ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa pergunta. Eu tô afim de começar a desenvolver em Java para Web, e eu ando lendo e pesquinsando sobre isso. Creio que é legal desenvolver JSP, e depois usar JSP com JSF ou Servlets. Aí é o gosto do freguês.

 

Acessa esta página, que aí tem explicando a diferença de JSP e Servlets.

http://programei.org/site/java/65-jsp

 

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esquece esse negócio de JSP e Servlet. Utilize um framework MVC (recomendo o JSF) e o Facelets como front view (XHTML).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Bom acredito que cada caso é único, pois em alguns momentos é melhor utilizar Servlets, outros JSP.

Tendo em mente que um JSP na realidade é um Servlet, EU utilizo da seguinte forma:

- quanto a requisição deve ser atendida e esta processada e redirecionada a outra pagina utilizo Servlets,um exemplo bom para isso é a utilização de FrontController.

- já para as paginas eu utilizo JSPs, e ai utilizo JSF.

 

Para você entender melhor pesquise sobre MVC (Model View Controller)que é um Padrão J2EE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Bom acredito que cada caso é único, pois em alguns momentos é melhor utilizar Servlets, outros JSP.

Tendo em mente que um JSP na realidade é um Servlet, EU utilizo da seguinte forma:

- quanto a requisição deve ser atendida e esta processada e redirecionada a outra pagina utilizo Servlets,um exemplo bom para isso é a utilização de FrontController.

- já para as paginas eu utilizo JSPs, e ai utilizo JSF.

 

Para você entender melhor pesquise sobre MVC (Model View Controller)que é um Padrão J2EE.

 

Tendo em mente que um JSP na realidade é um Servlet, por este trecho então caso eu queira utilizar um ou outro da na mesma, ou seja um não é complemento do outro, é isso ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara assim, é possivel fazer um Servlet ter como saída uma Pagina HTML, mas isso é Trabalhoso...

o que o JSP faz é "simplificar" isso.

faça o teste, crie uma classe que estenda HttpServlet e sobrescreva por exemplo o metodo doPost.

@Override
protected void doPost(HttpServletRequest req, HttpServletResponse resp) throws ServletException, IOException {
    super.doPost(req, resp);    
}

 

Beleza, veja que ele recebe um request e um response, quando o browser "chama" um servlet pelo método post este vai receber a requisição, beleza?

 

agora se você criar uma pagina JSP e abrir um scriptlet você verá que ele traz algumas variáveis implícitas, entre elas o request e o response...

 

Basicamente um JSP funciona da seguinte forma:

quando é feita uma requisição para o JSP, o Container faz uma verificação para ver se já existe um servlet para atender a essa requisição, se não existir (o que normalmente ocorre a primeira vez que é feita uma requisição para um JSP), então a partir do JSP é "gerado" o Servlet (que é uma classe Java), ela é compilada, instanciada e disponibilizada para a requisição. caso contrario a requisição é apenas tratada pelo Servlet.

 

então no fim tudo é Servlet =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara assim, é possivel fazer um Servlet ter como saída uma Pagina HTML, mas isso é Trabalhoso...

o que o JSP faz é "simplificar" isso.

faça o teste, crie uma classe que estenda HttpServlet e sobrescreva por exemplo o metodo doPost.

@Override
protected void doPost(HttpServletRequest req, HttpServletResponse resp) throws ServletException, IOException {
    super.doPost(req, resp);    
}

 

Beleza, veja que ele recebe um request e um response, quando o browser "chama" um servlet pelo método post este vai receber a requisição, beleza?

 

agora se você criar uma pagina JSP e abrir um scriptlet você verá que ele traz algumas variáveis implícitas, entre elas o request e o response...

 

Basicamente um JSP funciona da seguinte forma:

quando é feita uma requisição para o JSP, o Container faz uma verificação para ver se já existe um servlet para atender a essa requisição, se não existir (o que normalmente ocorre a primeira vez que é feita uma requisição para um JSP), então a partir do JSP é "gerado" o Servlet (que é uma classe Java), ela é compilada, instanciada e disponibilizada para a requisição. caso contrario a requisição é apenas tratada pelo Servlet.

 

então no fim tudo é Servlet =D

 

 

Obrigado, companheiro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.